Anuário Datafolha Top of Mind 2020

Anuário Datafolha Top of Mind 2020

Saúde – Operadora de Plano de Saúde

 

 

 

 

 

marca que obteve o maior percentual na categoria Operadora de Plano de Saúde foi Unimed, citada por 43,2% dos entrevistados. Na sequência, Hapvida. A empresa cearense foi lembrada por 39,4%. Tomando por base a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, há empate técnico entre as duas marcas. Nesse caso, o Datafolha utiliza o teste estatístico de proporção como critério de desempate, porém, mesmo com aplicação do teste, o empate permanece. 

A Unimed alcança índices mais altos em relação aos mais instruídos com 56,8%. Observando a classe AB, a marca é lembrada por 59,7% dos entrevistados, já o Hapvida é destaque entre os mais jovens, com 48,7% das indicações.  Ao responder “Unimed”, os entrevistados não especificam à qual estão se referindo. No Ceará, atuam mais de dez diferentes. A Unimed Fortaleza integra o Sistema Nacional Unimed e declara ser a oitava maior singular em número de clientes, em relação às outras Unimeds, e a maior cooperativa médica do Norte Nordeste, com 340.173 clientes, cerca de 4.754 funcionários e 4.127 médicos cooperados. 

“Mais importante do que qualquer evolução tecnológica é a evolução no cuidado com as pessoas. Temos trabalhado uma cultura organizacional muito forte em cima de algo que chamamos de ‘cortesia com resultado’”, ressalta o presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite, que, durante a pandemia da Covid-19, publicou vídeos, todos os dias, informando números relacionados aos casos da doença nas unidades da operadora.

Já a Unimed Ceará apresenta um modelo empresarial cooperativista e configura-se como Federação das Unimeds do Estado do Ceará ao reunir nove filiadas em seu sistema. São elas: Abolição, Aracati, Cariri, Centro Sul do Ceará, Crateús, Nordeste do Ceará, Sertão Central do Ceará, Sobral e Vale do Jaguaribe. “Atribuímos este resultado ao nosso Jeito de Cuidar Unimed, um modelo de gestão, o qual coloca o cliente no centro de tudo o que fazemos e focado em um atendimento que se adapta à realidade de cada filiada”, comenta o presidente da Unimed Ceará e diretor de mercado e marketing da Unimed Brasil, Darival Bringel de Olinda.

O Hapvida é hoje o maior sistema de saúde suplementar do Brasil. Está presente em todas as regiões do País, com modelo verticalizado. Ou seja, utiliza rede própria para exames, atendimentos ambulatoriais e internações. Atualmente, são 39 hospitais, 194 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 177 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Desde abril de 2018, o Hapvida abriu o capital na B3 e segue com política agressiva de aquisições em todo o Brasil. 

“O Hapvida acredita que cuidar das pessoas seja o propósito mais importante que se possa ter. Desde o olho no olho, à videoconsulta e redes sociais, somos um conjunto de 30 mil pessoas que gostam de gente”, afirma a diretora de comunicação e marketing do Sistema Hapvida, Simone Varella. 

“Estamos presentes na grande mídia, porque acreditamos que veículos como O POVO são protagonistas da saúde. Veículos assim tornam a sociedade mais saudável, a partir da informação de qualidade e confiável à população”, acrescenta Varella.  

Outras operadoras lembradas foram Amil (2%) e Cassi (1,3%). O índice de entrevistados que não soube informar o nome de nenhuma marca do segmento diminuiu de 10,2%, em 2016, para 5,4%, em 2020.