Anuário Datafolha Top Mind 2021-2022

Pesquisa Exclusiva

Presença e Constância

PRESENÇA E CONSTÂNCIA

“Qual marca vem à sua cabeça quando se fala em…?”. A partir daí, os pontinhos são substituídos por 20 variadas categorias, entre produtos e serviços, mais a Top do Top, a mais lembrada, independentemente do segmento.
     Outro exemplo: uma loja pode até não estar instalada ou entregar (produto ou serviço) na sua cidade, mas se a marca está presente, por meio de anúncios, jingles, mídia externa ou outro canal, quando a expansão ocorrer e a loja chegar ao local, não será vista como “intrusa” ou “novata”. A marca já estava, de certo modo, familiarizada com o público daquele lugar.

A pergunta da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind é simples, mas a resposta é um poderoso balizador da força das marcas no mercado. A lembrança na mente do consumidor é sinônimo de sucesso nas estratégias e nos caminhos escolhidos ao longo do tempo. Aliás, tempo é outro ponto relevante, não o tempo de fundação de determinada empresa, mas a presença e a constância de determinada marca na vida dos consumidores. Quer um exemplo? Você pode nem ser pai, mãe, avô, avó, tio, tia, enfim, não ter contato sequer com uma criança, mas muito provavelmente ao se falar em alguma fralda lembrará alguma marca e, certamente, esta marca tem estado presente, seja por meio de publicidade, seja por meio de ações.

A concorrência é cada vez mais farta, seja qual for a área. Qual seria, portanto, o diferencial para atingir o valioso lugar na mente do consumidor? Como estar enraizado no seu dia a dia, na sua rotina e nos seus hábitos? A resposta pode ser alcançada após uma série de estudos e análises do negócio e do público-alvo.

Credibilidade e confiança são outros fatores que o público busca e o levantamento Anuário Datafolha Top of Mind entrega. Convido você a conferir, nas próximas páginas, as marcas que conseguiram atingir o ápice, serem lembradas pelos consumidores. Há, também, a oportunidade de observar, nos resultados apresentados, que alguns segmentos ainda podem melhorar sua comunicação. Seja no público geral, seja na divisão por classes, alguns respondentes disseram não lembrar nenhuma marca. Fica, então, a dica para turbinar as estratégias e trabalhar a comunicação nos próximos meses.

Boa leitura!



METODOLOGIA

Marca que Representa o Ceará, e Área Social ou Ambiental são as novas categorias da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, que trazemos nesta edição, acompanhadas das outras 19 já tradicionais no levantamento. O cenário causado pela pandemia da Covid-19 impediu que as entrevistas fossem realizadas pessoalmente, portanto os contatos foram feitos via telefone, assim como na edição anterior, a primeira em que nos deparamos com a pandemia e suas consequências como lockdown e a aceleração do consumo digital.

A técnica utilizada foi pesquisa quantitativa, mediante aplicação de questionário estruturado. Ao todo, participaram 508 respondentes, com idade acima de 16 anos. O período do levantamento foi entre os dias 5 e 12 de maio de 2021. Para o universo “público geral”, a margem de erro do levantamento é de quatro pontos percentuais para o total da amostra.Já no recorte das classes A e B, a amostra é de 232 entrevistas e a margem de erro do levantamento é de sete pontos percentuais.