Anuário traz capítulo sobre futebol cearense pelo segundo ano consecutivo

Capítulo sobre futebol cearense tem detalhes das diretorias, orçamentos, patrimônios e históricos dos clubes cearenses; confira
21:02 | 26 de set de 2023 Autor: Cristina Brito
imagem da interna
Clássico Rei pela Copa do Nordeste (Foto: Fernanda Barros/ O POVO)

O Anuário do Ceará 2023-2024, lançado na última sexta-feira, 15, celebra os 95 anos do O POVO, e, nesses quase 100 anos, o esporte cearense sempre esteve presente nas páginas do jornal. No Anuário, o futebol cearense é pelo segundo ano consecutivo tema de um capítulo.

Na nova edição, o leitor pode conferir detalhes das diretorias, orçamentos, patrimônios e histórico dos clubes Ceará e Fortaleza, além do Ferroviário.

O Anuário do Ceará também reúne informações relevantes sobre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação Cearense de Futebol (FCF) e os times filiados à FCF.

Nas páginas do livro e na seção Futebol Cearense do site, onde o conteúdo está disponível na íntegra, é possível conferir os ranqueamentos nacionais e internacionais.

O futebol feminino também está no Anuário: todos os clubes filiados à FCF nas três primeiras divisões do Campeonato Estadual foram mapeados.

Neste ano, o capítulo tem uma novidade: um breve histórico do Clássico-Rei, como são chamadas as disputas entre os times mais importantes do Estado, Fortaleza e Ceará.

Destaques na temporada

Ceará Sporting Club

Em 2022, o Ceará foi destaque na Copa Sul-Americana com oito triunfos, garantindo a marca de maior sequência de vitórias da história do torneio, superando o Colo-Colo, do Chile, com sete vitórias em 2006, e o Universidad de Chile, em 2011, com seis vitórias. Ainda garantiu a melhor campanha de um clube nordestino na competição, até então.

Em 2023, o clube chegou à final do Campeonato Cearense, no qual disputou a taça com o Fortaleza, mas ficou com o vice. Em maio do mesmo ano, conquistou o Tricampeonato da Copa do Nordeste e tornou-se o time com mais conquistas do Nordestão desde que a competição retornou, em 2013. Foram cinco finais e três títulos: 2015, 2020 e 2023

Fortaleza Esporte Clube

Em 2022, o Fortaleza foi campeão invicto da Copa do Nordeste. No mesmo ano, conquistou o segundo tetracampeonato cearense: 2019, 2020, 2021 e 2022. Ainda em 2022, ficou na lanterna da Série A do Brasileirão durante quase toda a competição.

Tido como quase rebaixado, o Fortaleza reagiu e alcançou um feito histórico para o clube no returno. Foi da lanterna à classificação (pela segunda vez seguida) para a Libertadores. Em 2023, conquistou mais um Campeonato Cearense, tornando-se pentacampeão do torneio.

Ferroviário

No dia 9 de maio de 2023, o clube celebrou 90 anos de fundação. Campeão Brasileiro da Série D em 2018, o Ferroviário tornou-se o primeiro clube da capital cearense a conquistar uma competição de nível nacional.

Em 2023, o "Tubarão da Barra" disputou a Copa do Nordeste, chegando às quartas de final, quando perdeu o Clássico das Cores para o Fortaleza; foi semifinalista do Campeonato Cearense e chegou à segunda rodada da Copa do Brasil.

Além disso, conquistou o acesso para a Série C do Brasileirão e o título de bicampeão da Série D.