Legislativo

RANKING DOS MAIS INFLUENTES

OS MAIS INFLUENTES NA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA (CMFOR) – 2022-2023

s tradicionais pesquisas dos rankings de influência do Anuário do Ceará foram realizadas mais uma vez de forma remota por meio das plataformas digitais. Mesmo com a vacinação contra a Covid-19 avançada na Capital e a liberação do uso de máscaras pelo Governo do Estado, a equipe de repórteres responsável pela compilação dos dados manteve o distanciamento social para a produção da pesquisa. Seguindo os padrões dos dois anos anteriores, o levantamento manteve o rigor e o sigilo nas apurações.

Na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), houve um empate no título de “mais influente’’. Este ano, pela primeira vez, a pesquisa migrou do capítulo Fortaleza para o Legislativo. O presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), pelo quarto ano consecutivo ocupa a primeira colocação na pesquisa. Nesta edição, o parlamentar recebeu 12 votos, seis a menos que a edição anterior, quando obteve 18 indicações. Dividindo o topo do ranking está o também pedetista e líder do prefeito José Sarto (PDT) na Câmara Municipal, Gardel Rolim, que manteve a mesma quantidade recebida na pesquisa anterior — 12 votos — porém subiu da segunda para a primeira colocação.

O vereador Adail Júnior (PDT) ocupa o segundo lugar ao receber dez indicações, três a mais que no ano passado, quando ocupou a terceira colocação. Dividindo o segundo lugar, também com dez votos, está o vereador Léo Couto (PSB), que saiu da nona colocação observada na última pesquisa para a vice-liderança. Em seguida, ocupando sozinho o terceiro lugar do ranking, com oito votos, uma indicação a mais que na última edição, está o vereador Lúcio Bruno (PDT).

Da quarta até a décima posição, 28 vereadores foram lembrados pelos colegas. Em quarto lugar, com sete votos, está o vereador Professor Enilson (Cidadania), e na sequência estão, respectivamente, em quinto e sexto lugares, os parlamentares PPCell (PSD), com seis indicações, e Sargento Reginauro (União Brasil), com cinco votos.

Dividindo a sétima posição da pesquisa, com quatro votos cada, estão os vereadores Dr. Luciano Girão (PP), Júlio Brizzi (PDT) e Kátia Rodrigues (Cidadania). O oitavo lugar do ranking foi ocupado por oito vereadores, são eles: Ana Aracapé (PL), Carmelo Neto (PL), Danilo Lopes (Avante), Enfermeira Ana Paula (PDT), Eudes Bringel (PSB), Fábio Rubens (PSB), Marcelo Lemos (PSL) e Márcio Martins (Pros), com três indicações cada um.

Ocupando a nona colocação da pesquisa com dois votos cada um, es- tão os parlamentares Gabriel Aguiar (Psol), Germano He-Man (PMB), Larissa Gaspar (PT) e Priscila Costa (PSC). Dez vereadores ocupam juntos a décima e última posição do ranking: Adriana Nossa Cara (Psol), Emanuel Acrízio (PP), Guilherme Sampaio (PT), Jorge Pinheiro (PSDB), Julierme Sena (União Brasil), Michel Lins (Cidadania), Pedro Matos (PL), Renan Colares (PDT), Wander Alencar (Rede) e Wellington Sabóia (PMB) receberam apenas um voto cada.

A pesquisa foi realizada entre os 43 vereadores da Casa que estavam no exercício do mandato, durante o período do levantamento. No total, 33 parlamentares foram lembrados pelo menos uma vez pelos colegas e dez vereadores não receberam nenhuma indicação. Um parlamentar optou por não participar da pesquisa e um outro indicou apenas um nome.

A pesquisa de influência do Anuário do Ceará foi realizada entre os dias 15 de abril e 27 de abril de 2022. A votação é secreta. Cada parlamentar foi convidado a indicar até três vereadores, não podendo votar nos licenciados e em si mesmo.

MESA DIRETORA

COMPOSIÇÃO  
Presidente Antônio Henrique (PDT)
1º vice-presidente Adail Júnior (PDT)
2ª vice-presidente Ana Paula Brandão (PDT)
3º vice-presidente Eudes Bringel (PSB)
1º secretário Julierme Sena (Pros)
2º secretário Guilherme Sampaio (PT)
3ª secretária Kátia Rodrigues (Cidadania)
1ª Suplente (Vogal) Tia Francisca (PL)
2º Suplente (Vogal) José Freire (PSD)
3º Suplente (Vogal) Erivaldo Xavier (PSC)

SERVIÇO

CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA
Endereço:
 Rua Doutor Thompson Bulcão, 830 – Engenheiro Luciano Cavalcante – CEP 60810‑460 – Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3444 8300