Níveis de alfabetização continuam em crescimento no Estado do Ceará, segundo Spaece

De acordo com o sistema, em 2016, 74% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental registraram nível desejável de alfabetização
20:21 | 15 de fev de 2017 Autor: Joelma Leal
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Os dados foram apresentados pelo governador Camilo Santana e pelo secretário da Educação, Idilvan Alencar

De acordo com a análise de desempenho realizada pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) em 2016, 86% dos alunos da rede estadual de ensino finalizaram o 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados.

O Space aponta que, em 2016, 74% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental registraram nível desejável de alfabetização. Em 2007, ano de início das atividades do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), 30% dos alunos estavam neste padrão de desempenho. A apresentação do Governo do Ceará também enfatizou que houve redução gradativa nos padrões de crianças não alfabetizadas no Estado, visto que, no ano passado, 0,9% dos estudantes estiveram no padrão de não alfabetizado, enquanto em 2007 o registro era de 32,8%.

Para concretização da análise, o sistema da Secretaria da Educação (Seduc) do Ceará avaliou 99,2% das crianças que se encontram no nível do Ensino Fundamental. No ano passado, o Governo do Ceará investiu R$ 6 milhões para a realização do censo. O Ceará manteve uma avaliação positiva em todos os municípios nesta etapa da educação básica pelo segundo ano seguido.

O Governo também apresentou os dados relativos ao 5º e ao 9º ano do Ensino Fundamental, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O
desempenho dos jovens do 5º ano apresentou os seguintes resultados: em Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu para 39%, enquanto, em 2008, o percentual era de 6,8%; em Matemática, ficou em 28,1%, diferente dos 3,6% apresentados em 2008.

Mais Paic - No fim de 2015, Camilo Santana lançou o Mais Paic - Programa de Aprendizagem na Idade Certa. Essa medida teve como finalidade ampliar o trabalho de cooperação já existente com os 184 municípios, que além da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do EF, passou a atender também do 6º o 9º ano do EF nas escolas públicas cearenses.

O Ensino Fundamental II, que inclui as crianças do 6º ao 9º ano, teve seu acompanhamento pelo Spaece, a partir de 2012. Naquele ano, o percentual de alunos no nível adequado em Língua Portuguesa era de 8,6%, subindo, em 2016, para 15%. Já em Matemática, o percentual de alunos no nível adequado passou de 3,9%, em 2012, para 7%, em 2016. As estratégias para alcançar a melhoria neste nível de ensino incluem o acompanhamento das escolas, a formação de professores e a utilização de material didático. O levantamento aponta que cerca de 310 mil alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de mais de 4.500 escolas públicas participaram da avaliação.

Em 2007, o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) iniciou suas atividades com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense. A partir de 2011, para expandir essas ações ao 3º, 4º e 5º anos, foi lançado o Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5). Em dezembro de 2015, o governador Camilo Santana lançou o Mais Paic - Programa de Aprendizagem na Idade Certa, que além da Educação Infantil e do 1º ao 5° ano, passou a atender também do 6° o 9° ano nas escolas públicas cearenses.

Confira os resultados do Spaece 2016

Spaece – Escalas -
Em 2007, ano de implantação do Paic, a média de proficiência alcançada no 2º ano do Ensino Fundamental foi de 119,1 pontos, o que corresponde ao padrão intermediário. Em 2016, alcançou 185,6 pontos, o que demonstra uma evolução para o padrão suficiente, ou seja, melhor nível da escala.


Prêmio Escola Nota Dez -
Com o objetivo de reconhecer o esforço em prol da alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade e a continuidade desse trabalho nas séries seguintes, existe o Prêmio Escola Nota Dez. Instituída pelo Governo do Ceará, a premiação está em sua nona edição.



Com informações do Governo do Estado