Sistema B Brasil no Ceará

Empresas certificadas com o selo B são aquelas de negócios voltados à criação de impacto socioambiental positivo. No total, o País tem 286 empresas B cadastradas. O Sistema B Brasil é a organização responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local do movimento B.


Todas as estratégias das empresas B são alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A base é formada por mais de 2 mil negócios. As empresas do movimento B, como o Sistema B Brasil descreve, “buscam ser as melhores para o mundo e não apenas as melhores do mundo”.


Na estreia do Mapa de Impacto, estudo que desde 2017 monitora o pipeline de negócios de impacto socioambiental brasileiro e ajuda a orientar estratégias e ações, o Ceará tinha oito negócios. Na segunda edição, o número subiu para 24 e, na edição mais recente de 2021, o Estado passou a ter 83 negócios. É um aumento de 93% em seis anos.


O Sudeste concentra 78,6% (255 empresas) das empresas que possuem o certificado B, seguido das regiões Sul, com 36 empresas (12,5%), Nordeste, com 14 (4,8%), Centro-oeste, com oito (2,7%), e Norte, com apenas três (1%).


A maioria dos investimentos de impacto fica em São Paulo, que engloba 58% do total. Nordeste tem 16% e Sul, 15%.


O que é necessário para ser uma empresa B?


Para ser uma empresa B, é preciso preencher e ser aprovado em uma avaliação de impacto. A ferramenta é gratuita, e as informações fornecidas são confidenciais. Após a aprovação, a certificação tem validade de três anos.


No Ceará, três empresas têm o Selo B, concedido pelo Sistema B Brasil. A certificação atesta que a empresa mede seu impacto social e ambiental, além de estar pessoal, institucional e legalmente comprometida em tomar decisões considerando as consequências de suas ações no longo prazo para a comunidade e o meio ambiente.


As empresas com o Selo B assumem o compromisso de melhoria contínua. É a mudança da lógica de mitigação de impacto negativo para o método de impacto positivo.


Empresas no Ceará com o Selo B:


Selletiva - Economia Circular | Desde 2018

Certificada com o Selo B desde 2018, a empresa desenvolve projetos na área de logística reversa e tecnologia da informação para organizações de diversos setores. Tem atuação no Brasil e no restante do mundo.


HL Soluções Ambientais Ltda. - Economia Circular | Desde 2021

Certificada com o Selo B desde 2021, a empresa tem o foco em consultoria e serviços para o meio ambiente. A HL visa oferecer soluções tecnicamente sustentáveis, viáveis e legalmente reconhecidas.


Positive Company Indústria e Comércio Ltda. - Bebidas | Desde 2022

Certificada desde 2022 com o Selo B. A Positive trabalha com produtos naturais, sem aditivos ou conservantes, e busca reduzir a zero as emissões de carbono e lixo.


Passo a passo para se obter o Selo B:

1 – Avaliação de Impacto B;

2 – Completar o Questionário de Divulgação;

3 – Análise de Elegibilidade Inicial (cerca de 2 semanas);

4 – Preparação para a Verificação (cerca de 6 semanas);

5 – Verificação com o B Lab (entre 2-6 meses; a duração do processo dependerá do tamanho,da complexidade da estrutura da empresa e da qualidade das comprovações entregues);

6 – Revisão de antecedentes;

7 – Revisão Presencial;

8 – Divulgar publicamente o Relatório de Impacto B internet;

9 – Modificar estatutos e/ou figura jurídica;

10 – Pagar;

11 – Recertificação de Empresa B.


Fonte: Sistema B Brasil.