Futebol Cearense

Futebol Cearense

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL (CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a entidade máxima do futebol no Brasil e foi fundada em 8 de junho de 1914, sob a denominação Federação Brasileira de Sports (FBS). A CBF como é conhecida atualmente foi fundada em 24 de setembro de 1979, após o desmembramento da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), entidade sucessora da FBS.

A CBF é a responsável por gerir todas as categorias da seleção brasileira de futebol. São três categorias fixas no feminino: Profissional, Sub-20 e Sub-17. A modalidade masculina conta com cinco grupos fixos: Profissional, Olímpico, Sub-20, Sub-17 e Sub-15, além das categorias de transição, Sub-16 e Sub-18.

Hoje, a CBF organiza 19 competições nacionais em seu calendário anual, dessas, sete são para o futebol de base e três para o campeonato feminino. O e-Brasileirão também é comandado pela CBF, modalidade de competições de games que ultrapassa 20 mil inscrições por ano. Em 2020, passou a fazer parte do calendário a Supercopa, o duelo entre os campeões brasileiro e da Copa do Brasil. Ao todo, a Diretoria de Competições da CBF realizou mais de dois mil jogos em sua temporada, distribuídos pelas cinco regiões do País.

CERTAMES ORGANIZADOS PELA CBF:

Campeonato Brasileiro Séries A, B, C e D
Campeonato Brasileiro Feminino Séries A-1 e A-2
Campeonato Brasileiro Sub-20
Campeonato Brasileiro Sub-17
Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18
Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16
Campeonato Brasileiro de Aspirantes
Copa do Brasil
Copa do Brasil Sub-20
Copa do Brasil Sub-17
Supercopa do Brasil
Supercopa Sub-20
Supercopa Sub-17
Copa do Nordeste
Copa do Nordeste Sub-20
Copa Verde
E-Brasileirão

RANKING GERAL DA CBF

O ranking geral da Confederação Brasi- leira de Futebol (CBF) foi criado em 2003 para substituir a forma antiga de ranquear os pontos do Campeonato Brasileiro. Dez anos depois, com a reformulação da Copa do Brasil, o ranking passou a admitir clubes que jogaram a Copa Libertadores e a levar em conta os resultados das últimas cinco temporadas das equipes.

Para chegar à quantidade de pontos e formar o ranking, são analisados alguns critérios conforme indicado na tabela abaixo:

NOVO RANKING DA CONMEBOL TEM CEARÁ EM 107° E FORTALEZA EM 229°

Em dezembro de 2021, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou seu ranking após o fim de mais uma temporada do futebol sul-americano. A Conmebol é a confederação das associações nacionais de futebol da América do Sul.

Classificados para competições internacionais em 2022, Ceará e Fortaleza apareceram entre os 230 primeiros colocados na listagem da Conmebol. O Vovô joga em 2022 a Copa Sul-Americana pelo segundo ano consecutivo e ocupa a 107ª posição. Já o Leão, que disputa em 2022 a Copa Libertadores da América pela primeira vez em sua história, está na 229ª colocação.

O posicionamento de cada um dos clubes no ranking é importante para os sorteios tanto da Libertadores quanto da Copa Sul-Americana.

RANKING DAS FEDERAÇÕES

Em 2022, o ranking nacional das federações traduz os resultados do ranking de clubes da CBF e comprova o crescimento do futebol cearense no cenário nacional. A Federação Cearense de Futebol (FCF) ganhou mais uma posição na listagem por federações e assumiu o sétimo lugar, com 25.595 pontos, o maior valor da região Nordeste desde a criação do ranking.

As equipes cearenses que mais pontuaram foram Ceará, Fortaleza e Ferroviário. Com a boa campanha realizada em 2021, o Tricolor do Pici alcançou a 11ª colocação no ranking da entidade, somando 10.841 pontos, melhor posição ocupada por uma equipe cearense na história. Com 9.537 pontos, o Ceará está na 13ª colocação e o Ferroviário vem mais atrás, na 52ª colocação, com 2.205 pontos.

Desde sua criação, o ranking é liderado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), com 83.474 pontos, seguido por Rio de Janeiro (50.473), Rio Grande do Sul (44.106), Minas Gerais (40.274), Paraná (34.359) e Santa Catarina (27.581).

RANKING DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E ESTATÍSTICAS DO FUTEBOL (IFFHS) COLOCA O CEARÁ ENTRE OS 100 MELHORES CLUBES DO MUNDO EM 2021; FORTALEZA APARECE EM 156º

A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS – sigla em inglês) divulgou o ranking dos melhores clubes do mundo em 2021. De acordo com a pesquisa, realizada anualmente pelo órgão, o Ceará ocupa a 91ª colocação, enquanto o Fortaleza aparece em 156º lugar.

A avaliação é feita de acordo com todas as competições que os clubes disputaram entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021. As posições são baseadas na quantidade de pontos obtidos por cada equipe nas competições ao longo do ano.

As competições nacionais também são contabilizadas de acordo com o seu peso, definidos pela posição dos clubes no ranking. Ou seja, caso muitos times brasileiros figurem nas primeiras posições, consequentemente o Brasileirão da Série A se torna mais bem posicionado na avaliação da IFFHS. Os campeonatos mais fortes possuem peso 4.

Em 2022, Ceará e Fortaleza disputam competições internacionais e podem melhorar suas colocações ao final do ano.