Sobre o Anuário

Apresentação

Jocélio Leal, Editor-geral do Anuário do Ceará

A efeméride dos 95 anos do O POVO permeia toda esta edição do Anuário do Ceará, desde a sua concepção. O quase centenário do jornal e o mais de século e meio do Anuário trouxeram um selo sagrado para as páginas a seguir.


O encontro dos dois títulos é anual, mas neste momento carrega valor ainda maior frente à procela política, econômica, cultural e social na qual navegamos.


Trazemos conteúdos para cada uma dessas dimensões em forma de livro, site, programas de TV e podcasts. Tudo feito em linguagem didática e projeto gráfico funcional, amigáveis aos diferentes perfis de públicos a quem nos dirigimos.


Nas 680 páginas de informação e análise, em 14 capítulos, destaque para o Guia das Cidades. Cada um dos 184 municípios é apresentado em cerca de 100 dados. Neste ano, apresentamos a sexta versão do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM-Anuário do Ceará-Ipece) e os novos rankings dos parlamentares mais influentes do Ceará.


Estreante na edição anterior, retorna este ano atualizado o capítulo sobre o futebol cearense. Referência no mercado, a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind exibe a força das marcas com atuação no Ceará em 24 categorias, além da marca Top do Top.


O Anuário junta o vigor de uma jovem redação, comandada a partir deste número pela igualmente jovem e talentosa editora-executiva Amanda Araújo, a maestria da editora de arte Andrea Araujo, a genialidade do artista plástico e ilustrador Carlus Campos, a experiência de um time em parte formado por profissionais dele integrantes desde a retomada do projeto, há 21 anos.


Tal qual no ano passado, convidamos a jornalista Bruna Forte para assinar o capítulo especial. Ele trata sobre os 95 anos do O POVO, uma marca a ser honrada ao tempo em que mantém olhos firmes no futuro.


Projeto Gráfico

Andrea Araujo, Diretora de Design

Da primeira página em preto e branco, nua de fotografias ou ilustrações, no longínquo 1928, ao design arrojado dos dias atuais, onde texto e imagem dividem o espaço harmoniosamente, O POVO construiu uma trajetória marcada por um projeto gráfico inovador.


O compromisso com a qualidade jornalística e uma identidade visual criativa é uma marca que pode ser acompanhada na evolução ao longo do tempo, acompanhando as transformações do design, não de forma isolada, mas inseridas nas demandas da sociedade.


Desde sua origem, o compromisso com a excelência visual foi evidente. Designers e artistas gráficos buscam a melhor forma de apresentar as histórias do cotidiano, envolvendo escolhas cuidadosas de tipografias, cores e imagens.


O projeto gráfico agregou tendências nacionais e internacionais, recebendo reconhecimento e prêmios nas artes gráficas, reafirmando o valor do design como expressão artística.


Nos anos 1990, O POVO se adaptou à revolução digital, introduzindo computadores e softwares de editoração eletrônica para uma diagramação mais dinâmica e atraente. O uso de cores vivas, imagens de alta qualidade e recursos visuais inovadores tornaram-se características marcantes, atraindo uma audiência diversificada.


Ao final do século passado, iniciou sua inserção no mundo digital e expandiu sua presença no on-line, integrando suas plataformas impressa e eletrônica. Com um site responsivo, bem desenhado e conteúdo adaptado para diferentes plataformas, fortaleceu sua marca como referência confiável e atualizada.


Ao longo de suas nove décadas e meia de existência, o projeto gráfico de O POVO evoluiu em sintonia com as demandas da sociedade e as transformações tecnológicas. Mantendo seu compromisso com a qualidade jornalística, o periódico conseguiu se reinventar visualmente.


Meus agradecimentos à equipe que transformou dedicação e experiência nessa importante publicação: o editor-geral Jocélio Leal, a editora-executiva Amanda Araújo, o editor-adjunto e coordenador de design, Alessandro Muratore, os designers Alice Muratore, Mariana Araujo, Miqueias Mesquita, Luciana Pimenta, Welton Travassos e Robson Pires, além do artista plástico Carlus Campos.