Fortaleza

Quem é quem na prefeitura

PREFEITO

José Sarto
Aniversário: 13/2

Partido: PDT

Endereço: Palácio do Bispo – Rua São José, 1 – Centro – CEP 60060-170 – Fortaleza – CE

Telefone: (85) 3201 3702 / 3703

E-mail: sartoprefeito@gmail.com

Site: www.fortaleza.ce.gov.br

Fanpage: facebook.com/sartoprefeito12

Instagram: @sartoprefeito12

JOSÉ SARTO

Aniversário: 13/2
Partido: PDT
Telefone: (85) 3201 3702
E-mail: jose.sarto@gabpref.fortaleza.ce.gov.br
Site: www.fortaleza.ce.gov.br
Fanpage: fb.com/sartoprefeito12
Instagram: @sartoprefeito12
Twitter: @sartoprefeito12

Perfil: José Sarto Nogueira Moreira nasceu em Acopiara, no dia 13 de fevereiro de 1959. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem especialização em ginecologia e obstetrícia. Iniciou na carreira política em 1988, quando foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza. Quatro anos depois, após ser reeleito, tornou-se presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Elegeu-se para o primeiro mandato de deputado estadual em 1994. Ao longo de sete mandatos na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), foi líder do Governo Cid Gomes, presidiu as comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Educação, compôs a Mesa Diretora da Casa no biênio 2011/2012, como primeiro vice-presidente, quando Roberto Cláudio era o presidente. Foi vice-líder do Governo Camilo Santana e presidente da Comissão de Fiscalização e Controle. Ainda como deputado estadual, foi eleito presidente do Parlamento cearense para o biênio 2019-2020. Em 2019, assumiu interinamente o Governo do Estado em duas ocasiões. Em 2020, compôs o Comitê Cearense de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus. No mesmo ano, foi eleito prefeito de Fortaleza.

Atribuições: dirigir, fiscalizar e defender os interesses do Município; dar cumprimento às deliberações da Câmara Municipal; adotar medidas administrativas e de utilidade pública, sem exceder as verbas orçamentárias; administrar os bens municipais; representar o Município em juízo e fora dele; vetar, no todo ou em parte, os projetos de lei aprovados pela Câmara; decretar a desapropriação de bens; nomear e exonerar os auxiliares diretos; decretar a intervenção em empresas concessionárias de serviço público; celebrar convênios, acordos, contratos e outros ajustes de interesse do Município; prestar contas da aplicação dos auxílios federais ou estaduais entregues ao Município; enviar à Câmara os projetos de lei relativos ao orçamento anual e ao plano plurianual; gerenciar a arrecadação dos tributos, bem como a guarda e aplicação da receita; convocar extraordinariamente a Câmara; contrair empréstimos, entre outras.

Primeira-dama: Natália Herculano
Aniversário: 18/6

 

ASSESSORIAS E COORDENADORIAS ESPECIAIS

COORDENADORIA JURÍDICA
Coordenadora: Natália Fernandes
Telefone: (85) 3201 3730
E-mail: natalia.fernandes@fortaleza.ce.gov.br

COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Coordenador: Moacir Maia
Telefone: (85) 3201 3762
E-mail: jornalistamoacirmaia@gmail.com

COORDENADORIA DE EVENTOS
Coordenador: Ed Lucio Oliveira
Telefone: (85) 3201 3772
E-mail: ed.lucio@fortaleza.ce.gov.br

COORDENADORIA DE PUBLICIDADE E MARKETING
Coordenador: João Batista Uchôa
Telefone: (85) 3201 3770 / 3771
E-mail: joao.uchoa@fortaleza.ce.gov.br

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
Coordenador: Luciano Agnelo
Telefone: (85) 3281 8027
E-mail: coepdc@fortaleza.ce.gov.br

