Anuário do Ceará 2023-2024 estreia Guia Inter-religioso; confira dados

Publicação traz informações sobre religiões e doutrinas presentes no Estado, como evangélica, de matriz africana, espírita e muito mais
19:57 | 27 de set de 2023 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
Conteúdo do Guia Inter-religioso está incluído na seção Ceará da Cultura (Foto: Ilustração Carlus Campos)

Pela primeira vez, o Anuário do Ceará apresenta, além da Igreja Católica Apostólica Romana, uma lista de outras religiões com presença no Estado. Os seguintes critérios foram aplicados na filtragem das religiões e tradições apresentadas neste Guia Inter-Religioso: antiguidade, relevância histórica mundial e popularidade local.


O protestantismo, essencialmente diversificado, precisou ser dividido em segmentos históricos a fim de que as principais denominações pudessem ser listadas.


Da mesma maneira, as religiões de matriz afro-ameríndia, por atuarem de forma independente e territorializada, tiveram que passar por seleção de acordo com o mapeamento de comunidades.


Devido à vastidão de templos religiosos, foram priorizadas, em alguns casos, entidades estaduais, regionais ou nacionais, como associações, convenções e federações, que representam, juridicamente, as religiões e tradições. (Alex Ferreira)


Guia Inter-religioso: como acessar os dados


Acesse todos os dados das religiões e doutrinas mapeadas pelo Anuário na seção Ceará da Cultura. Na aba “Guia Inter-Religioso", você pode digitar o nome da religião ou doutrina. 


Nas fichas de cada religião ou doutrina, há tópicos das principais sedes de igrejas e entidades no Ceará. Em alguns casos, pela quantidade de templos, foi necessário dividir o conteúdo em mais de uma ficha — caso das tradições católica e pentecostal, além das de matriz-africana.