Anuário Datafolha Top of Mind 2016

Anuário Datafolha Top of Mind

Aguardente

Pesquisa publicada no Anuário do Ceará 2016-2017

Segmento Aguardente

aguardente-total

Líder isolada da categoria desde a primeira edição da pesquisa, Ypióca atinge, no atual levantamento, seu melhor resultado. A taxa dos que citaram a marca oscilou de 68,4% para 72,9%. Distantes da líder, ainda foram citadas Colonial (4,1%), Sapupara (2,6%), 51 (1,3%), Pitú (1,3%) e outras, que obtiveram índices inferiores a 1%. A taxa dos que não souberam responder passou de 12,8% no ano passado para 14,9% na edição deste ano.Cachaça é a segunda bebida alcoólica mais consumida do Brasil, perdendo, apenas, para a cerveja. Segundo a Nielsen Company, a categoria de cachaça é dona de 50% do market share do mercado de destilados do Brasil.

Ypióca é uma aguardente de cana produzida no Ceará desde 1846, quando foi fundada pela família Telles, em Maranguape. A sede da empresa tem endereço na Capital cearense, mas, em 2012, a britânica Diageo comprou a marca Ypióca por R$ 900 milhões. Alessandra Liberman, gerente de marketing de cachaça da Diageo, ressalta que a marca centenária se tornou um símbolo do Ceará. “Sua tradição, sua qualidade e seu cuidado na produção a tornou sinônimo de cachaça.”

A segunda colocada, Colonial, tem atuação no mercado há nove décadas. A história remete a 1923, quando Tibúrcio Targino implantou novos métodos de plantio da cana e produção de aguardente no Ceará. A marca passou por diversas transformações. Hoje, são 13 produtos comercializados pela empresa, como as cachaças clássica, export, coleguinha uva, burrim, coco e Guaramiranga. A logística da Colonial é formada pela força de vendas integrada, o que garante a expedição do produto aos mercados nacional e internacional.

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  • Educação
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    Faculdade

    Pesquisa publicada no Anuário do Ceará 2016-2017

    Segmento Faculdade

    faculdade-total

    Com crescimento de seis pontos percentuais, a Universidade de Fortaleza (Unifor) isola-se na liderança na categoria Faculdade. A marca passou de 15,8% de recall na edição passada para 21,9% das menções na edição atual, superando a Universidade Federal do Ceará (UFC), que liderou a categoria no ano passado e, nesta edição, ocupa a quarta posição do ranking. A UFC caiu 12,8 pontos percentuais, passando de 17,4% para 4,6% no atual levantamento. No segundo lugar da categoria, está a Faculdade Farias Brito (5,7%).
    A marca Faculdade Integrada do Ceará (FIC) obteve 5,6% de recall, e Estácio ficou com 4,1%. As duas marcas, contudo, referem-se à mesma instituição, o Centro Universitário Estácio do Ceará. A taxa dos que não se lembram de nenhum nome quando se fala em faculdade oscilou de 17,4% para 22,3%.

    A Unifor foi inaugurada em 1973 pelo industrial e primeiro chanceler da instituição, Edson Queiroz. A Universidade está instalada em um campus de 720 mil metros quadrados, onde há aproximadamente 300 salas de aula e mais de 230 laboratórios especializados. O campus também é composto por auditórios, salas de vídeo, biblioteca, centro de convivência, núcleo de atenção médica, clínica odontológica, parque desportivo, teatro, espaço cultural, escritório para a prática jurídica, empresas juniores, TV universitária, escola de ensino infantil e fundamental, além de outros núcleos de prática acadêmica e de pesquisa. A visão da marca é ter a preferência regional e estar entre as 10 melhores universidades particulares do Brasil.

    O diretor-superintendente da Organização Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante, destaca a importância de uma boa comunicação para as marcas do grupo. “A ideia é enfatizar o nosso compromisso com a qualidade, ressaltando sempre cada um dos segmentos que compõem a Organização Educacional Farias Brito: FB Baby, FB Júnior, FB Jovem, FB Vestibular e Faculdade Farias Brito (FFB).”

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