Anuário Datafolha Top Mind 2021-2022

Pesquisa Exclusiva

ÓTICA E JOALHERIA

Desde 2004, a Boris lidera de forma absoluta na categoria Ótica e Joalheria da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Nesta edição, 2021-2022, a empresa foi lembrada por 39,1% dos consumidores cearenses. No recorte das classes A e B, Boris também recebe alto índice de indicações com 33,9%.

As demais marcas citadas foram Diniz (14,8%), Casa dos Relojoeiros (10,3%), Itamaraty (4,5%), Rommanel (3,3%), Visão (3%, em provável referência às Óticas Visão), Carol (2,1%, em provável referência às Óticas Carol), Aliança de Ouro (1,9%) e Ótica do Trabalhador (1,2%), entre outras lojas com índices mais baixos. A parcela que não soube informar o nome de nenhuma ótica e joalheria foi de 7,6%.

O fundador das Óticas Boris, José Airton Boris, atribui o bom resultado à relação que possui com os clientes. “Não somos apenas uma marca de ótica e varejo, mas vamos além, cuidando de cada cliente como pessoas queridas e oferecendo sempre o melhor”. Além disso, a comunicação com o público conta com diversas mídias: “Nos utilizamos de mídias off-line como televisão, rádio e também de mídias on-line, como redes sociais que, a cada vez mais, alcançam um número ainda maior de pessoas. Dessa forma, além de reforçar nosso posicionamento, conquistamos ainda mais a cabeça e o coração dos cearenses”, conclui.

“Especialista em óculos de grau”, este é o slogan das Óticas Boris, fundada em 1964. A primeira loja da empresa era localizada no Centro de Fortaleza. Em 1973, foi inaugurado o laboratório ótico, ampliando os serviços. A marca Óticas Boris é administrada pela Boris Trading Licenciamento de Marcas e tem mais de 50 lojas Boris em diversas regiões do Estado.

A rede Óticas Diniz, com 14,8% das preferências, é uma potência nacional. Tem mais mil unidades em todo o País. Atua por meio de franquias. A Diniz Franchising opera a expansão. Também opera por comércio eletrônico. A rede nasceu em São Luís do Maranhão. Foi fundada em 1992 por Arione Diniz.

Outra marca tradicional do varejo cearense é a Casa dos Relojoeiros, se destacando com 10,3% das menções.

No recorte das classes A e B, a pesquisa aponta desempenho, também, muito expressivo de Boris. O pódio é dividido entre as marcas Óticas Boris, com 33,9% das menções espontâneas, seguida à longa distância pela segunda colocada Óticas Diniz, com 17%, e Casa dos Relojoeiros, com 15,1% das citações.