As duas maiores forças do futebol cearense, Ceará e Fortaleza, retornaram em 2025 ao palco mais vistoso quando se fala em competições nacionais desta era: o Brasileirão. Foram necessários dois anos para que ambos participassem de forma simultânea da competição novamente, após a queda do Alvinegro em 2022 para a Série B.

No que tange aos clubes do Nordeste de modo geral, outros destaques que fazem parte desta temporada são EC Bahia (hoje Sociedade Anônima do Futebol - SAF, adquirido pelo grupo City em maio de 2023 por cerca de R$ 100 milhões), que utilizou parte do investimento para contratar os nomes mais caros já vistos do futebol no Nordeste do País, tais como o meio-campista Caio Alexandre por R$ 24,3 milhões — ex-Fortaleza —, Jean Lucas por R$ 24,2 milhões, e outros nomes importantes que nasceram no estado do Ceará, como o atacante Erick Pulga, ex-Ceará SC, comprado pelo Esquadrão de Aço por cerca de R$ 18 milhões.
Além do Bahia, outros dois clubes do Nordeste estão na Série A em 2025: Sport Clube do Recife (PE) e o Esporte Clube Vitória (BA). O Fortaleza que, assim como o Bahia, é uma SAF, trouxe reforços muito significativos e que deram o que falar no mercado.
A contratação do ex-zagueiro da seleção brasileira e com passagens expressivas por times europeus e brasileiros, David Luiz, é um marco na história do Tricolor do Pici, sendo uma das maiores contratações do futebol cearense e nacional. Aos 37 anos de idade, David Luiz estabeleceu um contrato de duração até 31 de dezembro de 2026, com opção de renovação por mais um ano.
David Luiz foi o quinto reforço do Fortaleza para a temporada de 2025. Ele se juntou a outros nomes importantes, como o zagueiro argentino Gastón Ávila; o goleiro Brenno Oliveira; o lateral-esquerdo Diogo Barbosa e o meia argentino Pol Fernández.
Este deixou o clube, no meio da temporada, assim como outros em meio à crise de rendimento da equipe, que foi parar na zona do rebaixamento. Especificamente tratando do mercado futebolístico cearense, a chegada do meio-campista Moisés ao Fortaleza foi a de maior valor até então, custando aos cofres do clube um montante de R$ 18,4 milhões.
Em 2025, o Fortaleza participa de diversas competições nacionais e internacionais. No Campeonato Cearense, o clube chegou à final, mas terminou como vice-campeão. Mesmo com o empate, o Ceará ganhou o título de campeão cearense este ano. Em 2025, o Leão disputou além do Cearense, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil, a Copa Libertadores da América e o Brasileirão.

O Ceará, por sua vez, veio de uma contenção de gastos no ano de 2024 com foco em manter-se no alto escalão do futebol nacional durante os anos subsequentes. Para isso, o presidente do time, João Paulo Silva, vendeu peças consideradas preciosas (Erick Pulga e Saulo Mineiro, por exemplo) para trazer jogadores mais baratos e que poderiam agregar mais, como foi o caso do centroavante Pedro Raul, que já teve aparições brilhantes com a camisa alvinegra.
Outras quatro contratações que tiveram boa recepção por parte dos torcedores foram: o ponta-esquerda Pedro Henrique, o lateral-direito/meio-campista Dieguinho, o defensor William Machado e o lateral-direito Fabiano Souza.
O alvinegro elenca diversas competições. No Campeonato Cearense, o clube conquistou o título estadual, derrotando o Fortaleza na final e assegurando seu 47º campeonato.
Em julho, a estimativa de receita em 2025 era recorde: R$ 250 milhões. Em 2022 - ano do rebaixamento para a Série B, quando os direitos de transmissão eram pagos pela Rede Globo, a maior receita com o contrato foi de R$ 59 milhões. Ao passar a integrar a Liga Forte, o Vovô estimava 2025 com R$ 100 milhões somente com contrato de TV.
Para disputar o Brasileirão 2025, o Ceará Sporting Club calculou em percorrer entre 50 mil e 60 mil km, distribuídos em voos comerciais, fretados e trechos finais de ônibus. A maior parte das viagens é feita em voos comerciais.
Viajam, em média, 50 membros. Sendo estes 23 ou 24 atletas, técnico, dois auxiliares, preparador físico, preparador de goleiro, dois analistas de desempenho, um médico, dois fisioterapeutas, um roupeiro e um massagista, um nutricionista, um representante de marketing, um representante da comunicação, um executivo de futebol, um diretor de futebol, um coordenador técnico e um supervisor de futebol. O restante da comitiva fica entre presidência e diretoria.