COORDENADORIA DE GESTÃO CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (COGECT)
Coordenador-geral: Alcides Guerra
Telefone: (85) 3452 3430
E-mail: alcides.guerra@fortaleza.ce.gov.br

CHEFIA DE GABINETE

Secretário-chefe: Elpídio José de Oliveira Moreira
Aniversário: 21/4
Endereço: Palácio do Bispo – Rua São José, 1 – Centro – CEP 60060-170 – Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3201 2732 / 3733
E-mail: elpidio.moreira@gabpref.fortaleza.ce.gov.br

Perfil: graduado em Recursos Humanos, fez carreira no serviço público na Assembleia Legislativa do Ceará, onde atua desde 1996, tendo sido chefe de gabinete da presidência do Legislativo Estadual no biênio 2019-2020 e da Liderança do Governo Cid Gomes no biênio 2013-2014.

Atribuições: coordenar, controlar e supervisionar as atividades desenvolvidas pela estrutura do gabinete do prefeito, entre outras.

SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO (SEGOV)

RENATO LIMA

Secretário: Renato César Pereira Lima
Aniversário: 16/9
Endereço: Palácio do Bispo – Rua São José, 1 – Centro – CEP 60060-170 – Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3201 3750
E-mail: renato.lima@segov.fortaleza.ce.gov.br

Perfil: bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É especialista em Direito Empresarial (ESA/UVA) e mestre em Direito e Gestão de Conflitos (Unifor). Exerceu a advocacia por uma década, tendo atuado como assessor jurídico da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e como conselheiro estadual da Ordem dos Advogados Brasil (OAB-CE). Foi secretário da Regional VI e secretário Municipal da Gestão Regional.

Atribuições: promover a articulação política do Prefeito com os demais poderes, órgãos e entidades da administração; assessorar o Prefeito nas áreas administrativa e financeira; controlar a publicação de leis, atos oficiais, convênios e contratos; auxiliar na execução de políticas públicas, além de organizar eventos oficiais, podendo firmar convênios, contratar compra de materiais e serviços, entre outras.

 

VICE-PREFEITO

Élcio Batista (PDT)
Aniversário:
16/1
Telefone: (85) 3452 1652
E-mail: elcio.batista@gabvice.fortaleza

Perfil: Cientista Social por formação e mestre em Sociologia, é vice-prefeito de Fortaleza e presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). Foi secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, tendo sido o chefe de Gabinete do Governador nos anos de 2015 a 2018. Participou também da elaboração dos planos de governo de Estado e Prefeitura, nas gestões do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio. Atuou, ainda, na Unidade de Gerenciamento de Programa (UGP) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, mesmo período em que foi assessor de Planejamento do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). Na primeira gestão do prefeito Roberto Cláudio, foi secretário Municipal da Juventude, atuando no fortalecimento da Rede Cuca e na concepção do Academia Enem.

Atribuições: substituir o prefeito, na sua ausência; promover a articulação e a cooperação com a comunidade e a melhoria do desempenho dos serviços prestados pelos órgãos e entidades que compõem a Prefeitura, entre outras.

  • Secretarias Municipais

    CONTROLADORIA E OUVIDORIA-GERAL DO MUNICÍPIO (CGM)

    Secretária: Christina Machado
    Aniversário: 2/4
    Endereço: Av. Heráclito Graça, 750 – Centro – CEP 60140-060 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3452 6770
    E-mail: christina.machado@cgm.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: servidora pública como Analista de Planejamento e Gestão da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). É mestre em Administração e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (Feaac) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda em Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF) e cursa especialização em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes – SmartCities pela Universidade de São Paulo (USP). Na Sepog, atuou como coordenadora de Gestão de Compras a partir de 2013, tendo assumido como secretária-executiva desde 2017. Professora do MBA de Gestão Pública da Universidade de Fortaleza (Unifor) com artigos científicos publicados em eventos acadêmicos de referência nacional e na Global Encyclopedia of Public Administration, Public Policy and Governance da Editora Springer.

