Em 2027, o Brasil também será anfitrião da Copa do Mundo, desta vez, do Futebol Feminino, tendo Fortaleza como uma das oito cidades-sedes. O anúncio foi feito pela Fifa, organizadora da competição, no dia 7 de maio de 2025.

Outros estádios do Nordeste escolhidos foram a Arena Pernambuco e a Arena Fonte Nova, em Recife (PE) e Salvador (BA), respectivamente.
Fortaleza concorreu com outras 11 cidades brasileiras durante o processo seletivo. Além da capital cearense, foram selecionados os estádios:
O ano de 2024 foi uma temporada de incentivo ao futebol feminino com o acréscimo de mais duas modalidades no calendário da Federação Cearense de Futebol (FCF).
Durante o meio do ano, foi realizada a Copa Manjadinho Sub-15 Feminina. A competição que tem teor educativo é realizada exclusivamente em julho, período de férias escolares.
O certame contou com grupos na Capital e na Região do Cariri, além das disputas das categorias Sub-11 e Sub-14 masculinas.
No fechamento da temporada, a entidade realizou pela primeira vez o Torneio de Desenvolvimento Sub-16. Uma competição de rápida duração que teve quatro equipes na disputa. O certame aconteceu em dezembro de 2024.
André Rocha, gerente de futebol feminino do Fortaleza, comentou sobre a crescente do clube dentro da categoria.
"Temos muito orgulho de hoje ser o clube cearense melhor colocado no ranking do futebol feminino, mostra que estamos crescendo e trabalhando em busca do sucesso do Fortaleza na modalidade. Estamos consolidando nosso trabalho na base e a meta principal é conseguir o acesso à elite profissional, local onde as Leoas merecem estar e trabalhamos todos os dias para isso".
"Grande parte dessa evolução vem do apoio que temos no CT Ribamar Bezerra, que começa na qualidade do campo para treinos até na alimentação que as atletas no refeitório", disse André.
Aos 24 anos, a lateral Isabelle Mendes, natural de Pedro Leopoldo (MG), vai para a sua quarta temporada fazendo parte do time das Leoas.
"Desde que cheguei ao Fortaleza em 2022, é notável a evolução do clube. Seja nos campos do CT Ribamar Bezerra ou em qualidade de equipamento de academia, o Fortaleza não para de crescer e nos ajuda dentro e fora de campo. A nossa expectativa é que o clube continue nessa crescente e melhorando cada vez mais as nossas condições de jogo", afirma.
Erivelton Viana, técnico das Meninas do Vozão, destaca o futebol feminino: "é um projeto que se iniciou em 2018 e, com muito orgulho e com muito trabalho, vemos o crescimento, as conquistas que obtivemos".
"Vemos um departamento que, além das conquistas, que são importantes, trabalha na revelação de atletas. O trabalho é muito bem feito. Atletas que saíram daqui e foram para a Ferroviária (SP), Red Bull Bragantino (SP), Corinthians (SP), Botafogo (RJ), Grêmio (RS) e Internacional (RS)", ressaltou Erivelnto.
"É um departamento levado a sério, com muito profissionalismo, amor e carinho. O futebol feminino vem numa crescente, isso é importante. Logo teremos uma Copa do Mundo no Brasil e a tendência é que as coisas fiquem mais profissionais ainda", completou o técnico.
Jady, atacante do time do Ceará, está no projeto desde 2018.
"Era apenas um projeto e hoje somos um departamento de futebol do Ceará. O clube vem numa evolução, dando toda a estrutura para uma atleta profissional viver disso. Não é à toa que conquistamos cinco Cearenses, o acesso e o título da Série A2 em 2022. Sempre brigamos pelos objetivos", revelou a atacante.
"É um trabalho feito com responsabilidade e empenho. Hoje, no nosso elenco, temos várias meninas formadas pelo Ceará e continuaremos focados na luta por títulos e pelo acesso. Nosso principal objetivo é passar de fase e retornar à Série A2", pontuou a atleta.