Fonte: Supervisão de Futebol do Ceará.
O Fortaleza Esporte Clube viaja, na maioria das vezes, utilizando voos comerciais. Os voos fretados são usados de forma estratégica, para um melhor fluxo da
equipe e para evitar as normas comerciais da malha aérea.
Durante a temporada 2025, apenas para participação na Série A, foram estimados para a equipe cerca de 90 mil quilômetros. Participam da viagem entre 40 e 50 profissionais.
A depender da logística, caso de maior distância ou tenham mais dias de viagem, esse número pode aumentar. Além de atletas e membros da comissão técnica, como preparador físico, preparador de goleiros, auxiliares, psicólogos, há integrantes do staff e dirigentes.
O staff tem médico, nutricionista, fisiologista, fisioterapeuta, membros da comunicação, seguranças, massagista e rouparia. Entre os dirigentes, estão CEO, supervisor de futebol, coordenador técnico e gerente de futebol.
Fonte: Departamento de Saúde e Performance do clube, do setor de fisiologia do Fortaleza.
Com o intuito de unificar os clubes das principais divisões do futebol brasileiro, criar uma liga independente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e obter maior participação nos direitos de transmissão, as principais equipes do âmbito nacional deram início a um movimento que gerou a criação da Liga Forte União (LFU) e da Liga do Futebol Brasileiro (Libra).


Apesar de terem ideias semelhantes para a reestruturação de determinados pontos do futebol brasileiro, ambas as ligas apresentaram determinadas divergências, sobretudo quanto à distribuição do dinheiro e na forma de gestão de uma possível liga unificada.
A origem da LFU ocorreu em 2021, surgindo da junção de dois grupos: a Liga Forte Futebol (LFF) e o Grupo União. A associação tem um ponto de vista mais igualitário, tendo o seu principal foco voltado para o equilíbrio e o crescimento coletivo.
Entre os clubes da Série A que compõem o grupo, estão Botafogo, Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco.
Marcelo Paz, CEO do Fortaleza Esporte Clube (FEC), é o presidente da LFU e tem atuado como uma figura central para a unificação das ligas, visando a uma gestão mais equilibrada e representativa para os clubes.
Enquanto isso, a Libra foi fundada em maio de 2022 para fazer frente à LFU a partir de uma nova perspectiva sobre a distribuição de receitas.
Os membros dessa associação defendem que os clubes devem receber de acordo com o tamanho da torcida e a audiência que geram no mercado. Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos e Vitória são os representantantes da Libra que fazem parte da Série A em 2025.
Em meio a uma disputa inflamada por audiência, empresas que não necessariamente surgiram no mercado audiovisual, mas que aderiram à febre dos streamings, como a Amazon — nascida como uma livraria eletrônica e hoje uma das lojas virtuais mais relevantes do mundo —, e que agora criou o Amazon Prime Video. Exclusivamente na plataforma, é possível assistir a jogos da Copa do Brasil, por exemplo.
Seguindo a linha da Amazon, o Paramount+, da produtora de mídia e entretenimento Paramount, surgiu como uma alternativa de sair da telona de cinema e ir para as telas residenciais.
Nele, são transmitidas com exclusividade as partidas da Conmebol Libertadores e Sudamericana. Nas décadas passadas, os jogos de futebol eram um conteúdo característico das redes de televisão no Brasil, com destaque para a TV Globo, responsável por transmitir jogos históricos durante uma era, a qual também é detentora de outros canais televisivos, sendo eles o SporTV (TV a cabo) e outro para assinantes, o Premiere Play.
Tendo em vista a desfragmentação do mercado, em 2025, a rede Record adquiriu uma fatia dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro Série A. A rede Bandeirantes também incluiu em sua grade a Série B e alguns campeonatos estaduais, como o carioca.
Mesmo com esta movimentação das emissoras de TV, os streamings se tornaram opções mais acessíveis aos amantes do desporto. A título de comparação com o Premiere Play é R$59,90, em julho de 2025, a assinatura mensal do Amazon Prime Video é de R$ 19,90, enquanto a do Paramount+ é R$ 18,90.
Outra virada de chave no meio de comunicação esportivo foi a criação dos canais independentes, veiculados por meio das redes sociais, tais como o Facebook e o YouTube. Para o espectador assistir a uma partida de futebol, nestes casos, basta ter acesso à internet e um celular, computador ou Smart TV.
