Futebol Cearense

LINHA DO TEMPO DOS ESCUDOS

Os escudos dos times passaram por algumas mudanças até chegarem como são atualmente, muito por causa da atualização de nomes e até cores. O Ceará, por exemplo, em sua fundação utilizava as cores lilás e branco, porém, teve que trocar tempos depois pela dificuldade de encontrar tecidos na cor lilás na época.


CEARÁ

1914
O primeiro escudo oficial do Ceará Sporting Club, ainda com o nome de Rio Branco Foot-Ball Club, continha as cores lilás e branco, porém a equipe mudou as cores posteriormente por causa da dificuldade de obter uniformes nas cores lilás.

 

 

1915-1954
Em 1915, o Rio Branco Foot-Ball Club mudou definitivamente de nome, passando a se chamar Ceará Sporting Club
e adotando as cores preto e branco. O novo escudo continha a sigla CSC na faixa central, referindo-se ao nome do clube.

 

1955-1969
A partir de 1955, o Ceará passou a utilizar o nome na faixa central, inspirado no escudo do Santos Futebol Clube, time de Pelé.

 

 

1969
Em 1969, este escudo foi usado por alguns meses do ano e foram utilizados dois escudos no ano, o criado em 1955, que foi usado até 1969, e este.

 

 

1970-2003
Em 1970, o escudo foi mais uma vez modificado: a bola foi trocada pelas listras e o nome Ceará voltou à faixa lateral.

 

 

2003-ATUAL
O atual escudo do Ceará foi reestilizado pelo publicitário Orlando Mota. A parte superior traz cinco estrelas representando o pentacampeonato estadual (1915-1919). O ano da fundação também estampa o símbolo, que
ganhou listras mais grossas.

 

FONTE: livro “Ceará, 100 anos de paixão”.


FORTALEZA

1915
No começo de sua história centenária, em 1915, o Fortaleza se chamava Stella Football Club e seu escudo era representado por uma estrela vermelha, estampada no lado esquerdo do peito.

 

 

1918
O Fortaleza Sporting Club foi fundado por Alcides de Castro Santos em 1918, ano em que houve uma atualização no
escudo, que passou a conter as cores azul e vermelho, em um formato inspirado em brasões medievais.

 

1930
O formato do brasão foi modificado e trouxe as iniciais do clube ao centro, no lugar do nome Fortaleza, que ficava
na parte de cima do escudo. 

 

1946
Mantido o formato do brasão, a sigla foi alterada para FEC, por causa da mudança de nome da equipe para Fortaleza Esporte Clube, como é atualmente. As cores vermelho e azul ficaram na horizontal.

 

1960 – ATUAL
Na década de 1960, o brasão trocou de formato permanecendo até os dias atuais. O nome Fortaleza foi inserido na parte superior e as cores passaram a ser apresentadas na vertical.

 

 

 

2018 – ATUALIZAÇÃO
Com o título nacional de campeão brasileiro da Série B conquistado em 2018, o Fortaleza inseriu uma estrela dourada na parte de cima do escudo.

 

 

 

FONTE: livro “Leão 100 anos”.


FERROVIÁRIO

O Ferroviário Atlético Clube não sofreu alterações em seu nome desde sua criação. Durante sua trajetória, o escudo foi modificado dez vezes. Abaixo, o primeiro brasão do time e o atual, com a estrela dourada acima de seu emblema em alusão ao título nacional de campeão brasileiro da Série D.

 

 

Primeiro escudo

 

 

 

 

Atual