Anuário Datafolha Top Mind 2021-2022

Pesquisa Exclusiva

HOSPITAL

Quando se fala em hospital, as três marcas mais lembradas pelos cearenses são Hospital da Unimed, em referência ao Hospital Regional da Unimed (HRU), Instituto Dr. José Frota (IJF) e Hospital Geral de Fortaleza (HGF), cada um com 12,7% das menções espontâneas, na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2021-2022.

No levantamento anterior, 2020-2021, o Hospital da Unimed foi o único vencedor, com 13,6%, enquanto IJF e HGF tinham, respectivamente, 9,8% e 8,3%. O maior vencedor desta categoria, considerando as 13 edições realizadas, foi o IJF com 11 topos, seguido pelo HRU com cinco.

Os entrevistados citaram tanto Antônio Prudente (7,6%) como Hapvida (4,7%), sendo que ambas as respostas, provavelmente, fazem referência ao mesmo local: o Hospital Antônio Prudente é a principal unidade de atendimento do Hapvida.

Segundo a superintendente do IJF, Riane Azevedo, o resultado positivo do hospital é reflexo da posição de referência em casos de assistência às vítimas de traumas ósseos e vasculares de alta complexidade, queimaduras, intoxicações agudas, lesões oculares e ingestão ou aspiração de objetos. “Durante a pandemia, o IJF tornou-se referência na abertura das unidades especiais para o acolhimento e tratamento dos pacientes com graves complicações causadas pelo coronavírus em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), de forma integrada e humanizada”, declara a superintendente.

O presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite, afirma que o esforço durante a pandemia do coronavírus é uma das razões para o destaque. “Esta forma de reconhecimento nos deixa felizes e confiantes de que estamos no caminho certo e que a população está percebendo o nosso esforço e a coragem para enfrentar esse momento difícil que nossa sociedade está vivendo”, afirma Leite.

Para o diretor-geral do HGF, Daniel de Holanda Araújo, o indicador chamado de “giro de leito” possibilita a maior eficiência do hospital, proporcionando celeridade nos tratamentos. “Ficamos felizes com esse reconhecimento. O HGF é um hospital de mais de 60.000 m² e com mais de 4.500 profissionais que dão aqui o seu sangue, sua contribuição diuturnamente”, destaca o diretor.

Segmentando os resultados, percebe-se diferença nas menções a cada um deles: enquanto o HRU é o mais lembrado entre os respondentes com ensino superior (25%), IJF e HGF são os mais citados entre as pessoas com ensino fundamental (19% e 18%, respectivamente). Assim como a escolaridade, o pódio é semelhante quando se analisa a renda dos entrevistados: o HRU é o mais citado entre as classes A e B (26%), seguido do Monte Klinikum (9,7%), IJF (8,2%), São Mateus (7,8%) e Antônio Prudente (6,6%).

Os demais hospitais lembrados pelo público geral foram São Mateus (4,4%), São Camilo (4,2%), Monte Klinikum (3,7%), UPA (2,6%) e São Carlos (2,4%), entre outros. A fração que não soube dizer o nome de nenhum hospital oscilou de 3,7%, em 2020, para 5,6%, nesta edição.