Anuário Datafolha Top of Mind 2020

Anuário Datafolha Top of Mind 2020

Varejo – Loja de Eletrodoméstico

 

 

 

 

 

 

ela primeira vez, a liderança na categoria Loja de Eletrodoméstico é dividida entre Magazine Luiza e Casas Bahia. O Magazine Luiza teve 27,6% das menções e a Casas Bahia, 23,5%. Considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, é observado o empate técnico. 

O Magazine Luiza possui 900 lojas físicas localizadas em 17 estados do Brasil, 22 mil funcionários e 12 centros de distribuição. A presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, dona de aproximadamente 17% do Magazine Luiza, é considerada uma das mulheres mais influentes do País. 

Em agosto de 2020, anunciou a aquisição do site de conteúdo sobre tecnologia Canaltech e da Inloco Mídia, uma plataforma de mídia online. As aquisições marcam a entrada da empresa na publicidade digital e integram estratégia de audiência e eficácia da ferramenta de anúncios online  Magalu Ads.

Já a Casas Bahia, com mais de seis décadas de atuação no mercado nacional, é administrada pela Via Varejo, companhia com ações negociadas na BM&FBovespa (VVAR11). Em julho de 2020 lançou seu novo posicionamento de marca, com o mote “Nossa casa é o Brasil. Nossa causa é o brasileiro”. A rede também apresentou novo logotipo. 

Nas edições anteriores da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind quem liderava a categoria era a cearense Rabelo. A empresa chegou a somar mais de 50 lojas físicas no Estado e mais de 100 unidades no Nordeste. Mesmo com a atual presença ínfima no mercado, a marca foi lembrada por 5,2% dos entrevistados desta edição.

Outras marcas cearenses também citadas foram a Zenir (2,5%) e a Macavi (2,4%). A Zenir, sediada em Iguatu (CE), completa 28 anos de história e conta com 51 lojas físicas. A marca está presente nos rankings Melhores Empresas para Trabalhar no Ceará, levantamento realizado pelo Instituto Great Place to Work (GPTW), em parceria com O POVO. Logo em seguida, está a Macavi, que está presente em todas as regiões do Estado, e no Piauí. 

Conforme o Datafolha, no público geral, a taxa dos que não souberam informar o nome de nenhuma loja de eletrodoméstico recuou de 14,5% em 2016 para os atuais 8%.

Na classe AB, Magazine Luiza obteve 34,5% das lembranças, seguida de Casas Bahia com 21,1%. Neste ranking, Rabelo atingiu percentual quase semelhante à pesquisa geral, ao cravar 5,3%. Ainda na classe AB, duas marcas aparecem: Ricardo Eletro com 3,7% e Americanas com 3,1%. O índice dos que não souberam informar foi 8,2% em 2016 e 5,9% nesta edição.