Legislativo

Os mais influentes da Bancada Cearense no Congresso Nacional

Os mais influentes da Bancada Cearense no Congresso Nacional 2021-2022

O ranking da pesquisa dos mais influentes é um dos conteúdos exclusivos do Anuário do Ceará. O levantamento foi realizado entre os 22 deputados federais e os três senadores que representam o Estado em Brasília (DF).

Este ano, o primeiro lugar do ranking é novamente ocupado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB), que obteve dez votos dos colegas, um a menos em relação à pesquisa anterior. Tasso já governou o estado do Ceará por três gestões (1987-1990, 1995-1998 e 1999-2002) e, atualmente, está no seu segundo mandato como senador (2003-2011 e 2015-2023).

Em segundo lugar está o senador Cid Gomes (PDT) com nove indicações, um voto a mais comparado à edição passada, na qual ocupou o terceiro lugar. Em terceiro lugar encontra-se o deputado federal Capitão Wagner (PSL), que recebeu seis votos, mesma quantidade do ano passado, quando ficou em quarto lugar. O parlamentar disputou a Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2020, porém foi derrotado pelo atual prefeito, José Sarto (PDT).

Ocupando juntos o quarto lugar da pesquisa, estão os deputados federais André Figueiredo (PDT) e José Guimarães (PT) com cinco votos cada. Dividindo a quinta posição do ranking, com três indicações cada, estão os parlamentares Danilo Forte (PSDB), Domingos Neto (PSD) e Eduardo Bismarck (PDT).

Três deputados federais estão empatados, com dois votos cada, e ocupam a sexta posição do ranking. São eles: AJ Albuquerque (PP), Dr. Jaziel (PL) e Idilvan Alencar (PDT).

Com apenas uma indicação dos colegas, o senador Eduardo Girão (Podemos), que em março deste ano foi um dos autores do requerimento que deu origem à CPI da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), divide a sétima posição da pesquisa com os deputados: Genecias Noronha (Solidariedade), José Airton (PT), Júnior Mano (PL), Leônidas Cristino (PDT), Moses Rodrigues (MDB), Vaidon Oliveira (Pros) e o suplente Odorico Monteiro (PSB).

Dos 25 parlamentares da bancada cearense, seis representantes não receberam indicação dos colegas. Dois deputados federais e um senador optaram por não participar do levantamento: três parlamentares indicaram apenas dois nomes; um parlamentar optou por votar em apenas um nome; e um deputado federal não retornou até o fechamento desta pesquisa.

A pesquisa de influência do Anuário do Ceará foi realizada entre os dias 11 de maio e 11 de junho de 2021. Cada parlamentar cearense em exercício é convidado a indicar até três colegas, não podendo votar nos licenciados nem em si mesmo. A votação é secreta.

 

RANKING  DE INFLUÊNCIA 

 

Ranking Parlamentar Votos recebidos
Tasso Jereissati (PSDB) 10
Cid Gomes (PDT) 9
Capitão Wagner (PSL) 6
André Figueiredo (PDT) 5
José Guimarães (PT) 5
Danilo Forte (PSDB) 3
Domingos Neto (PSD) 3
Eduardo Bismarck (PDT) 3
AJ Albuquerque (PP) 2
Dr. Jaziel (PL) 2
Idilvan Alencar (PDT) 2
Eduardo Girão (Podemos) 1
Genecias Noronha (Solidariedade) 1
José Airton (PT) 1
Júnior Mano (PL) 1
Leônidas Cristino (PDT) 1
Moses Rodrigues (MDB) 1
Odorico Monteiro (PSB) (suplente) 1
Vaidon Oliveira (Pros) 1