Anuário Datafolha Top Mind 2021-2022

Pesquisa Exclusiva

AGUARDENTE

Pela 13ª vez, Ypióca é a vencedora da categoria Aguardente, da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2021-2022. A marca foi espontaneamente lembrada por 63,6% dos moradores adultos de Fortaleza, ante 62,6% da pesquisa 2020-2021.

A história de Ypióca começou em Maranguape, a 26,6 km de Fortaleza, em 1846. Em 2021, a marca de cachaça mais antiga do Brasil chegou aos 175 anos. Desde 2012, a marca é de propriedade da multinacional britânica Diageo.

“É a destilaria própria com o maior parque de envelhecimento de cachaça do mundo e primeira marca de cachaça a alcançar exportações para mais de 40 países ao longo de sua trajetória. Mesmo indo tão longe, Ypióca nunca deixou de ser uma marca essencialmente cearense, ligada à cultura e à história marcante do povo dessa terra e sempre busca enaltecer o quanto isso é importante para a identidade da marca e preservar as suas raízes”, afirma Paula Lopes, head de White Spirits & Cachaça da Diageo.

O rádio e a mídia exterior são os canais mais utilizados pela Ypióca, além da parceria com os pontos de venda, por meio das pinturas de bares, que procuram aproximar a marca do consumidor e geram visibilidade.

A Ypióca alcança índices mais altos entre os entrevistados com idades entre 26 e 40 anos (75,8%) e entre os mais escolarizados (78,1%). 

As demais marcas lembradas foram Colonial (4,6%), Pitú (2,1%), Chave de Ouro (1,7%), 51 (1,3%) entre outras menos citadas. A fração que não soube dizer o nome de nenhuma marca de aguardente ficou estável ao atingir 18,8% (era 19% na pesquisa anterior).

Colonial é outra marca tradicional do segmento no Ceará. A aguardente, contudo, encerrou a produção e apenas comercializa seus estoques.