TCE Ceará adere a projeto para ampliar uso de linguagem simples

O projeto foi desenvolvido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e será integralmente custeado com recursos do BID, sem ônus financeiros para os Tribunais de Contas
15:56 | 06 de fev de 2024 Autor: Taís Barroso
imagem da interna
Projeto Comunica tem como um dos objetivos uso de linguagem simples (Foto: Reprodução/ Tribunal de Contas do Ceará

O presidente do TCE Ceará, Rholden Queiroz, assinou Termo de Adesão ao Projeto Comunica, que visa promover ações ligadas à transparência pública, ao aprimoramento da comunicação interna e externa e à disseminação de informações relevantes para a sociedade. Um dos focos será a ampliação do uso de linguagem simples.

Para este primeiro semestre de 2024, está prevista a realização de um diagnóstico sobre as unidades de comunicação dos Tribunais de Contas do País.

O projeto foi desenvolvido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e será integralmente custeado com recursos do BID, sem ônus financeiros para os Tribunais de Contas.

Ao longo do semestre, também estão previstas mentorias e capacitações sobre linguagem simples, estratégias de conteúdo para redes sociais e o uso de ferramentas de inteligência artificial para otimizar as atividades desenvolvidas pelas áreas de comunicação.

+ Conheça o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE)

De acordo com o presidente Rholden, todas essas iniciativas vão ao encontro de um dos pilares que ele pretende reforçar durante a gestão como presidente do TCE Ceará.

"Utilizar linguagem simples em nossos relatórios técnicos, mostrar os resultados dos julgamentos e das fiscalizações em nossos canais de comunicação, de forma acessível e direta, e estimular o cidadão a exercer o controle social. Dessa forma, fortaleceremos o controle externo e contribuiremos para a melhoria das políticas públicas”, disse, em nota enviada à imprensa. 

O conselheiro Rholden Queiroz tomou posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) no último dia 8 de janeiro.

Ele é o primeiro conselheiro oriundo da carreira do Ministério Público de Contas a assumir o comando da corte de contas cearense.