Um dos pioneiros deste formato de transmissão no País foi o canal Esporte Interativo (hoje propriedade da TNT Sports), que, a partir de 2018 até o começo de 2021, migrou da TV paga para dedicar-se integralmente ao Facebook. Na rede social, acontecia a transmissão do maior torneio no continente europeu, a UEFA Champions League (Liga dos Campeões).
Contudo, as transmissões por meio das mídias sociais tiveram maior vazão no segundo semestre de 2022, durante a Copa do Mundo, quando o jornalista esportivo Miguel Vieira da Silva Ferreira, conhecido como Cazé, fundou a “Cazé TV”. Após o evento, o canal realizou a cobertura das Olimpíadas de 2024 em Paris, fator considerado revolucionário.
Em 2025, a Cazé TV transmite todos os jogos do Campeonato Paulista, Brasileirão Série A (um jogo por rodada), e competições ao redor do globo (Mundial de Clubes 2025, Ligue 1, Bundesliga, Europa League, Conference League e outras), além de algumas partidas do futebol feminino e demais esportes.
Patrocínios milionários. Às vezes, até bilionários. Esse é o poder de aquisição das casas de apostas nos dias de hoje.
No futebol, os efeitos já são mais do que notáveis. Logotipos estampados no meio da camisa do time, estádios que levam o nome da casa — tendo os naming rights vendidos —, nas placas de anúncios que ficam ao redor do gramado, propagandas televisivas realizadas ostensivamente e eventos esportivos financiados por elas. Praticamente, elas estão em todo lugar.
Flamengo-RJ, Corinthians-SP e Palmeiras-SP são as equipes que lideram os maiores patrocínios do futebol brasileiro em 2025, todos sendo casas de apostas. O Rubro-Negro carioca figura em primeiro lugar nesse quesito após fechar um acordo com a PixBet para receber R$ 115 milhões em 2025.
Na segunda posição aparece o Corinthians, que embolsa R$ 103 milhões oriundos da parceria com a Esportes da Sorte. O alviverde paulista vem logo depois fechando o pódio com R$ 100 milhões pagos pela Sportingbet.
Dentre as equipes que comercializaram os naming rights de seus estádios para empresas do setor de apostas, destaca-se o Santos-SP, que firmou um acordo de R$ 150 milhões por 10 anos. Com isso, a tradicional Vila Belmiro passou a se chamar Vila Viva Sorte.
Além da equipe do litoral paulista, o Bahia entrou no mercado de naming rights. O seu estádio, palco da Copa do Mundo de 2014, agora tem como nome oficial Casa de Apostas Arena Fonte Nova, fruto de um contrato de R$ 52 milhões por quatro anos.
Outro equipamento utilizado no Mundial, a Arena das Dunas, em Natal-RN, agora leva o nome de Casa de Aposta Arena das Dunas, resultado de um acordo de R$ 6 milhões por cinco anos. E os clubes cearenses também não ficaram de fora desta nova onda. Tanto o Ceará, quanto o Fortaleza, firmaram parcerias grandiosas com as famosas “bets”.
O alvinegro assinou um contrato de R$ 46 milhões com a empresa Esportes da Sorte, válido até o fim de 2026, tornando-se o maior patrocínio da história do clube. Já o Leão fechou um acordo de R$ 70 milhões com a Cassino Bet, também válido até 2026, estabelecendo um novo recorde financeiro.
Além da presença marcante nas equipes brasileiras da Série A, com 18 dos 20 patrocinadores masters sendo casas de apostas, o setor utiliza figuras da mídia esportiva para divulgar suas plataformas e atrair mais pessoas para o universo das bets.
Essas movimentações demonstram um crescimento exponencial nas atividades de jogos de azar on-line no cenário brasileiro e como as fontes de receitas vêm se transformando, impulsionadas por novas dinâmicas de consumo e engajamento do torcedor.
O Clássico-Rei é o maior clássico de futebol do Estado, sendo também um dos maiores do Nordeste e do Brasil. A rivalidade ocorre entre os dois principais clubes cearenses: o Ceará Sporting Club (CSC) e o Fortaleza Esporte Clube (FEC).
O nome Clássico-Rei foi instituído em decorrência de uma matéria publicada no O POVO nos anos 1960. A manchete trazia os dizeres “choque-rei”, termo que logo foi adaptado para “Clássico-Rei”.
