Bens Tombados pela União

Aquiraz

Mercado da Carne e Lojas Adjacentes

O destaque da edificação do Mercado da Carne (denominado, atualmente, de Mercado das Artes) é o uso da carnaúba e do tijolo adobe em sua construção. Erguido no século XIX, o local possui uma harmonia geométrica do teto que mostra o ar arrojado da construção. A parte central concentrava a venda de carne ao público. Por décadas, o Mercado da Carne foi considerado o coração comercial de Aquiraz. Junto à parte central, há outra construção em formato de “L”, na qual está um conjunto de lojas, que fica diretamente para a rua, e também está incluído no tombamento.

Endereço: Av. Santos Dumont, s/n – Centro – CEP 61700-000 – Aquiraz – CE

Aracati

Casa de Câmara e Cadeia (Câmara Municipal)

Construída na segunda metade do século XVIII para servir de câmara, audiência e cadeia para homens e mulheres. Originalmente, a cadeia pública funcionava na parte térrea, e a câmara, no pavimento superior. O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em abril de 2000, juntamente com o Centro Histórico de Aracati. Hoje, o local abriga a Câmara dos Vereadores do município.

Endereço: Av. Coronel Alexanzito, 448 – Centro – CEP 62800-000 – Aracati – CE


Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Foi construída nos primeiros anos do século XVIII e concluída na segunda metade do século XIX. Entre as igrejas do município, é a mais famosa e visitada, conhecida como a catedral de Aracati, e possui acervo histórico tanto no seu interior como em sua estrutura externa.

Endereço: Rua Coronel Pompeu, 558 – Centro – CEP 62800-000 – Aracati – CE


Centro Histórico de Aracati

Tombado pelo Iphan em 2001, é formado por sobrados, igrejas e diversos prédios que somam mais de 2.500 edificações construídas e decoradas com azulejos portugueses de alto valor

Caucaia

Casa de Câmara e Cadeia

Localizada na praça central de Caucaia, a edificação de dois andares foi construída na primeira metade do século XVIII. As reuniões da Câmara e do Júri eram realizadas na edificação, que passou por restauração em 1962 e ainda conserva sua arquitetura original, em alvenaria de pedra. Após segunda restauração, em 1987, foi adaptada para funcionar como a Biblioteca Municipal Professor Martinz de Aguiar.

Endereço: Rua Presidente Getúlio Vargas, 635 – Centro – CEP 61600-110 – Caucaia – CE

Fortaleza

Passeio Público (Antiga Praça dos Mártires)

Logradouro que integra o conjunto da rua Doutor João Moreira, junto a outros importantes referenciais histórico-arquitetônicos da Cidade. A arborização e os jardins originais datam de 1881, e o espaço já teve três planos, que acompanhavam o desnível do terreno em direção à praia, mas apenas o primeiro se manteve. Conhecido como Passeio Público, o local passou por obras de recuperação em 2007. Mantido pela Prefeitura, o espaço, que tem restaurante e programação cultural, recebeu novamente obras de restauro e requalificação, entre 2019 e 2020, com investimento de quase R$ 1 milhão. As ações contaram com restauração das esculturas e melhorias na pavimentação e no paisagismo do local.

Endereço: Rua Doutor João Moreira, s/n – Centro – CEP 60030-000 – Fortaleza – CE


Museu do Ceará

A edificação, construída entre o fim do século XVIII e o início do século XIX, é considerada uma das maiores e mais importantes do Estado, com sistema original de grades de ferro para isolamento das celas. Em 1780, a obra foi paralisada em razão da utilização de barro para os alicerces, sendo retomada em 1800 pelo capitão Roberto Correia da Silva, utilizando pedra e cal. Em 1862, as instalações foram transformadas em enfermaria para as vítimas da epidemia de cólera. No local, além da cadeia, funcionaram a sede do governo do Ceará e o Judiciário. Atualmente, o equipamento abriga o Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro

Endereço: Rua São Paulo, 51 – Centro – CEP 60030-100 – Fortaleza – CE


Casa de José de Alencar

A casa compõe o sítio onde nasceu, em 1829, o escritor cearense José de Alencar. Construída no século XVIII, está localizada no sítio Alagadiço Novo (arredores de Messejana), em sete hectares do que restou da antiga propriedade do senador José Martiniano de Alencar, o senador Alencar, pai do escritor. O patrimônio foi tombado em 1964, por providência do presidente da República, à época, marechal Humberto Castelo Branco, via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Naquele período, a casa grande já havia sido demolida e restavam apenas a casinha e as ruínas de um antigo engenho, o primeiro do Estado a funcionar com energia a vapor. É considerada um importante bem pelo seu significado arquitetônico, pois documenta o estágio evolutivo do uso da carnaúba como material de cobertura nos primeiros anos do século XIX. A área pertence à Universidade Federal do Ceará (UFC) e funciona como centro cultural.

