Anuário Datafolha Top Mind 2021-2022

Pesquisa Exclusiva

FACULDADE

A Universidade de Fortaleza (Unifor) é a vencedora da categoria Faculdade pela sexta vez. Na edição passada, 2020- 2021, o recall foi de 21,5%, subindo para 23,6% nesta edição, 2021-2022, da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Trata-se do melhor índice registrado desde o início da pesquisa em 2002. A Unifor alcança 34% entre os mais escolarizados e 38,6% entre os mais ricos. No recorte das classes A e B, a porcentagem é de 32,6%.

“A pandemia de Covid-19 nos trouxe grandes ensinamentos e oportunidades. Tivemos muitos desafios, mas conseguimos superar e nos concentrar em mostrar à sociedade o papel de uma universidade responsável. Ressignificamos a nossa atuação em um momento decisivo para o mundo e contribuímos com conhecimento, assim como amparamos nossos alunos e colaboradores”, destaca a reitora da Unifor, Fátima Veras. Inaugurada em 1973, a Unifor conta com corpo docente composto por 1.100 professores divididos em cursos de graduação e pós-graduação (educação continuada, mestrado e doutorado), com mais de 80% de mestres e doutores.

“Estamos passando por uma grande flexibilização na educação brasileira, na qual o ensino precisa ser cada vez mais adaptado às demandas do mundo atual. Essas constantes mudanças não nos assustam. Afinal, qualquer que seja o desafio que venha pela frente, a Universidade de Fortaleza está bem preparada para enfrentá-lo. Acreditamos que são posicionamentos como estes que nos credenciam perante a sociedade cearense, e contribuem para que a Universidade de Fortaleza seja uma instituição de ensino superior sempre presente no coração e na memória do nosso povo”, complementa a reitora.

As demais faculdades lembradas foram UFC (17,7%), Centro Universitário Estácio (7,2%), Ateneu (4,7%, em provável referência à UniAteneu), Edson Queiroz (4,1%, provavelmente, em referência à Unifor, pertencente ao Grupo Edson Queiroz), Farias Brito (3,3% em provável referência à FB Uni), UniChristus (3,3%), Federal (em provável referência à UFC, 2,9%), Fanor (2,9%, em provável referência à UniFanor), Maurício de Nassau (2,7%, em provável referência ao Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau)), entre outras menos citadas.

A parcela que declarou não lembrar o nome de nenhuma faculdade oscilou de 10,5%, em 2020, para 7,2%.

Ao observar as respostas das classes A e B, a Unifor permanece como vencedora isolada, diferente da pesquisa anterior, quando dividiu o primeiro lugar com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Mesmo sendo mais lembrada agora, com 25,2%, que no levantamento anterior, quando obteve 24,5%, a instituição federal caiu para a segunda colocação.