Legislativo

Os mais influentes na Assembleia Legislativa

Os mais influentes da Assembleia Legislativa – 2022-2023

s rankings dos parlamentares cearenses é um dos conteúdos tradicionais e exclusivos do Anuário do Ceará. Para chegar ao resultado, a equipe do Anuário pergunta: “Na sua opinião, quem é o parlamentar mais influente da Casa?”, seja na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, nesses dois últimos casos, os que representam o Estado em Brasília.

O ranking dos mais influentes entre os deputados estaduais desta edição do Anuário do Ceará foi realizado novamente usando a tecnologia, garantindo o distanciamento em virtude da pandemia da Covid-19.

A pesquisa foi realizada usando recursos de comunicação via internet no processo de apuração de seus dados e manteve suas características essenciais para assegurar sua autenticidade: a credibilidade, o sigilo, o rigor na apuração e a checagem das informações.

Nesta edição, o parlamentar que ocupa o topo do ranking de influência da Alece é o presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT). Mantendo os 27 votos que recebeu no levantamento anterior, o deputado assegurou novamente o primeiro lugar. Ele exerce a Presidência no biênio 2021-2022.

Com 17 votos, dois a menos do que na pesquisa anterior, o deputado estadual Júlio César Filho (PT) manteve a segunda posição no ranking. O parlamentar já atuou como ouvidor na Assembleia e presidiu a Comissão de Juventude e a de Orçamento, Finanças e Tributação. Foi, também, líder do então governador Camilo Santana (PT).

Em terceiro lugar, com oito votos, está a deputada Augusta Brito (PT), a primeira mulher líder do Governo na história da Alece. A quarta posição é do deputado Fernando Santana (PT) com sete votos, em seguida, em quinto lugar, Elmano de Freitas (PT) com cinco votos. Na sequência, na sexta colocação, Fernando Hugo (PSD), com quatro votos.

Do sétimo ao nono lugar, 29 deputados receberam votos, resultando em empates entre os parlamentares nessas três últimas posições do ranking. A sétima posição é dividida entre os deputados André Fernandes (PL), Danniel Oliveira (MDB), Delegado Cavalcante (PL), Heitor Férrer (União Brasil), Marcos Sobreira (PDT), Queiroz Filho (PDT), Sérgio Aguiar (PDT), Soldado Noelio (União Brasil), Tony Brito (Pros) e Zezinho Albuquerque (PP), com três votos cada.

Os deputados estaduais Agenor Neto (MDB), Antônio Granja (PDT), Audic Mota (MDB), Davi de Raimundão (MDB), Guilherme Landim (PDT), João Jaime (PP), Leonardo Araújo (MDB), Lucílvio Girão (PSD) e Renato Roseno (Psol) receberam dois votos cada e juntos ocupam a oitava posição do ranking.

Com apenas uma indicação, cada, dez deputados empataram no nono lugar do ranking, sendo eles: Apóstolo Luiz Henrique (Republica- nos), David Durand (Republicanos), Dra. Silvana (PL), Érika Amorim (PSD), Fernanda Pessoa (União Brasil), Leonardo Pinheiro (PP), Nelinho (MDB), Osmar Baquit (PDT), Romeu Aldigueri (PDT) e Walter Cavalcante (MDB).

A pesquisa do ranking de influência do Anuário teve início no dia 4 de abril e foi encerrada em 6 de maio de 2022. A votação é secreta, cada deputado indica até três nomes, não podendo votar em si mesmo ou em deputados licenciados.

O deputado estadual Fernando Hugo (PSD) entrou de licença dia 3 de maio e sua participação na pesquisa foi registrada somente até esta data, quando o parlamentar ainda estava efetivo no cargo. Após o dia 3 de maio, o deputado não pôde mais receber votos dos colegas. Entre os 46 deputados em exercício na Assembleia Legislativa, 11 não foram citados, um optou por não participar e dois não retornaram até o encerramento da pesquisa. Um deles indicou somente um colega e outro indicou apenas dois nomes.

 

MESA DIRETORA
BIÊNIO 2021-2022

PRESIDENTE: Evandro Leitão (PDT)
1º vice-presidente: Fernando Santana (PT)
2º vice-presidente: Danniel Oliveira (MDB)
1º secretário: Antônio Granja (PDT)
2º secretário: Audic Mota (MDB)
3ª secretária: Érika Amorim (PSD)
4º secretário: Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos)
1ª suplente: Fernanda Pessoa (União Brasil)
2º suplente: Osmar Baquit (PDT)
3º suplente: João Jaime (PP)

 

CONTATOS ASSEMBLEIA

DIRETORIA-GERAL
Telefone:
(85) 3277 2841 / 2842
E-mail: dg@al.ce.gov.br

DEPARTAMENTO LEGISLATIVO
Telefone:
 (85) 3277 2717 / 2718
E-mail: dlegis@al.ce.gov.br

OUVIDORIA
Telefone: (85) 3277 9797 / 98175 9571 (WhatsApp)
E-mail: ouvidoria@al.ce.gov.br

SERVIÇO
Endereço:
Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres – CEP 60170-900 – Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3277 2500