Anuário Datafolha Top Mind 2021-2022

Pesquisa Exclusiva

FARMÁCIA

Quando se fala em Farmácia, a Pague Menos segue como a marca mais lembrada pelos cearenses. Nesta edição, a rede atingiu seu melhor índice na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, com 76,2%, ante 69,5% da pesquisa anterior. Com mais esta conquista, a Pague Menos segue líder absoluta na categoria obtendo o primeiro lugar em todas as edições do levantamento. A Pague Menos também tem destaque entre os que possuem renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos com 88,4% das menções.

Em seguida, apareceram Drogasil (4,5%), Extrafarma (3,3%) e Farmácia do Trabalhador (2,6%). Um total de 2% dos entrevistados não soube informar o nome de nenhuma farmácia.

Nas classes A e B, a porcentagem da Pague Menos é um pouco maior, chegando a 78,4% de recall. Neste recorte de classe, a Drogasil (8,4%) ultrapassa a Extrafarma (4,2%), e a Farmácia do Trabalhador apresenta 1,3% das menções. Aqui, apenas 0,6% não soube ou lembrou nenhuma marca da categoria.

Presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, a rede de Farmácias Pague Menos conta, hoje, com cerca de 1.124 lojas (até o fechamento da publicação), 822 unidades do Clinic Farma e mais de 20 mil colaboradores. A companhia possui 40 anos de atuação no mercado, completados em 2021, e está na mente dos consumidores quando a pergunta é “Qual a marca vem à cabeça quando se fala em farmácia?”.

“Acreditamos que esse resultado vem de uma estratégia robusta adotada pela Pague Menos em estar presente como referência no que fazemos, não apenas na mente do nosso cliente final, mas principalmente no coração. Como companhia, estamos sempre mapeando, estruturando e protegendo essa experiência tanto na loja física quanto no e-commerce”, destaca a diretora de marketing e gerenciamento de categorias da Pague Menos, Emanuele Rodrigues.

A varejista farmacêutica entrou na Bolsa de Valores (PGMN3) em setembro de 2020, realizando um desejo antigo, e em dezembro do mesmo ano anunciou o patrocínio à Seleção Brasileira de Futebol, até 2024. Em 2021, a Pague Menos comprou a Extrafarma por R$ 700 milhões.