Histórico

CAMINHOS OPOSTOS

Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube também se diferem fora de campo. O Ceará ainda opta por manter o tradicionalismo no executivo, e o Fortaleza se adequou aos novos padrões. Seguiu um fluxo de vários outros clubes brasileiros, tais como o Botafogo-RJ, adquirido pelo empresário John Textor em 2022.


Torcida do Ceará  contra o Ferroviário na semi do Campeonato Cearense. Crédito: Fábio Lima/O POVO


Naquele ano, o Vasco anunciou acordo com a empresa 777 Partners; o Cruzeiro foi comprado pelo ex-jogador Ronaldo em 2022 e, em 2024, ocorreu a revenda para o empresário Pedro Lourenço, dono da rede Supermercados BH. Desde as origens do futebol brasileiro, durante a década de 1890, diversos clubes foram criados como Associações Civis, constituindo-se por meio de organizações privadas, sem fins lucrativos.


São formadas por uma união de membros, identificados como sócios, que elegem o presidente e os representantes para os conselhos deliberativos e fiscais do clube. Logo, não podem ser vendidos pelos presidentes nem representantes, haja vista que a finalidade não é a obtenção de lucro.


Em 2021, no entanto, o cenário do futebol nacional foi surpreendido pela criação da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) após aprovação da Lei n° 14.193 no Congresso Nacional. O decreto permitia, a partir de então, que os clubes pudessem ser transformados em empresas. A medida fez com que uma onda de clubes aderisse à SAF.


A partir da implementação da SAF, os clubes brasileiros agora têm a possibilidade de serem vendidos total ou parcialmente a um ou mais proprietários, para fundos de investimento ou até abrir capital na Bolsa de Valores. O clube será avaliado na Bolsa pela performance e classificação em campeonatos, compra e venda de jogadores, valorizações ou desvalorizações, resultados operacionais e até por eventualidades canônicas, como a pandemia da Covid-19.


Há 20 anos, o Cuiabá Esporte Clube foi fundado para ser o primeiro esqueleto de um clube dentro dos moldes empresariais, pelo ex-jogador Luís Carlos Tóffoli, o Gaúcho. Além disso, o Cuiabá foi o primeiro time a se tornar uma sociedade anônima entre os demais clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro em 2024.


Nas SAFs, o clube pode escolher os seus diretores executivos, o que possibilita um trabalho contínuo da gestão. Isso pode permitir que interesses administrativos fiquem sobrepostos às expectativas dos torcedores. No modelo de Associação Sem Fins Lucrativos, há eleição para presidente a cada três anos. Vale ressaltar que os clubes de futebol conservadores, que ainda seguem os moldes de Associações Sem Fins Lucrativos, não podem falir.


Caso se transforme em sociedade anônima, o time passa a ser regido pelas mesmas regras que valem para outras atividades econômicas, podendo ir à falência.


AS DIFERENÇAS ENTRE AS GESTÕES DE CEARÁ E FORTALEZA


No contexto do futebol cearense, os dois principais clubes do Estado seguem caminhos diferentes em suas administrações. O Ceará Sporting Club, que mantém o modelo tradicional de gestão desde 1914 — data de fundação do clube —, tem um presidente, um conselho e diretores, parte que recebeu mudanças para 2024 após o desempenho na Série B.



O Alvinegro abre votação para a Presidência a cada três anos, com um estatuto que regula pontos como reeleição, mandato e quem pode votar. É possível alterá-lo a partir de propostas, que devem ser aprovadas pelo Conselho Deliberativo. João Paulo Silva, presidente do clube com mandato até o fim de 2024, foi eleito por conselheiros para suceder Robinson de Castro, que renunciou ao cargo em fevereiro de 2023.