    Atribuições: apoiar e orientar os órgãos da administração municipal quanto ao cumprimento dos procedimentos legais que disciplinam a execução do gasto público, assegurando o direito de acesso à informação.

    PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO (PGM)

    Procurador-geral do Município: Fernando Oliveira
    Aniversário: 30/12
    Endereço: Av. Santos Dumont, 5335 – 11º andar – Ed. Planalto Center – Papicu – CEP 60190-800 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3265 1613 / 1935
    E-mail: fernando.oliveira@pgm.fortaleza.ce.gov.br
    Site: portal.pgm.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: bacharel em Direito e Especialista em Ordem Jurídica Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Procurador da Fazenda Nacional de carreira, ocupou, ao longo de sua trajetória profissional, os cargos públicos de secretário-chefe de Gabinete da Vice-Governadoria do Estado do Ceará, procurador-geral do Estado do Ceará, diretor-adjunto operacional da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), procurador-chefe da Procuradoria da AL-CE, representante judicial da União no Ceará, com a finalidade de estruturar o respectivo Órgão no Estado e procurador-chefe substituto da União no Ceará. Também foi procurador de carreira do Município de Fortaleza, em exercício junto à Procuradoria Fiscal, consultor técnico jurídico da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em exercício junto à Consultoria Jurídica da mesa diretora e oficial de justiça do Estado do Ceará e diretor-presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).

    Atribuições: defender judicialmente o Município e manter a legalidade dos atos de todos os setores da administração municipal.

    SECRETARIA MUNICIPAL DA CONSERVAÇÃO E SERVIÇOS PÚBLICOS (SCSP)

    Secretário: Ferruccio Petri Feitosa
    Aniversário: 7/8
    Endereço: Av. Pontes Vieira, 2391 – Dionísio Torres – CEP 60135-237 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3472 1928
    E-mail: fpf0033@gmail.com

    Perfil: empresário e advogado, foi secretário do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e também comandou a Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa). Foi um dos responsáveis pelo projeto da candidatura de Fortaleza à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Foi ainda conselheiro da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE). Foi presidente da Adece e titular da Secretaria Regional II de Fortaleza.

    Atribuições: planejar, coordenar, disciplinar, executar e orientar as políticas públicas de mobilidade urbana, trânsito, transporte público urbano, limpeza urbana e iluminação pública, regular as concessões de serviços públicos, coordenar a execução das atividades pertinentes ao Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro); planejar, coordenar, controlar e monitorar as atividades de serviços urbanos do Município, zelando pelas áreas municipais.

    SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA DE FORTALEZA (SECULTFOR)

    Secretário: Elpídio Nogueira
    Aniversário: 30/7
    Endereço: Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro – CEP 60160-150 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3105 1358
    E-mail: elpidio.nogueira@secultfor.fortaleza.ce.gov.br
    Site: www.cultura.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduado em Administração Hospitalar pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Medicina do Trabalho e Administração de Recursos Humanos pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi médico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por mais de 20 anos. Foi diretor-geral do Hospital Distrital Gonzaga Mota, na Barra do Ceará, e instrutorI nternacional da Cruz Vermelha em CPR. Foi secretário da Regional VI, entre 2007 e 2008. Em 2015, foi titular da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor) e em 2018 assumiu a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). Vereador eleito pelo sétimo mandato consecutivo, é músico amador e, atualmente, está como titular da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

    Atribuições: formular e coordenar as políticas públicas de cultura de Fortaleza; desenvolver ações que visem à proteção da memória e do patrimônio histórico, artístico e cultural; promover programas que fomentem a formação, criação, produção e circulação das expressões culturais e artísticas; fortalecer a economia da cultura, a requalificação dos espaços públicos e o pleno exercício da cidadania.

    SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO (SME)

    Secretária: Dalila Saldanha
    Aniversário: 9/7
    Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2875 – Dionísio Torres – CEP 60170-173 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3459 5999 / 5914 / 7250
    E-mail: dalila.saldanha@sme.fortaleza.ce.gov.br
    Site: educacao.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e em Educação Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); bacharel em Ciências Contábeis e licenciada em Matemática pela UVA. Desde 1998, é professora de Matemática da rede estadual de ensino do estado do Ceará, exercendo o cargo de secretária-executiva da Educação do Ceará desde julho de 2014. Ocupou o cargo de coordenadora-administrativa e gerente de projetos na Secretaria Estadual da Educação (Seduc), além de coordenadora pedagógica e docente em unidades escolares da rede estadual. Tem experiência na área de educação, com ênfase em planejamento, gestão e formação de professores. Concluiu o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper) – Universidade de Harvard, Cambridge, Massachusetts (EUA). Desde 2017 ocupa o cargo de secretária de Educação de Fortaleza.

    Atribuições: promover a formulação e execução de diretrizes e políticas públicas educacionais; propiciar as condições necessárias ao desenvolvimento do ensino no âmbito da obrigatoriedade legal do Município, entre outras.

    SECRETARIA MUNICIPAL DA GESTÃO REGIONAL (SEGER)*

    Secretário: João de Aguiar Pupo
    Aniversário:
    19/5
    Endereço:
    Rua Pereira Filgueiras, 95 –
    Centro – CEP 60160-150 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3488 8837 / 3105 1010

    Atribuições**: implantar a Política de Acolhimento ao cidadão, articulando ações intersetoriais com os diversos órgãos e entidades da Administração Municipal e executando intervenções e serviços relacionados ao cuidado com os espaços urbanos e equipamentos públicos.

    * De acordo com a Lei Complementar (LC) n° 278/2019, Fortaleza passará a ser organizada em 12 regiões administrativas, a partir da publicação de um decreto que regulamentará a nova regionalização. Com a regulamentação da LC, as regiões administrativas terão como gestores os secretários-executivos regionais, que auxiliarão o secretário municipal da Gestão Regional na execução de suas competências. Ou seja, o Município passará a ter uma única Secretaria (Seger) composta de 12 Secretarias Executivas Regionais. A mudança deverá ocorrer até dezembro de 2020, de acordo com o prazo de 12 meses contados da publicação da Lei Complementar n° 278/2019. A divisão das 12 regiões administrativas podem ser consultadas no infográfico no início deste capítulo, e os dados relacionados às cinco secretarias regionais e a do Centro existentes, até o fechamento da publicação, estão disponíveis no site www.anuariodoceara.com.br.

    ** A Seger absorverá as competências das Secretarias Regionais existentes, que serão extintas.

    SECRETARIA MUNICIPAL DA INFRAESTRUTURA (SEINF)

    Secretário: Samuel Dias
    Aniversário: 30/5
    Endereço: Av. Deputado Paulino Rocha, 1343 – Cajazeiras – CEP 60864-311 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3105 1079 / 1080
    E-mail: samuel.dias@seinf.fortaleza.ce.gov.br
    Site: infraestrutura.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre em Recursos Hídricos pela Copppe/URFJ. Durante 15 anos, trabalhou como diretor de empresa de consultoria, elaboração, coordenação e gerenciamento de projetos de engenharia no desenvolvimento de grandes obras de infraestrutura, como o Projeto de Integração do Rio São Francisco, Cinturão de Águas do Ceará, Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Em 2018, esteve como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PDT. Foi secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza, tendo como funções principais a coordenação de todas as ações relativas às políticas públicas prioritárias de governo e a coordenação do comitê municipal de gestão por resultados e gestão fiscal de Fortaleza.

    Atribuições: elaborar, executar e fiscalizar obras públicas de serviços de equipamentos de edificações e infraestrutura urbana; controlar a elaboração e implantação de projetos na área de engenharia civil, envolvendo a construção de edificações, como escolas, creches, hospitais e outros prédios públicos, a execução de infraestrutura urbana como praças, ruas, drenagem e saneamento, entre outras.

    SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE (SMS)

    Secretária: Ana Estela Leite
    Aniversário: 31/1
    Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 910 – Centro – CEP 60025-060 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3488 2646 / 3105 1468
    E-mail: gabinete@sms.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: médica formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com residência em Pediatria no Hospital Infantil Albert Sabin e especialista em Pediatria e Medicina Intensiva Pediátrica. Também possui especialização em Gestão Hospitalar e Organizações de Saúde pela UFC e em Auditoria para Profissionais de Saúde pela mesma universidade.
    Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Servidora municipal, admitida na Prefeitura Municipal de Fortaleza em 2004, através de concurso público, tendo exercido funções médicas como pediatra na Atenção Básica, de gestão no Instituto Dr. José Frota e na Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza como Coordenadora Geral das Regionais de Saúde e Secretária Adjunta.

    Atribuições: formular e gerir políticas públicas de saúde para atender às necessidades da população do município de Fortaleza; assegurar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

    SECRETARIA MUNICIPAL DA SEGURANÇA CIDADÃ (SESEC)

    Secretário: Luiz Eduardo Soares de Holanda
    Aniversário: 15/4
    Endereço: Rua Padre Pedro de Alencar, 2230 – Messejana – CEP 60873-082 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3281 8151 / 8398
    E-mail: sesec@sesec.fortaleza.ce.gov.br / gabinete.sesec@gmail.com
    Site: seguranca.fortaleza.ce.gov.br

     

    Atribuições: definir e coordenar a execução das políticas, diretrizes e programas de segurança cidadã, de proteção e defesa civil; mediar conflitos sociais que, por sua natureza, possam originar a violência e criminalidade; proteger o patrimônio público municipal; coordenar, controlar e integrar as ações da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), entre outras.

    SECRETARIA MUNICIPAL DAS FINANÇAS (SEFIN)

    FLÁVIA TEIXEIRA

    Secretária: Flávia Roberta Bruno Teixeira
    Aniversário: 18/10
    Endereço: Rua General Bezerril, 755 – Centro – CEP 60055-100 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3105 1238 / 1239
    E-mail: flavia.bruno@sefin.fortaleza.ce.gov.br
    Site: www.sefin.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: contadora, analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará, foi coordenadora do Tesouro Municipal na Secretaria Municipal das Finanças (Sefin). É graduada em Ciências Contábeis e mestre em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Contabilidade e Gestão Pública.

    Atribuições: planejar, coordenar, supervisionar, executar, controlar e avaliar as políticas financeiras e tributárias do Município, por meio da política fiscal nas suas vertentes tributária e orçamentária.

    SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (SDE)

    Secretário: Rodrigo Nogueira Diogo de Siqueira
    Aniversário: 27/5
    Endereço: Rua Tibúrcio Cavalcante, 1233 – Aldeota – CEP 60125-045 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3105 1573 / 1519
    E-mail: gab.sde@sde.fortaleza.ce.gov.br
    Site: desenvolvimentoeconomico.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: formado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) com MBA em Finanças pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi diretor administrativo-financeiro da Construtora Waldyr Diogo LTDA (2002-2017) e coordenador especial de Parceria Público-Privada (PPPs) e Concessões da Prefeitura de Fortaleza (2017-2020).

    Atribuições: implementar as ações estratégicas do desenvolvimento econômico autossustentável; gerenciar processos de promoção ao desenvolvimento e implantação de novos negócios, envolvendo iniciativas de fortalecimento do sistema produtivo formal e informal, de coordenação e execução das ações relacionadas ao trabalho e à qualificação profissional.

    SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO HABITACIONAL DE FORTALEZA (HABITAFOR)

    ADAIL FONTENELE

    Secretário: Francisco Adail de Carvalho Fontenele
    Aniversário: 21/11
    Endereço: Rua Paula Rodrigues, 304 – Fátima – CEP 60411-270 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3488 3377 / 3376
    E-mail: gabinete@habitafor.fortaleza.ce.gov.br
    Site: habitacao.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: é engenheiro civil, com pós-graduação em Engenharia de Recursos Hídricos/Saneamento, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi presidente da Empresa de Urbanização de Fortaleza (Emurf), diretor do extinto Departamento de Limpeza Pública de Fortaleza e presidente da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb). Atuou como subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano e também como secretário estadual de Transportes, Energia, Comunicação e Obras. Exerceu o cargo de diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (1995/2006) e foi, ainda, secretário da Infraestrutura do Estado do Ceará, coordenador Especial de Articulação das Secretarias Regionais de Fortaleza e, nos últimos anos, estava como titular da Secretaria Regional do Centro.

    Atribuições: orientar, coordenar e supervisionar as atividades dos espaços do órgão e pela definição das políticas municipais de habitação; presidir o Conselho Municipal de Habitação Popular (Comhap); gerenciar o Fundo Municipal de Habitação, entre outras.

    SECRETARIA MUNICIPAL DO ESPORTE E LAZER (SECEL)

    OZIRES PONTES

    Secretário: Ozires Pontes
    Aniversário: 8/11
    Endereço: Rua Ildefonso Albano, 2050 – Aldeota – CEP 60115-125 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3105 1309 / 1348 / 3254 5848 / 5309 / 3218 6542
    E-mail: ozirespontes@aol.com

    Perfil: graduado em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo. É empresário, com relevante atuação no comércio, indústria, logística e energia.

    Atribuições: formular e executar a política municipal de esportes, coordenando, supervisionando e incentivando a realização de atividades físicas, desportivas e recreativas, como instrumento de inclusão social e promoção do bem- estar; promover a democratização do acesso às práticas de esporte e lazer com equidade, participação popular e qualidade para as comunidades; acompanhar e monitorar a execução da política de esporte e lazer; administrar equipamentos esportivos e incentivar a comunidade para melhor aproveitamento dos espaços públicos de esportes e lazer.

    SECRETARIA MUNICIPAL DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO (SEPOG)

    MARCELO PINHEIRO

    Secretário: Marcelo Pinheiro
    Aniversário: 16/5
    Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2875 – Dionísio Torres – CEP 60170-173 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3433 3626 / 3644
    E-mail: marcelo.pinheiro@sepog.fortaleza.ce.gov.br
    Site: planejamento.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: foi chefe de gabinete durante o segundo mandato do ex-prefeito Roberto Cláudio. Também foi presidente da Agência Fiscalizadora de Fortaleza (Agefis) de 2015 a 2018. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi coordenador-geral da Associação dos Jovens Empresários (AJE Fortaleza) e diretor-executivo da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje). Foi diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) e do Centro Industrial do Ceará (CIC). Desempenhou a função de coordenador da Assessoria de Desenvolvimento Institucional da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag). Atuou também como assessor da presidência do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração/Gestão (Consad).

    Atribuições: coordenar os processos de planejamento, orçamento e gestão no âmbito da Administração Municipal; elaborar e promover a gestão dos instrumentos de planejamento do Governo Municipal (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual); apoiar a formulação de indicadores para o sistema de gestão por resultados e o monitoramento dos programas estratégicos municipais, entre outras.

    SECRETARIA MUNICIPAL DO TURISMO DE FORTALEZA (SETFOR)

    ALEXANDRE PEREIRA

    Secretário: Alexandre Pereira
    Aniversário:
    18/7
    Endereço:
    Estoril – Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema – CEP 60060-510 – Fortaleza – CE
    Telefone:
    (85) 3105 1535 / 1513 / 3101 1965
    E-mail:
    alexandre.pereira@setfor.fortaleza.ce.gov.br / alex.pereira1807@gmail.com
    Site:
    turismo.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), mestre em Administração Pública pela Universidade de Lisboa (ULisboa), de Portugal, pós-graduado em Gestão Estratégica pelo Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead), na França, pós-graduado em Gestão Pública e Privada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, ex-presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), ex-presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindpan-CE), ex-presidente e ex-vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), ex-presidente do Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas da Prefeitura de Fortaleza. É membro da Academia Cearense de Administração (Acad), membro da Academia Cearense de Turismo (ACT), membro honorário da Academia Cearense de Direito (Aced) e presidente do partido Cidadania no Ceará.