A manchete, do dia 6 de agosto de 1962, informava: “Ceará x Fortaleza: sensacional, amanhã. Completas as duas equipes para o ‘choque-rei’ do futebol cearense”. Antes, de acordo com matéria do O POVO de janeiro de 1962, o caderno de Esportes fez referência ao termo “choque-rei” por causa de uma partida entre Botafogo e Santos, considerado o “mais aguardado encontro de futebol dos últimos tempos”.
O livro “Almanaque do Clássico-Rei” (Edição do autor, 2023), do pesquisador José Renato Santiago Jr., destaca que o primeiro jogo entre Ceará e Fortaleza foi realizado em 1918 pelo campeonato Liga Metropolitana Cearense.
Com essa data marcada na história do futebol cearense, o centenário Clássico-Rei se solidifica a cada partida.Sob a gestão da Liga Metropolitana Cearense de Foot-Ball, entidade que organizava os torneios, à época, as competições de futebol no Estado começaram a ser disputadas em 1915.
O Ceará venceu as três primeiras edições da Liga Metropolitana, ainda sem a presença do Fortaleza. Em 1918, o Tricolor recém-criado teve a primeira participação no torneio garantindo o vice-campeonato, perdendo de 4 a 0 para o Ceará.
De lá para cá, já são 107 anos de vitórias, derrotas, empates e muita emoção nos Clássicos Rei.
A histórica rivalidade entre os clubes teve início em 1922, mais precisamente na final do Campeonato Cearense daquele ano.

O Fortaleza vinha de uma sequência de conquistas e tinha vencido a primeira partida da final. Com a mão na taça e empolgado com a última vitória, o Tricolor reservou o restaurante Rotisserie Sportman para comemorar o tricampeonato cearense.
Contudo, o Ceará conseguiu reverter a vantagem e goleou o Fortaleza por 4 a 1. Conquistando o Campeonato Cearense de 1922, o time ainda festejou o título no mesmo local que havia sido reservado para a comemoração do Tricolor.
Desde então, a rivalidade entre as equipes só aumentou ao longo dos anos.
O embate ganhou maior destaque nacional em 2019, quando os times voltaram a se enfrentar pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Os jogos foram realizados até 2022, ano de rebaixamento do Ceará. O time alvinegro retornou à Série A em 2025. Em confrontos eliminatórios, ocorreram duelos no Estadual, na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil.
Na história centenária dos Clássicos-Rei, muitos foram os embates diretos entre Ceará e Fortaleza. Em 2025, até o fechamento desta edição, aconteceram três, todos pelo Campeonato Cearense. O primeiro foi no dia 8 de fevereiro, com a vitória do Ceará por 2 a 1; o segundo aconteceu no dia 15 de março, com mais uma vitória do Ceará por 1 a 0; e o terceiro ocorreu no dia 22 de março, com empate entre as equipes por 1 a 1, que deu o título de campeão cearense 2025 para o Ceará.
O número total de clássicos diverge a partir da fonte. De acordo com dados fornecidos pelo Ceará, são 614 jogos: 207 vitórias do Alvinegro, 215 empates, 184 triunfos do Leão e oito resultados indefinidos.
O Fortaleza, por sua vez, registra 614 duelos: 187 vitórias do Tricolor, 217 igualdades e 206 triunfos do Vovô. O clube também reconhece que certos embates não foram documentados.
Os resultados indefinidos demonstram a longevidade do confronto, com placares que acabaram se perdendo pelo tempo.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a entidade máxima do futebol brasileiro e é responsável por gerir todas as categorias da Seleção Brasileira de futebol. Dentre outras atribuições, a CBF organiza competições nacionais para o futebol de base, futebol masculino e feminino.

Entre 238 clubes oficiais do futebol brasileiro, o Ranking Nacional de Clubes (RNC) estabelece uma classificação técnica com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais. Para chegar à quantidade de pontos e formar o ranking, são analisados
alguns critérios.
Pelo Campeonato Brasileiro, a pontuação é somada de acordo com a classificação do time e a série em que ele está. Caso participe da Copa do Brasil, os pontos podem aumentar de acordo com cada fase. Além disso, existem pesos e bônus que podem ser acrescentados aos pontos de cada equipe.
Assim, após a soma de todos os pontos, o ranking é formado. Em 2025, assim como em 2024, o Fortaleza continua entre os dez melhores times do Brasil no ranking da CBF, ainda ocupando a 9ª colocação, mas caiu de 12.350 para 11.616 pontos. No entanto, ainda está à frente de equipes como Grêmio (10º), Bahia (11º) e Internacional (12º). Em 2023, o Tricolor do Pici chegou ao 7º lugar.
