Ceará Universitário

Ceará Universitário

Glossário

BACHARELADO

Graduação que conduz ao grau de bacharel, com ênfase no desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para o exercício da atividade profissional.

CAMPUS

Área que compreende terreno e edifícios de uma instituição para fins de ensino e/ou investigação científica e tecnológica.

CENTRO UNIVERSITÁRIO

Instituições de Ensino Superior pluricurriculares, abrangendo uma ou mais áreas do conhecimento, que se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar.

CURSO SEQUENCIAL

Programa de estudos concebido por Instituições de Ensino Superior devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para atender a objetivos formativos definidos, individuais ou coletivos, oferecidos a estudantes regularmente matriculados em curso de graduação, a graduados ou àqueles que já iniciaram curso de graduação, mesmo não tendo chegado a concluí-lo.

CURSO TÉCNICO

Programa de nível médio para capacitar profissionalmente, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas atividades do setor produtivo.

CURSO TECNOLÓGICO

Os tecnólogos são aptos a desenvolver atividades levando em conta suas implicações e relações com o processo produtivo, a sociedade e o meio ambiente. Os cursos têm, em média, dois anos de duração e são voltados, basicamente, para quem tem experiência profissional em determinada área, mas ainda não possui curso superior.

DOUTORADO

Curso de aprofundamento, com duração média de quatro anos, voltado para a formação de pesquisadores em determinado campo da ciência. O projeto de pesquisa deve apresentar algum assunto inédito. Além do cumprimento das horas-aula exigidas, o aluno deve se dedicar à elaboração de uma tese, que pode ser validada pela publicação em veículos científicos de qualidade reconhecida ou pela obtenção de patentes.

DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL

Turmas conduzidas por uma instituição promotora nacional nas dependências, necessariamente, de uma instituição de ensino e pesquisa receptora. As turmas, nacionais ou internacionais, poderão ser oferecidas em fluxo contínuo, não existindo, portanto, calendário para abertura e término de solicitações.

ENEM

Exame Nacional do Ensino Médio. As Instituições de Ensino Superior podem utilizar a nota do Exame como meio de processo seletivo de quatro modos: fase única, primeira fase, combinado com o vestibular tradicional e fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

ESPECIALIZAÇÃO

Voltada para pessoas que desejam atualização e aperfeiçoamento em algum aspecto técnico-profissional de seu trabalho.

FACULDADE

Instituições de Ensino Superior devidamente credenciadas. Esse status precede a condição de centro universitário ou universidade.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil, criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é uma ação do Ministério da Educação (MEC) que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

GRADUAÇÃO

Formação tradicional que confere diploma de bacharel, licenciado, tecnólogo ou título específico referente à profissão.

GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

Ensino cuja relação professor-aluno não é presencial. Ocorre utilizando meios como televisão, material impresso e internet. As avaliações exigem a presença do aluno nas instituições de ensino.

GRADUAÇÃO FLEX

Meio-termo entre o modelo presencial e o formato a distância. Oficialmente, pertence à modalidade EAD, no entanto, oferece ao aluno uma quantidade maior de aulas e atividades presenciais.

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

Modalidade de ensino que exige a presença do aluno em, pelo menos, 75% das aulas e em todas as avaliações.

GRADUAÇÃO SEMIPRESENCIAL

Modalidade que oferece uma parte das aulas em formato presencial e a outra parte a distância.

GRADUADOS OU
SEGUNDA GRADUAÇÃO

Forma de ingresso com aproveitamento de disciplinas, tornando o processo formativo mais breve.

IGC

O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Ensino Superior. Seu cálculo é realizado anualmente, sempre considerando um triênio, e a nota pode variar entre 1 e 5.

LATO SENSU

Nível de pós-graduação que inclui os programas de especialização e os cursos de MBA. Possui duração mínima de 360 horas e garante ao aluno um certificado de conclusão. Os cursos dessa categoria independem de autorização e reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), mas devem atender ao disposto nas normas de funcionamento estabelecidas pelo órgão.

LICENCIATURA

Graduação voltada para a formação de docentes de educação básica.

LL.M

Abreviação de Latin Legum Magister. Trata-se de um diploma de pós-graduação em Direito reconhecido internacionalmente.

MANTENEDORA

Pessoa jurídica de direito público ou privado que provê os recursos necessários para o funcionamento, nesse caso, de Instituições de Ensino Superior.

MBA

Do inglês Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios). Trata-se de uma modalidade de pós-graduação lato sensu, uma especialização.

MESTRADO

Com duração média de dois anos e meio, possibilita ao aluno uma formação mais profunda em determinada área. Pode ser voltado para docência em nível superior ou para atividade de pesquisa. A defesa de uma dissertação sobre o seu tema de pesquisa é requisito para a conclusão do curso, além do cumprimento das horas-aula exigidas.

MESTRADO ACADÊMICO

Enfatiza a pesquisa acadêmica e a docência, voltadas ao desenvolvimento de conhecimentos que contribuam para aumentar ou aprofundar temas relevantes para a sociedade.

MESTRADO INTERINSTITUCIONAL

Turmas conduzidas por uma instituição promotora nacional nas dependências, necessariamente, de uma instituição de ensino e pesquisa receptora. As turmas, nacionais ou internacionais, poderão ser oferecidas em fluxo contínuo, não existindo, portanto, calendário para abertura e término de solicitações.

MESTRADO PROFISSIONAL

Enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao aperfeiçoamento de um alto nível de qualificação profissional. Visa, principalmente, formar profissionais capazes de refletir sobre suas práticas e de analisar situações cotidianas, antecipando-se a elas e valorizando a multidisciplinaridade. Tem como insumo informações vindas da administração.

NATUREZA JURÍDICA

Indica de onde a instituição surgiu, os princípios e a essência.

PÓS-GRADUAÇÃO

Modelo de ensino destinado às pessoas que concluíram um curso de graduação.

PROUNI

O Programa Universidade para Todos promove o acesso às universidades particulares brasileiras para estudantes de baixa renda que tenham estudado o Ensino Médio exclusivamente em escolas públicas.

SISU

Sistema de Seleção Unificada desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase do processo seletivo.

STRICTO SENSU

Nível de pós-graduação que confere ao estudante título de mestre ou doutor. Os cursos dessa categoria são sistematicamente avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

TRANSFERÊNCIA

Deslocamento de alunos entre Instituições de Ensino Superior.

UNIVERSIDADE

Caracteriza-se pela indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. São instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano.

VESTIBULAR PROGRAMADO

Similar ao vestibular tradicional, no entanto, possibilita ao inscrito participar do exame em uma data extraoficial, selecionada dentre as oferecidas pela instituição.

VESTIBULAR TRADICIONAL

Processo em que a instituição torna públicas as datas relacionadas à seleção de novos alunos, como período de inscrição e de matrícula. Pode ocorrer em uma ou duas fases e apresentar provas com estruturas diferentes, incluindo questões objetivas e/ou dissertativas.

 

FONTES: Ministério da Educação (MEC); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).