O Fortaleza Esporte Clube se tornou SAF após votação realizada em setembro de 2023, com os sócios. Em dezembro daquele ano, Marcelo Paz deixou a Presidência do Tricolor para assumir o cargo de CEO da SAF. Alex Santiago, antes vice, passou a ser presidente da diretoria executiva. Marcelo Paz disse em coletiva de imprensa que a ideia é seguir um sistema semelhante ao adotado pelo Bayern de Munique, da Alemanha. Trataria-se de um caminho diferente de outros clubes, como o Bahia, que tem decisões arbitradas pelos acionistas.


Torcida do Fortaleza contra o Corinthians na semifinal da Copa Sul-Americana. Foto: Aurélio Alves/O POVO


O Fortaleza não tinha investidor até abril de 2024. Ainda de acordo com o gestor, o Leão pretende manter a maior parte de suas ações, o que garante o controle da gestão e o poder para decidir os movimentos no futebol. Enquanto isso, sem venda de ações, os patrocinadores continuam investindo e aparecendo na camisa tricolor.



SAF X CLUBE-EMPRESA



Antes mesmo de ser criada uma lei para que clubes fossem vinculados a empresas, alguns clubes já seguiam o formato de “clube-empresa”. No ano de 1994, o União São João Esporte Clube, de Araras (SP), no auge de suas atividades, foi comprado pelos empresários Iko Martins e José Mário Pavan, da Construção Civil, e passou a se chamar União São João S/A, com base na lei 8.672, de 8 de abril de 1994, conhecida como Lei Zico.



Da mesma forma, em 2019, o Red Bull Bragantino (RB Bragantino) — anteriormente Clube Atlético Bragantino, sediado em Bragança Paulista (SP) — tornou-se um parceiro direto do marketing da venda de energéticos. Para tanto, ainda existem, ao redor do mundo, outros clubes chefiados pela Red Bull, como o Salzburg (Áustria), o Leipzig (Alemanha) e o New York Red Bulls (EUA).



Em uma SAF, existem critérios normativos que garantem novas atribuições aos clubes.



Por exemplo: é obrigatório aos clubes criar um conselho fiscal e conselho de administração  permanente e publicar mensalmente, no site oficial, informações administrativas. Os modelos de SAF variam entre constituição originária, transformação do clube ou pessoa jurídica original, cisão (parte do patrimônio do clube é transferida para a SAF e os associados ou sócios do clube se tornam acionistas) e, por fim, dropdown (o clube adquire ações da SAF e paga por elas mediante a transferência de ativos de sua titularidade, sendo então acionista da SAF).



Os clubes ficam com 5% dos tributos sobre receitas mensais, como prêmios esportivos, renda com sócio-torcedor, transmissões de jogos e venda de produtos e ingressos, excluindo transferências de atletas. Após o sexto ano, a alíquota cai para 4% e passa a incidir sobre todas as receitas, incluindo vendas de direitos econômicos de jogadores. Em adição, a SAF deverá recolher, por fora, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e as contribuições sobre a folha de salários.



A sanção da SAF também facilitou a quitação de passivos por meio do Regime Centralizado de Execuções, que permite renegociar, de maneira unificada, dívidas trabalhistas. O percentual de 20% das receitas recorrentes é destinado ao pagamento de dívidas, com o intuito de ajudar no pagamento de débitos em seis anos.



Além disso, neste novo modelo, os torcedores podem investir dinheiro na compra desses títulos de dívidas e resgatar após dois anos, por meio de debêntures do futebol (Debêntures-fut).


MERCADO BRASILEIRO DO FUTEBOL COM A CHEGADA DA SAF



Clubes gastando mais, mercado internacional ganhando força e negociações, que antes eram feitas somente na moeda do país de origem, no caso do Brasil, o real, agora também são feitas em dólar.



Nas competições, o valor das premiações aumentou. A Conmebol Sul-Americana, por exemplo, disputada pelo Fortaleza em 2023 e novamente em 2024, e pelo Ceará, que participou em 2022, teve um crescimento exponencial. Em 2022, a competição ofereceu US$ 5 milhões (cerca de R$ 25 milhões) para a equipe vencedora do torneio. Em 2023, o campeão da Sul-Americana faturou US$ 8,45 milhões, mais de R$ 40 milhões na cotação atual.