    Atribuições: planejar, promover e desenvolver a atividade turística do Município; incrementar as potencialidades socioeconômicas e de lazer.

    SECRETARIA MUNICIPAL DO URBANISMO E MEIO AMBIENTE (SEUMA)

    LUCIANA LOBO

    Secretária: Luciana Lobo
    Aniversário: 16/6
    Endereço: Av. Deputado Paulino Rocha, 1343 – Cajazeiras – CEP 60864-311 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3452 6903
    E-mail: luciana.lobo@seuma.fortaleza.ce.gov.br
    Site: urbanismoemeioambiente.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: advogada, especialista em Direito e Processo Administrativo e mestre em Direito e Gestão de Conflitos, tendo desenvolvido pesquisa na área de Governança Digital e soluções consensuais de conflitos na gestão pública. Foi coordenadora jurídica e coordenadora de Atos e Publicações Oficiais da Casa Civil do Estado. Também atuou na Secretaria de Turismo do Ceará, onde exerceu cargo de secretária-executiva. Foi conselheira de órgãos como Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Em abril de 2018, assumiu a titularidade da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza, tendo sido, aos 35 anos, a primeira mulher a ocupar esse cargo na história da Secretaria.

    Atribuições: definir as políticas públicas, o planejamento, o ordenamento e o controle dos ambientes natural e construído em Fortaleza; elaborar, coordenar, executar e monitorar as políticas e diretrizes relativas ao urbanismo e ao meio ambiente, bem como a sua implementação; chancelar a emissão de licenciamento, alvarás, autorizações, declarações e certidões emitidos para os empreendimentos de Fortaleza, entre outras.

    SECRETARIA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL (SDHDS)

    Secretário: Cláudio Pinho
    Aniversário: 10/12
    Endereço: Rua Padre Pedro de Alencar, 2230 – Messejana – CEP 60873-082 – Fortaleza – CE
    Telefone: (85) 3105-3445 / 3487 8395 / 3484 8956
    E-mail: gabinete@sdhds.fortaleza.ce.gov.br / ascom.sdhds@sdhds.fortaleza.ce.gov.br
    Site: desenvolvimentosocial.fortaleza.ce.gov.br

    Perfil: bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi presidente da Federação Universitária Cearense de Esporte (Fuce) e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Foi diretor de planejamento da Superintendência de Esporte e Turismo (Sudetur) da Prefeitura de Fortaleza e diretor de planejamento na Secretaria do Trabalho e Ação Social (SETDS). Em 1997, foi aprovado em concurso público – Titular do Cartório Cláudio Pinho – 1º Ofício de São Gonçalo do Amarante (CE). Em 1999, assumiu mandato de vereador da Câmara Municipal de Fortaleza. Foi presidente da Federação Norte-Nordeste dos Notários e Registradores e presidente do Sindicato dos Notários, Registradores e Distribuidores do Estado do Ceará (Sinoredi). Prefeito do Município de São Gonçalo do Amarante de 2013 a 2020. Em 2018, foi eleito presidente do Consórcio Público de Saúde Interfederativo do Vale do Curu (Cisvale).

    Atribuições: promover, garantir, valorizar e difundir os direitos humanos e sociais da população; executar políticas públicas para idosos, população LGBT, negros, mulheres, pessoas com deficiência, segurança alimentar, assistência social, com destaque para a população em situação de rua.