Cearense Feminino (26/10 – 23/11): Ceará
Cearense Feminino Sub-17 (08/06 – 13/10): Fortaleza
Manjadinha Sub-15 (Capital): Ceará
Manjadinha Sub-15 (Cariri): R4
Torneio de Desenvolvimento Feminino Sub-16: Ceará
O Ceará é pentacampeão do Campeonato Cearense Feminino: levantou a taça mais recente, em 2024. Na ocasião, a equipe superou o Fortaleza, no Estádio Presidente Vargas. O clube retornou com o futebol feminino em 2018 e seguiu em atividades ininterruptas.

No Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino 2025, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as Meninas do Vozão estão na 22ª posição, com 3.880 pontos, sendo a terceira melhor equipe do Nordeste no RNC.
Em 2022, o Ceará faturou o título do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 ao vencer o Athletico-PR nos pênaltis, no Estádio Presidente Vargas, conseguindo alcançar o topo da modalidade, ao classificar-se à Série A1. Essa conquista é a maior da história da categoria do Time do Povo, sendo, também, a maior de um clube do Nordeste.
Quem carrega a coroa de maior artilheira do profissional é a atacante Michele Carioca, com 38 gols.
Devido ao rebaixamento da equipe masculina — em 2022 — e às dificuldades financeiras enfrentadas em 2023 e 2024, o clube reduziu o investimento para a modalidade.
No ano passado, optou por não disputar o Campeonato Brasileiro Feminino Série A2, passando a investir integralmente nas categorias de base, como processo de auxílio ao profissional, que disputaria o Campeonato Cearense Feminino.
Em 2024, com uma equipe composta predominante por atletas da base, fruto do investimento realizado pela diretoria alvinegra na formação, o Ceará faturou o Campeonato Cearense Feminino.
O elenco tinha mais de 60% de atletas oriundas da Cidade Vozão - Centro de Treinamento (CT) destinado aos juniores, recebendo todo o suporte de um corpo técnico exclusivo, com treinador, auxiliar, preparador físico, preparador de goleiras, fisioterapeuta etc.
No respectivo ano, pelos juniores, foram vice-campeãs do Campeonato Cearense Sub-17 e conquistaram a Copa Manjadinho Feminino Sub-15 e o Torneio de Desenvolvimento Feminino Sub-16.
Em 2025, devido à conquista do Campeonato Cearense Feminino, o Ceará disputará o Campeonato Brasileiro Feminino Série A3. Além disso, o clube representará o Estado na Copa do Brasil. Na base, disputará o Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20.
2018: 23 atletas
2019: 26 atletas
2020: 40 atletas (início da base)
2021: 42 atletas
2022: 39 atletas
2023: 37 atletas
2024: 74 atletas
Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Série A2: 1 (2022)
Campeonato Cearense de Futebol Feminino: 5 (2018, 2019, 2021, 2023 e 2024)
Campeonato Cearense Sub-20: 1 (2019)
Campeonato Cearense de Futebol Feminino Sub-17: 1 (2023)
Copa Manjadinho Feminino Sub-15: 1 (2024)
Torneio de Desenvolvimento Feminino Sub-16: 1 (2024)
Fonte: Ceará SC.
As Leoas retornaram a campo somente em 2019. Ficaram quase dez anos ausentes. O clube, que já tinha um Estadual, venceu mais dois desde então. Em 2025, o Fortaleza abarca três categorias femininas: sub-17, sub-20 e profissional.

O Fortaleza busca investir na formação de jogadoras, movimentação que tem levado as atletas do clube a várias convocações para a seleção brasileira de base. Dentre as mais recentes, a volante Camille Lorena foi convocada para a Seleção Brasileira sub-17 em 2024, integrando os treinos preparatórios para o Sul-Americano da categoria.
A jogadora que mais vestiu a amarelinha foi a volante Rebeca, que chegou ao Fortaleza com 15 anos e foi a primeira a marcar um gol pela seleção enquanto ainda defendia o Fortaleza, no duelo de abertura do quadrangular final do Sul-Americano Sub-17, em março de 2022, em que o Brasil venceu por 8 a 0 contra a seleção do Chile.
O sub-17 foi implementado em 2023, e já em 2024 conquistou de maneira invicta o Campeonato Cearense da categoria. Pelo Brasileiro, o Sub-17 fez sua primeira participação na competição nacional. Apesar de fazer bons jogos, acabou eliminado na primeira fase.