Para 2024, a Conmebol já anunciou que destinará uma quantia maior para as premiações de suas competições. Ao todo, a entidade vai distribuir R$ 1,5 bilhão entre Copa Libertadores, Libertadores Feminina, Copa Sul-Americana e Recopa Sul-Americana — o cálculo não inclui os valores destinados à Copa América. A premiação geral é recorde para este ano, pois nas competições de 2023 foram destinados R$ 1,4 bilhão a todos os torneios.



Os trabalhos do futebol feminino foram intensificados após a chegada da SAF nos clubes brasileiros. A final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino entre Sport Clube Corinthians Paulista e Ferroviária SAF, realizada no dia 10 de setembro de 2023, na Neo Química Arena, em São Paulo, teve o maior público da história do futebol feminino no Brasil, ao receber cerca de 42 mil pessoas.



Outro recorde verificado no evento foi o valor da premiação paga ao clube paulista. Pelo título, o Corinthians recebeu R$ 1,2 milhão, 20% a mais do que em 2022. A Ferroviária faturou R$ 600 mil.



BREVE HISTÓRIA DO CLÁSSICO-REI

Fortaleza x Ceará, pela Copa do Brasil, jogo 1 na Arena Castelao. em época da Covid-19. Crédito: Aurélio Alves/O POVO

O Clássico-Rei é o maior clássico de futebol do Estado, sendo também um dos maiores do Nordeste e do Brasil. A rivalidade acontece entre os dois principais clubes cearenses: o Ceará Sporting Club e o Fortaleza Esporte Clube. O nome Clássico-Rei foi instituído em decorrência de uma matéria publicada no O POVO nos anos 1960. A manchete trazia os dizeres “choque-rei”, termo que logo foi adaptado para "Clássico-Rei".


A manchete, datada do dia 6 de agosto de 1962, dizia: "Ceará x Fortaleza: sensacional, amanhã. Completas as duas equipes para o ‘choque-rei’ do futebol cearense". Antes, de acordo com a matéria do O POVO de janeiro de 1962, o caderno de Esportes fez referência ao termo “choque-rei” por causa de uma partida entre Botafogo e Santos, considerado o "mais aguardado encontro de futebol dos últimos tempos".


O livro , do pesquisador José Renato Santiago Jr., destaca que o primeiro jogo entre Ceará e Fortaleza foi realizado em 1918 pelo campeonato Liga Metropolitana Cearense. Com essa data marcada na história do futebol cearense, o centenário Clássico-Rei se solidifica a cada partida.


Sob a gestão da Liga Metropolitana Cearense de Foot-Ball, entidade que organizava os torneios, à época, as competições de futebol no Estado começaram a ser disputadas em 1915. O Ceará venceu as três primeiras edições da Liga Metropolitana, ainda sem a presença do Fortaleza. Em 1918, o Tricolor recém-criado teve a primeira participação no torneio garantindo o vice-campeonato, perdendo de 4 a 0 para o Ceará.


De lá para cá, já são 106 anos de vitórias, derrotas, empates e muita emoção nos Clássicos-Rei. Com a tradição passando por gerações, o Ceará somava mais de 1,3 milhão de seguidores no Instagram em abril de 2024; na mesma época, o Fortaleza tinha 1,5 milhão de seguidores na rede social.




RIVALIDADE


Final do Campeonato Cearense. Crédito: Samuel Setubal/O POVO



A histórica rivalidade entre os clubes teve início em 1922, mais precisamente na final do Campeonato Cearense daquele ano. O Fortaleza vinha de uma sequência de conquistas e tinha vencido a primeira partida da final.


Com a mão na taça e empolgado com a última vitória, o Tricolor reservou o restaurante Rotisserie Sportman para comemorar o tricampeonato cearense. Contudo, o Ceará conseguiu reverter a vantagem e goleou o Fortaleza por 4 a 1. Conquistando o Campeonato Cearense de 1922, o time ainda festejou o título no mesmo local que havia sido reservado para a comemoração do Tricolor. Desde então, a rivalidade entre as equipes só aumentou ao longo dos anos.


