Melhores escolas públicas cearenses são premiadas

A avaliação levou em conta o grau de alfabetização dos estudantes ao fim do 2°, 5° e 9° ano do ensino fundamental
14:25 | 19 de dez de 2016 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
As instituições foram reconhecidas pelo governador do Ceará Camilo Santana (PT) no Centro de Eventos

O prêmio Escola Nota Dez reconheceu 301 instituições como as melhores escolas públicas cearenses. A avaliação levou em conta o grau de alfabetização dos estudantes ao fim do 2°, 5° e 9° ano do ensino fundamental.


De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a alfabetização dos alunos mais novos aumentou de 39,9%, em 2007, para 86% no ano passado no Ceará. Para o governador Camilo Santana, os números são resultado do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Paic), implantado em 2007.


Ele relembrou os resultados positivos da educação estadual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado neste ano. Das cem melhores escolas do País, 77 foram cearenses. “É um Estado ainda muito pobre se destacando, mostrando que, com políticas públicas sérias, que olhem para parcerias, valorizando alunos, professores, familiares e municípios é possível construir um caminho melhor para a educação”, disse o chefe do Executivo estadual, em entrevista ao jornalista Igor Cavalcante, do O POVO.

9° ano -  No ano passado, o Paic foi expandido também para o 9° ano. A escola Miguel Antônio de Lemos, de Pedra Branca, foi a única que atingiu desempenho satisfatório pela avaliação estadual. “O segundo ciclo do ensino fundamental ainda é um desafio nacional. O Ceará não está bem no 9° ano”, reconheceu o secretário estadual da Educação, Idilvan Alencar. Segundo ele, para o próximo ano, o Governo do Estado fará jornada pelos municípios para reforçar as ações e melhorar o desempenho no último ano do ensino fundamental.