2.250 estudantes da rede pública do Ceará terão disciplina eletiva do TCE

Para a oferta da disciplina, professores da rede pública terão formação com profissionais do TCE. A matéria chegara a escolas de 52 municípios
07:00 | 04 de mar de 2024 Autor: Bárbara Mirele
imagem da interna
Imagem de apoio ilustrativo. EM 2024, alunos da rede pública estadual farão disciplina de "Cidadania e Controle Social das Contas Públicas” (Foto: Tatiana Fortes/Divulgação Seduc)

Alunos de 72 turmas de nível médio da rede pública estaduao do Ceará terão, neste semestre letivo, a disciplina eletiva “Cidadania e Controle Social das Contas Públicas”. Ofertada pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), a aprendizado da matéria chegará a 65 instituições estaduais em 51 municípios cearenses.

No total, serão 2.250 alunos formados pela disciplina, o que corresponde a 90% das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

A disciplina é ofertada pelo TCE por meio da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC), em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB).

+ Leia mais sobre o TCE-CE no capítulo Judiciário, MP e Tribunais

Com isso, os professores terão, de março a maio, 20 horas de formação com os profissionais do TCE Ceará.

A disciplina envolve conceitos básicos sobre a administração pública até a participação da sociedade na fiscalização de contas públicas. Um livro desenvolvido pelo TCE Ceará também é disponibilizado especialmente para os estudantes da rede pública do Estado.

De acordo com o TCE Ceará, a obra fala sobre as variedades de orçamento público; o que é controle social; políticas sociais; gestão participativa escolar; uso de tecnologias para o controle social, dentre outros temas.