O embate ganhou maior destaque nacional em 2019, quando os times voltaram a se enfrentar pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Tais jogos aconteceram até 2022, ano de rebaixamento do Ceará. Em confrontos eliminatórios, ocorreram duelos no Estadual, na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil, como foi em 2021 e 2022. Nas duas vezes, o Tricolor levou a melhor e avançou.


NÚMEROS DOS CLÁSSICOS-REI


Na história centenária dos Clássicos-Rei, muitos foram os embates diretos entre Ceará e Fortaleza. Em 2023, ocorreram cinco clássicos; em 2024, até o fechamento desta edição, aconteceram quatro, sendo três pelo Campeonato Cearense e um pela Copa do Nordeste. Os dois últimos, nos dias 30 de março e 6 de abril, foram válidos pela decisão do Estadual. Após 0 a 0 na partida de ida e 1 a 1 na volta, o Vovô sagrou-se campeão nos pênaltis.


O número total de clássicos diverge a partir da fonte. De acordo com dados fornecidos pelo Ceará, são 614 jogos: 207 vitórias do Alvinegro, 215 empates, 184 triunfos do Leão e oito resultados indefinidos.


O Fortaleza, por sua vez, registra 610 duelos: 186 vitórias do Tricolor, 220 igualdades e 204 triunfos do Vovô. O clube também reconhece que certos embates não foram documentados. Os resultados indefinidos demonstram a longevidade do confronto, com placares que acabaram se perdendo pelo tempo.


RANKING NACIONAL DE CLUBES DA CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a entidade máxima do futebol brasileiro e é responsável por gerir todas as categorias da Seleção Brasileira de futebol. Dentre outras atribuições, a CBF organiza competições nacionais para o futebol de base, futebol masculino e feminino.


Entre 239 clubes do futebol brasileiro, o ranking estabelece uma classificação técnica com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais. Para chegar à quantidade de pontos e formar o ranking, são analisados alguns critérios.


Pelo Campeonato Brasileiro, a pontuação é somada de acordo com a classificação do time e a série em que ele está. Caso participe da Copa do Brasil, os pontos podem aumentar de acordo com cada fase. Além disso, existem pesos e bônus que podem ser acrescentados aos pontos de cada equipe. Assim, após a soma de todos os pontos, o ranking é formado.


Em 2024, o Fortaleza continua entre os dez melhores times do Brasil no ranking da CBF, ocupando a 9ª colocação, com 12.350 pontos, na frente de equipes como Internacional (11º), Santos (12º) e Botafogo (14º). Em 2023, o Tricolor do Pici estava em 7º lugar. O Ceará, que disputou a Série B, caiu da 14ª para a 18ª posição, com 8.268 pontos. O Ferroviário, campeão da Série D, subiu do 54º para o 53º lugar.



Posição         Equipe Pontos

Flamengo 16.678 11ª Internacional 11.144
Palmeiras 15.372 12ª Santos 11.096
São Paulo 14.828 13ª Bahia 10.158
Athletico-PR 13.888 14ª Botafogo-RJ 9.712
Atlético-MG 13.282 15ª Red Bull Bragantino 9.046
Corinthians 12.926 16ª Atlético-GO 8.908
Fluminense 12.672 17ª Cruzeiro 8.330
Grêmio 12.456 18ª Ceará 8.268
Fortaleza 12.350 19ª Cuiabá 8.076
10º América-MG 11.533 20ª Goiás 7.810



Além do Nacional de Clubes, a CBF administra o de Federações, que classifica as entidades estaduais a partir da pontuação dos times filiados. A Federação Cearense de Futebol (FCF) totalizou 27.956 pontos na última temporada e apareceu no 6º lugar. Em 2023, a FCF ocupou a mesma colocação, com 28.914 pontos. A Federação Paulista de Futebol (FPF) continua na liderança, seguida por Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) e Federação Mineira de Futebol (FMF).



