Anuário Datafolha Top of Mind 2016

Anuário Datafolha Top of Mind 2016

Saúde

Pesquisa publicada no Anuário do Ceará 2016-2017

Segmento Plano de Saúde

plano-de-saude-totalAo se falar em plano de saúde, praticamente metade (51,1%) das pessoas entrevistadas lembra o Hapvida, índice que representa o melhor resultado da marca até agora (era 48,9% na pesquisa anterior). Unimed foi citada por 32% das pessoas que responderam à pesquisa. Quando o recorte é feito com entrevistados da classe AB, a liderança é dividida entre Hapvida (45,3%) e Unimed (42,5%).

Em maio de 2016, o Hapvida contabilizava mais de 1 milhão de clientes, sendo 516.450 em Saúde e 528.964 em Odontologia. Há 35 anos no mercado, a marca se consolidou no Brasil, mas é nas regiões Norte e Nordeste onde está concentrada a maior parte de pessoas contratando os serviços da marca. Para a diretora de comunicação e marketing do Hapvida, Simone Varella, com a portabilidade dos planos de saúde, as empresas que não entregarem o que estão prometendo serão abandonadas e esquecidas pelo público. “O mercado passa por uma seleção natural de qualidade promovida pelo cliente, que é nossa maior propaganda.” O Hapvida trabalha também com a medicina preventiva. Os serviços previstos do segmento são fornecidos pelo HapPrev, a partir de atendimento individual e em grupos. “O Hapvida não é simplesmente um gestor de doenças, mas, sim, um promotor da saúde”, conclui Simone.

A Unimed oscilou positivamente quando se comparam os resultados da edição passada (30,3%) com a da atual (32% de recall). A marca está presente em 84% do território nacional. Suas atividades foram iniciadas em 1967 e hoje é composta por 349 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 19 milhões de beneficiários. “Não existe bom resultado sem esforço”, acredita João Borges, presidente da Unimed Fortaleza.

Outras operadoras de plano de saúde citadas pelos entrevistados foram Amil (1,8%), Camed, SulAmérica e Bradesco (0,5% cada). A taxa dos que não se lembram de nenhuma marca oscilou de 8,5% para 10,2%.