Anuário Datafolha Top Mind 2021-2022

Pesquisa Exclusiva

TOP DO TOP

As marcas Samsung, Coca-Cola e Nestlé dividem a liderança na categoria Top do Top desta edição 2021-2022. Destaque da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, a categoria traz as marcas que estão mais presentes na mente dos consumidores, independentemente do segmento. Pensou qualquer que seja marca, qual o primeiro nome que vem à cabeça?

O empate técnico, considerando a margem de erro da pesquisa, de quatro pontos para mais ou para menos, coloca no topo as marcas Samsung, Coca-Cola e Nestlé. É utilizado o teste estatístico de proporção como critério de desempate, porém, mesmo com a aplicação do teste, o empate triplo permanece.

A Samsung oscilou de 6,7%, em 2020, para 7,2%; a Coca-Cola passou de 5,3% para 6,8%; e a Nestlé manteve-se com 5%. Coca-Cola é a maior vencedora na categoria Top do Top, com 13 conquistas em 13 edições, sendo oito vezes com vitória isolada. Nestlé tem quatro conquistas, e Samsung, duas. Na edição passada, o primeiro lugar da Top do Top foi dividido por quatro marcas: Samsung, Coca-Cola, Nestlé e Ypê.

Para o diretor regional da Solar Coca-Cola, Geancarlo Brito, o reconhecimento no Estado deve-se à presença de uma das principais fábricas da empresa. “Ficamos extremamente felizes que os cearenses recebam tão bem nossos produtos. O Ceará recebe uma de nossas principais fábricas, o que nos proporciona uma ligação muito forte com o Estado. É com muito orgulho que a Solar produz e distribui os produtos do Sistema Coca-Cola aqui para cada um de nossos mais de 44 mil pontos de venda”, comemora.

O gestor informa que, durante a pandemia de Covid-19, foram realizadas ações de apoio ao pequeno varejo, como crédito para reabastecer o estoque, e atividades como orientação relacionada a estratégias de manutenção dos negócios, por meio de uma parceria com o Sebrae.

“Temos orgulho de, mesmo em tempos tão desafiadores, podermos movimentar a economia, sempre com foco em tomar todas as medidas possíveis para proteger as pessoas, clientes, consumidores, parceiros e a sociedade como um todo”, comenta Brito.

Possibilitar uma experiência focada em otimizar os serviços para um relacionamento mais próximo do cliente é um dos objetivos da Samsung, segundo a gerente de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil, Sabrina Compatangelo. “Trabalhamos para atender as necessidades dos consumidores do Estado, trazendo o que há de mais inovador em tecnologia, focados no propósito de empoderar o consumidor para tornar o mundo melhor por meio da inovação”, declara Compatangelo.

Completando 100 anos de presença no Brasil, a Nestlé ressalta que o reconhecimento pelos cearenses é fruto dessa trajetória. “Construímos um relacionamento importante com os brasileiros ao longo desses anos, fazemos parte das histórias das famílias. E, por isso, nos preocupamos em falar com todas as regiões e com todos os brasileiros, estamos sempre em busca de entender nossos consumidores e o que eles procuram”, afirma a diretora de comunicação & branding da Nestlé, Carine Mahler.

Outras marcas lembradas pelo público geral foram Nike (4,5%), O Boticário (3,5%) e Oi (3%), entre outras menos citadas. A taxa dos que não souberam informar o nome de nenhuma marca é de 4,3%, ante 2,8% do levantamento do ano passado.

Entre as classes A e B, levando em conta a margem de erro de sete pontos percentuais para este recorte, o empate da primeira colocação inclui as marcas Samsung (8,6%), Coca-Cola (8,4%), Apple (5,3%), Nike (5%) e Nestlé (4,9%). Na edição passada, a taxa das pessoas dessas classes que não souberam citar nenhuma marca foi 0%, já este ano o número é 3,2%.