RANKING DA CONMEBOL TEM FORTALEZA EM 39º E CEARÁ EM 63°


Em dezembro de 2023, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou o ranking após o fim de mais uma temporada do futebol sul-americano. A Conmebol é a confederação das associações nacionais de futebol da América do Sul.


De 2022 para 2023, o Ceará perdeu posições no ranking, enquanto o Fortaleza subiu de colocação. O Vovô ocupava o 56º lugar e, sem atuar internacionalmente na temporada, caiu para 63º. O Leão do Pici, vice-campeão da Sul-Americana, foi do 78º lugar para o 39º. O ranking da Conmebol leva em consideração o histórico e a performance das equipes na Libertadores e na Sul-Americana.



RANKING DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E ESTATÍSICAS DO FUTEBOL  (IFFHS)


No mundial de clubes da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS - sigla em inglês), o Fortaleza apareceu entre os 11 melhores times do mundo em 2023, sendo o terceiro melhor dentre os sul-americanos. O Ceará, ausente de torneios internacionais, não apareceu na lista.


As equipes apresentam várias oscilações nesse ranking. Em 2021, o Ceará ocupava a 91ª colocação, tendo subido para a 26ª posição em 2022, ao lado do Paris Saint-Germain (PSG), ambos com 192 pontos. Em 2023, o Vovô apareceu em 41º lugar.


O Fortaleza, em 2021, nem aparecia entre os 100 melhores clubes. O Leão do Pici figurava na 156ª posição. No ano seguinte, subiu para a 81ª colocação e, em 2023, apareceu em 11º lugar.


A subida do Tricolor para a 11ª posição, acima de times como Bayern de Munique e Barcelona, ocorreu em razão da campanha na Sul-Americana, que culminou no vice-campeonato.



Posição         Equipe Pontos

Manchester City 16.678
Real Madrid 15.372
Internazionale 14.828
Fluminense 13.888
Palmeiras 13.282
11º Fortaleza 12.926
13º Bayern de Munique 12.672
13º Flamengo 12.456
17º Barcelona 12.350
17º São Paulo 11.533

Fonte: Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Dados referentes ao ano de 2023.



A avaliação é feita de acordo com todas as competições que os clubes disputaram entre os dias 1º de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2023. As posições são baseadas na quantidade de pontos obtidos pela equipe nas competições ao longo do ano.


As competições nacionais também são contabilizadas de acordo com o peso, definido por meio da posição dos clubes no ranking. Ou seja, caso muitos times brasileiros figurem nas primeiras posições, a Série A do Brasileirão fica em melhor posição na leitura da IFFHS. Os campeonatos mais fortes têm peso 4.


RANKING DIGITAL DOS CLUBES BRASILEIROS 2023


A edição de janeiro de 2024 do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, do Ibope Recupom, trouxe os resultados válidos para todo o ano de 2023 ao analisar o desempenho dos times brasileiros nas redes sociais. O estudo anual considerou 50 clubes do País, listando o aumento nas inscrições no período e a variação em relação a 2022.


As redes consideradas foram Facebook, X (ex-Twitter), Instagram, Youtube e TikTok. Os dez primeiros clubes no foram Flamengo, Corinthians, Fluminense, Palmeiras, Santos, São Paulo, Grêmio, Vasco, Botafogo-RJ e Atlético-MG, nessa ordem.


A pesquisa colocou o Fortaleza em 11º, sendo o clube do Nordeste de melhor desempenho digital ao longo do ano. Com cerca de 549 mil novas inscrições em suas redes, o Leão apresentou crescimento de 16,8%. No ranking combinado, a equipe ocupou o 18º lugar, com 3,8 milhões de inscritos.


O Ceará, por sua vez, ficou em 26º na análise de crescimento digital, sendo o quinto colocado considerando apenas equipes do Nordeste. Com 150 mil novos inscritos, a variação foi de 4,6%. No combinado, o Alvinegro ocupou o 19º lugar, logo depois do Fortaleza, somando 3,4 milhões de inscritos.