Anuário Datafolha Top of Mind 2020

Anuário Datafolha Top of Mind 2020

Varejo – Supermercado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ortaleza é uma das principais praças do segmento Supermercado no Brasil. Grandes players internacionais atuam na capital cearense, como exemplo o Carrefour, presente em mais de 30 países e citado por 3,7% dos entrevistados. O Atacadão, do mesmo grupo do Carrefour, teve 4% de recall

A marca vencedora foi, novamente, Extra, ao ser citada espontaneamente por 15,5% dos entrevistados. Com o atual resultado, acumula 10 vitórias na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, sendo as últimas três de forma isolada, contando com a atual. Na edição anterior, em 2016, a marca foi a mais lembrada com 14,8%.

Rede controlada pelo grupo varejista GPA, o Extra atua há 30 anos e mantém mais de 600 pontos de venda no País, com lojas nos formatos de hipermercados (Extra Hiper), supermercados (Extra Super e Mercado Extra) e vizinhança (Mini Extra), além de drogarias, postos de combustível e e-commerce. Em Fortaleza, são oito lojas Extra, sendo cinco operando no formato Hiper (Iguatemi, Montese, Parangaba, Aguanambi e Mister Hull) e três operações no formato supermercado intituladas “Mercado Extra” (Seis Bocas, Rodoviária e Oliveira Paiva). As três lojas “Mercado Extra” de Fortaleza foram inauguradas onde funcionavam as unidades do Extra Supermercados e que passaram por um projeto de reformulação, tanto em conceito de loja quanto de revisão e escolha do mix de produtos comercializados. A comunicação visual traz a cor roxa na fachada.

“Nos últimos dois anos, o Extra viveu um momento de aceleração do negócio apoiado em dois pilares principais: fidelidade e inovação. Trabalhamos muito forte para oferecer aos nossos clientes uma experiência de compra cada vez mais digital e ao alcance das mãos”, conta o gerente regional Nordeste do Extra Hiper, Alberto Pereira. 

Chama a atenção a força das marcas cearenses no segmento. O Cometa, por exemplo, até o fechamento da publicação, contava 27 lojas em Fortaleza. A marca foi lembrada por 10,5% dos entrevistados, superior às nacionais Pão de Açúcar (8,6%) e Assaí (7,7%), ambas do grupo GPA. 

As empresas locais Centerbox (6,9%), São Luiz (6,9%), Frangolândia (3,9%), Super do Povo (3,3%) e Pinheiro (1,8%) também foram lembradas. Considerando que a pesquisa é espontânea e o entrevistado cita o que vem à cabeça, o Lagoa foi citado de duas formas: Hiper Lagoa (4,1%) e Super Lagoa (1,4%).

Trata-se de um segmento muito ativo em comunicação, prova disso, apenas 0,3% dos entrevistados, desta edição, não soube informar o nome de nenhum supermercado.