O sub-20 é reconhecido por ter a melhor campanha de uma equipe cearense no Campeonato Brasileiro Feminino, quando, em 2023, chegou às quartas de final.
Em 2024, mais uma vez, avançou de fase, sendo a segunda melhor campanha do Brasileiro durante a fase de grupos, empatando em pontos com o líder Internacional (RS).
Na categoria profissional, as Leoas foram campeãs em 2022 sob comando de Débora Ventura, primeira treinadora a vencer o Campeonato Cearense. Recentemente, o Departamento de Futebol Feminino do Fortaleza se uniu às categorias de base e passou a receber maiores investimentos.
Antes, as equipes treinavam em campos auxiliares situados na Cidade; hoje, treinam no CT Ribamar Bezerra, onde têm acesso a acompanhamento psicológico, social, fisioterapêutico, nutricional e fisiológico.
Até 2020, as atletas se locomoviam a outros municípios para campos localizados em Horizonte, a 45 km da Capital, e Caucaia, a 20,3 km. Hoje, todos os jogos são realizados no CT Ribamar Bezerra.
2019: cerca de 27 atletas
2020: cerca de 24 atletas
2021: cerca de 32 atletas
2022: 35 atletas inscritas (Profissional + Base)
2023: 47 atletas inscritas (Profissional + Base)
2024: 78 atletas inscritas (Profissional + Base)
Campeonato Cearense de Futebol Feminino: 3 (2010, 2020 e 2022)
Campeonato Cearense de Futebol Feminino Sub-17: 1 (2024)
Campeão da II Copa Meninas de Iracema Adulta: 1 (2010)
Campeão da II Copa Meninas de Iracema Sub-17: 1 (2010)
Copa Gol de Placa Feminino: 1 (2010)
Torneio do Dia Internacional da Mulher: 1 (2010)
Fonte: Fortaleza Esporte Clube.
A temporada 2024 contou com a participação das Leoas, time feminino do Fortaleza, na disputa do Campeonato Brasileiro Feminino A2. A equipe leonina chegou até a segunda fase da competição sendo eliminada pelo Juventude (RS).
Quem também representou o futebol cearense foi a equipe do R4, de Juazeiro do Norte. Por campanha no estadual, a equipe caririense disputou o Brasileiro Feminino A3, mas acabou não avançando de fase.
Nas categorias de base, contamos com representantes nas competições nacionais Sub-20 (Fortaleza) e Sub-17 (Ceará e Fortaleza). As Leoas participaram da segunda edição da Copinha Feminina pelo segundo ano consecutivo, promovida pela Federação Paulista de Futebol.
A edição masculina é a competição de base mais tradicional do Brasil com mais de 50 anos de disputa e acontece em São Paulo dos dias 2 ao 25 de janeiro.
Pelo quarto ano consecutivo, a Federação Cearense de Futebol se manteve entre as dez melhores federações do Brasil. As federações do Ceará e da Bahia são as únicas representantes do Nordeste no Top-10.
Ranking de federações estaduais na modalidade 2025
9ª - Ceará
Ranking 2025*
21ª - Fortaleza
22ª - Ceará
77ª - R4
82ª - Guarani de Juazeiro
96ª - Menina Olímpica
*Revisado e atualizado em 13/12/2024
Ranking 2024
14ª - Ceará
26ª - Fortaleza
74ª - Guarani de Juazeiro
92ª - Menina Olímpica
Ranking 2023
17ª - Ceará
31ª - Fortaleza
79ª - Menina Olímpica
95ª - São Gonçalo
96ª - Caucaia
Ranking 2022
29ª - Ceará
40ª - Fortaleza
74ª - Caucaia
78ª - São Gonçalo
Ranking 2021
37ª - Ceará
46ª - Caucaia
55ª - Fortaleza
77ª - São Gonçalo
Ranking 2020
25ª - Caucaia
47ª - Ceará
67ª - São Gonçalo
70ª - Juventus-CE
Caucaia: 6 (2008, 2009, 2011, 2012, 2013 e 2015)
Ceará: 5 (2018, 2019, 2021, 2023 e 2024)
Fortaleza: 3 (2010, 2020 e 2022)
São Gonçalo: 1 (2017)
Menina Olímpica: 1 (2016)
Juventus: 1 (2014)
Ferroviário: 1 (1983)