Anuário Datafolha Top Mind 2021-2022

Pesquisa Exclusiva

SUPERMERCADO

A categoria Supermercado apresenta empate entre as marcas Cometa e Extra na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2021-2022. O Cometa oscilou de 10,5%, em 2020, para 12,8%, e o Extra saiu de 15,5% para os atuais 12,6%.

No levantamento anterior, 2020-2021, Extra foi o único vencedor. A marca é consagrada como a maior vencedora da categoria da pesquisa, ao somar 11 conquistas, já o Cometa chega, agora, à segunda vitória (a primeira havia sido em 2013, quando obteve 7,5% de recall, empatando com o Extra, à época com 9,5% das lembranças).

Fortaleza é uma das principais praças do segmento supermercado no Brasil. Grandes players internacionais atuam na capital cearense, como exemplo o Carrefour, presente em mais de 30 países e citado por 3,3% dos entrevistados. O Atacadão, também integrante do Grupo Carrefour, teve 5,2% de recall.

O Extra, rede controlada pelo grupo varejista GPA, atua em mais de 690 pontos de venda em todas as regiões do País. Possui lojas nos formatos de hipermercados (Extra Hiper), supermercados (Mercado Extra) e vizinhança (Mini Extra), além de drogarias, postos de combustível e também e-commerce (www.clubeextra.com.br). A marca conta com o programa de fidelidade do varejo alimentar, o Clube Extra, com mais de 15 milhões de clientes cadastrados. Em Fortaleza, são oito lojas Extra, sendo cinco operando no formato Hiper (Iguatemi, Montese, Parangaba, Aguanambi e Mister Hull) e três operações no formato supermercado intituladas Mercado Extra (Seis Bocas, Rodoviária e Oliveira Paiva).

O gerente regional do Extra Hiper no Ceará, José Alberto Pereira, comenta que “o Extra está apoiado em dois pilares principais: fidelidade e inovação” e explica que “a proximidade com os clientes ocorre tanto nas lojas físicas, como pelos canais digitais”. A comunicação com o público também é algo que demonstra os bons resultados: “O Extra se comunica por meio das mídias como TV, além das redes sociais e do app Clube Extra, que é uma ferramenta de comunicação e relacionamento direto com o cliente.”

Outros supermercados lembrados foram São Luis (provável referência aos Mercadinhos São Luiz, com 8,7%), Assaí (8%), Pão de Açúcar (7,9%), Centerbox (6,6%), Atacadão (5,2%), Frangolândia (4,6%), Pinheiro (3,8%), Carrefour (3,3%), Bom Preço (o empreendimento, que em 2020 teve o nome alterado para Big Bompreço, obteve 2,1% das lembranças) e Guará (2%). Pela primeira vez, todos os entrevistados souberam informar o nome de algum supermercado.

O Mercadinhos São Luiz teve 16,3% de lembrança no recorte das classes A e B, obtendo o maior índice pela primeira vez em 13 edições da pesquisa. “O Mercadinhos São Luiz sempre prezou muito por colocar em prática aquilo que defende em sua cultura e valores. Gente, simplicidade, transparência, união, confiança e aperfeiçoamento norteiam nossas atitudes diárias”, explica a gerente de marketing do Mercadinhos São Luiz, Ana Luiza Ramalho.

Ainda observando o recorte das classes A e B e levando em consideração a margem de erro de sete pontos percentuais, o Mercadinhos São Luiz divide a liderança com outras três marcas: Extra (15,4%), Cometa (13,9%) e Pão de Açúcar (13%).