Anuário Datafolha Top of Mind

Saúde

Saúde

PLANO DE SAÚDE

plano-de-saude-totalAo se falar em plano de saúde, praticamente metade (51,1%) das pessoas entrevistadas lembra o Hapvida, índice que representa o melhor resultado da marca até agora (era 48,9% na pesquisa anterior). Unimed foi citada por 32% das pessoas que responderam à pesquisa. Quando o recorte é feito com entrevistados da classe AB, a liderança é dividida entre Hapvida (45,3%) e Unimed (42,5%).

Em maio de 2016, o Hapvida contabilizava mais de 1 milhão de clientes, sendo 516.450 em Saúde e 528.964 em Odontologia. Há 35 anos no mercado, a marca se consolidou no Brasil, mas é nas regiões Norte e Nordeste onde está concentrada a maior parte de pessoas contratando os serviços da marca. Para a diretora de comunicação e marketing do Hapvida, Simone Varella, com a portabilidade dos planos de saúde, as empresas que não entregarem o que estão prometendo serão abandonadas e esquecidas pelo público. “O mercado passa por uma seleção natural de qualidade promovida pelo cliente, que é nossa maior propaganda.” O Hapvida trabalha também com a medicina preventiva. Os serviços previstos do segmento são fornecidos pelo HapPrev, a partir de atendimento individual e em grupos. “O Hapvida não é simplesmente um gestor de doenças, mas, sim, um promotor da saúde”, conclui Simone.

A Unimed oscilou positivamente quando se comparam os resultados da edição passada (30,3%) com a da atual (32% de recall). A marca está presente em 84% do território nacional. Suas atividades foram iniciadas em 1967 e hoje é composta por 349 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 19 milhões de beneficiários. “Não existe bom resultado sem esforço”, acredita João Borges, presidente da Unimed Fortaleza.

Outras operadoras de plano de saúde citadas pelos entrevistados foram Amil (1,8%), Camed, SulAmérica e Bradesco (0,5% cada). A taxa dos que não se lembram de nenhuma marca oscilou de 8,5% para 10,2%.

  • Hospital

    HOSPITAL

    hospital-totalDuas marcas dividem a liderança na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind na categoria Hospital: Antonio Prudente (passou de 10,7% para 18,5% de recall) e Hospital da Unimed (passou de 8% para 16,2%). Na sequência, está a marca Hapvida, com 7% das lembranças dos entrevistados. O Hospital Antonio Prudente, contudo, faz parte do Hapvida Sistema de Saúde, logo, pode-se concluir que, quando as pessoas citam Hapvida como hospital, na verdade, referem-se ao Antonio Prudente. Se consideradas as duas porcentagens, Antonio Prudente fica isolado na liderança da categoria, com 25,5%.

    A emergência pediátrica do Hospital Antonio Prudente é a maior de Fortaleza no segmento. O Hapvida ampliou a equipe médica, com mais pediatras de plantão 24 horas e reforçou a equipe de profissionais nas especialidades de neurologia e cirurgia pediátrica. “Foi o primeiro hospital da rede própria do Hapvida. Em 1979, ele quebrou paradigmas, pois privilegiava a hotelaria e os grandes procedimentos. O primeiro a atender pacientes soropositivos, além de fazer o primeiro transplante cardíaco e procedimentos por videolaparoscopia no Ceará”, ressalta Simone Varella, diretora de comunicação e marketing do Hapvida.

    O Hospital Regional da Unimed (HRU) é o maior equipamento do Sistema Unimed do Brasil. O presidente da Unimed Fortaleza, João Borges, ressalta que a emergência do equipamento foi reformada, além de a pediatria ter um andar com 50 leitos voltados apenas para a especialidade. “A oncologia do HRU é referência de qualidade e eficiência. Todos os nossos procedimentos são criteriosamente avaliados para que possamos manter nossas certificações de segurança para o paciente.” Em maio de 2016, foram inaugurados 30 novos leitos, totalizando 330.

    No ranking, aparecem também São Mateus (6,7%), Hospital Geral de Fortaleza (3,6%), Hospital Geral (3,2%), São Carlos (2,9%), Cura d’Ars (atual São Camilo), Luis França (2,8% cada) e Instituto Dr. José Frota (2,1%). A taxa dos que não souberam responder é a maior já registrada: 18%.

    A soma de Hospital Geral de Fortaleza com Hospital Geral, numa provável intenção semelhante, chega a 6,8%. Isso seria mais do que os 6,7% de São Mateus

  • Plano odontológico

    PLANO ODONTOLÓGICO

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    Pela quarta vez consecutiva, Odonto System vence no segmento Plano Odontológico, ao passar de 23,6% para 27,2%, quando comparado ao recall obtido em 2014. Esse é o melhor resultado da operadora nos quatro anos em que a categoria faz parte da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Outras marcas lembradas foram: Uniodonto (6,4%), Odonto Center (5,6%), Hapvida (4,7%), Odonto Practice (2,3%), Unimed (1,8%), Odontoart (1,1%) e Bradesco (1%). A taxa das pessoas que não se lembram de nenhuma marca passou de 33,4% para 39,7%.

    Há quase 30 anos no mercado, a Odonto System está presente em 22 estados brasileiros. Recentemente, recebeu, mais uma vez, nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como a melhor em atenção à saúde e um dos cinco melhores em satisfação do beneficiário. “Hoje, a Odonto System se posiciona como a mais atenciosa, autêntica e completa empresa de saúde odontológica do País”, resume o assessor de marketing, Daniel Assis.

    Já a Uniodonto Fortaleza está no mercado desde 1989. Foi formada após 23 profissionais cearenses de saúde bucal enxergarem neste segmento um nicho de mercado interessante, em um cenário em que apenas uma pequena fatia da população tinha acesso a tratamento odontológico. Contando com mais de 86.923 usuários e aproximadamente 730 dentistas associados na Capital e no Interior, a marca obteve a máxima pontuação dada pela ANS quando se fala em qualidade de serviços.