O Ceará, que disputou a Série B pela segunda vez consecutiva, caiu quatro posições em 2024, saiu da 18ª para a 22ª posição, de 8.268 para 7.188 pontos. O Ferroviário, campeão da Série D em 2023, mas rebaixado para a categoria novamente no ano seguinte, mesmo assim subiu duas colocações em 2024 no ranking da entidade, para a 51ª posição, com 2.281 pontos, ante 2.209 pontos e o 53º lugar no ano antecessor.
Além do Ranking Nacional de Clubes, a CBF administra o Ranking de Federações, que classifica as entidades estaduais a partir da pontuação dos times filiados.
A Federação Cearense de Futebol (FCF) totalizou 26.310 pontos em 2025 e apareceu no 6º lugar. Em 2024, a FCF ocupou a mesma colocação, com 27.956 pontos. A Federação Paulista de Futebol (FPF) está na liderança, seguida por Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) e pela estreante no pódio a Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
Em dezembro de 2024, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou o ranking após o fim de mais uma temporada do futebol sul-americano. A Conmebol é a confederação das associações nacionais de futebol da América do Sul.
O ranking da Conmebol leva em consideração o histórico e a performance das equipes na Libertadores e na Sul-Americana.
No ano, o Ceará perdeu uma posição no ranking, enquanto o Fortaleza subiu de colocação. O Vovô ocupava o 63º lugar e, sem atuar internacionalmente na temporada, caiu para 64º. Já o Leão do Pici, após ser vice-campeão da Sul-Americana em 2023 e chegar às quartas de final da competição em 2024, foi de 39º para o 37º lugar.
No ranking mundial de clubes da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS - sigla em inglês), o Fortaleza está entre os 50 melhores times do mundo em 2024, sendo o décimo melhor dentre os sul-americanos.
O Ceará, ausente de torneios internacionais, não apareceu na lista do ano pela segunda vez.
As equipes apresentam várias oscilações nesse ranking. Em 2021, o Ceará ocupava a 91ª colocação, tendo subido para a 26ª posição em 2022, ao lado do Paris Saint-Germain (PSG), ambos com 192 pontos. Em 2023 e 2024, o Vovô não participou de torneios internacionais.
O Fortaleza, em 2021, nem aparecia entre os 100 melhores clubes. O Leão do Pici figurava na 156ª posição. No ano seguinte, subiu para a 81ª colocação e, em 2023, apareceu em 11º lugar, isso porque o clube foi vice-campeão da Copa Sul-Americana naquele ano.
Em 2024, após um desempenho mediano nas competições da Conmebol, eliminação na 3ª fase da Copa do Brasil, apesar da boa colocação na Série A do Campeonato Brasileiro, o Tricolor caiu algumas posições no ranking e ocupa a 43ª posição.
A avaliação é feita de acordo com todas as competições que os clubes disputaram entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024. As posições são baseadas na quantidade de pontos obtidos pela equipe nas competições ao longo do ano.
As competições nacionais também são contabilizadas de acordo com o peso, definido por meio da posição dos clubes no ranking. Ou seja, caso muitos times brasileiros figurem nas primeiras posições, a Série A do Brasileirão fica em melhor posição na leitura da IFFHS. Os campeonatos mais fortes têm peso 4.
Fonte: Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Dados referentes ao ano de 2024.
A edição de janeiro de 2025 do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, do Ibope Recupom, trouxe os resultados válidos sobre todo o ano de 2024 ao analisar o desempenho dos times brasileiros nas redes sociais.
O estudo anual considerou 50 clubes do País, listando o aumento nas inscrições no período e a variação em relação a 2022.
As redes consideradas foram Facebook, X (ex-Twitter), Instagram, Youtube e TikTok. Os dez primeiros clubes no ranking foram Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Vasco, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro e Fluminense, nesta ordem.
A pesquisa colocou o Fortaleza em 16º, sendo o clube do Estado com melhor desempenho digital ao longo do ano. Com cerca de 292 mil novas inscrições em suas redes, o Leão apresentou crescimento de 8%. No ranking combinado, a equipe ocupou o 17º lugar, com 4,1 milhões de inscritos.
O Ceará, por sua vez, ficou em 19º na análise de crescimento digital, sendo o quinto colocado considerando apenas equipes do Nordeste. Com 238 mil novos inscritos, a variação foi de 7%. O Alvinegro somou 3,6 milhões de inscritos.