Endereço: Av. Washington Soares, 6055 – José de Alencar – CEP 60830-005 – Fortaleza – CE


Coleção Arqueológica do Museu da Escola Normal Justiniano de Serpa (sob a Guarda do Museu do Ceará)

A coleção é composta por peças indígenas, tais como vasos de cerâmica e arcos e flechas. No museu, estão as seguintes peças: um vaso de cerâmica, que é um trabalho indígena, e foi encontrado na Gruta de Ubajara; uma coleção de 68 peças formadas por arcos e flechas de indígenas do Mato Grosso; uma coleção formada por 22 peças de adornos indígenas; e quatro machados de pedra indígenas, entre outras peças.

Endereço: Rua São Paulo, 51 – Centro – CEP 60030-100 – Fortaleza – CE


Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção

Marco fundante da cidade de Fortaleza, foi erguida sobre as ruínas de antigo forte holandês. O seu desenho atual data do início do século XIX, mas nunca se fez completo, uma vez que, dos quatro baluartes previstos, apenas se realizaram os dois voltados para o mar. Atualmente, sedia a 10ª Região Militar.

Endereço: Av. Alberto Nepomuceno, s/n – Centro – CEP 60055-000 – Fortaleza – CE


Theatro José de Alencar (TJA)

Construído entre 1908 e 1910, possui grande valor arquitetônico, sendo considerado um dos mais belos Teatros Monumentos do Brasil. O TJA recebeu uma estrutura de ferro importada da Europa por meio da firma Boris Frères junto à empresa escocesa Walter MacFarlane & Co. A arquitetura tem como destaque os estilos art nouveau e neoclássico. Parte da sua pintura homenageia o escritor cearense José de Alencar, que dá nome ao teatro. A ideia original de teatro-jardim veio a se consolidar na década de 1970, com desenho do paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx. Em 2023, o TJA celebra aniversário de 113 anos.

Endereço: Rua Liberato Barroso, 525 – Centro – CEP 60030-160 – Fortaleza – CE


Solar Carvalho Mota (Antigo Museu das Secas e Atual Arquivo do DNOCS)

Construída para ser residência do coronel Antônio Frederico de Carvalho Motta, a edificação passou a ser ocupada, em 1909, pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (Ifocs), atual Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Em 1983, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e restaurado a fim de sediar o Museu das Secas, onde permaneceu de 1985 a 2004. Em seguida, passou a ser utilizado como arquivo do Dnocs. A estrutura é um exemplo da arquitetura do século XX e apresenta estilo eclético, misturando elementos art nouveau e neoclássicos, com portas e janelas em arco abatido. O local está fechado há quase duas décadas e apresenta situação precária e de abandono.

Endereço: Rua Pedro Pereira, 683 (esquina com a rua General Sampaio) – Centro – CEP 60035-000 – Fortaleza – CE


Icó

Casa de Câmara e Cadeia

A edificação, construída entre o fim do século XVIII e o início do século XIX, é considerada uma das maiores e mais importantes do Estado, com sistema original de grades de ferro para isolamento das celas. Em 1780, a obra foi paralisada em razão da utilização de barro para os alicerces, sendo retomada em 1800 pelo capitão Roberto Correia da Silva, utilizando pedra e cal. Em 1862, as instalações foram transformadas em enfermaria para as vítimas da epidemia de cólera. No local, além da cadeia, funcionaram a sede do governo do Ceará e o Judiciário. Atualmente, o equipamento abriga o Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro.

Endereço: Rua Doutor Inácio Dias, s/n – Largo do Thebérge – CEP 63430-000 – Icó – CE


Conjunto Arquitetônico e Urbanístico

É considerado o melhor da arquitetura tradicional feita no Ceará, inclusive no plano popular. Este patrimônio concentra-se nas principais ruas do município, onde estão localizados os bens de maior relevância e o traçado urbanístico imposto pelas normas da Coroa Portuguesa no século XVIII. Como toda a arquitetura tradicional produzida na antiga Província do Ceará, a de Icó também prima pela simplicidade e despojamento. A cidade conserva um valioso acervo arquitetônico, e a área delimitada para a proteção tem, aproximadamente, 320 imóveis.

Iguatu

Fachadas da Igreja Matriz de Santana

A igreja matriz não tem documentação que indique o período em que foi construída, porém, em outubro de 2022, o município celebrou os 191 anos da paróquia. A edificação foi erguida utilizando pedras, com algumas paredes de tijolos e cal, madeiramento em cedro e vigas de angico. A fachada principal apresenta portas de vergas em arco abatido. As janelas do coro e as laterais têm vergas iguais às das portas. As mesmas janelas têm gradil em ferro batido. O frontão se desdobra em volutas nas laterais e é coroado por pináculos e cruz. A torre do lado direito é coroada por cúpula piramidal, sob base prismática. Do lado esquerdo, sobre a cornija, há um frontão triangular. As fachadas laterais têm janelas e portas de vergas retas e vãos retangulares.

Endereço: Rua Senador Pompeu, s/n – Centro – CEP 63500-074 – Iguatu - CE

Itarema

Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Igreja de Almofala)

A edificação foi erguida ainda no período colonial, no século XVIII, e as obras foram concluídas em 1712. A igreja apresenta estilo barroco e é um exemplo da arquitetura jesuítica brasileira, ou seja, influenciada e realizada sob a égide dos padres jesuítas que vieram ao Brasil por volta do século XVI e permaneceram até meados do século XVIII. Localizada em Almofala, distrito de Itarema, passou 45 anos soterrada.

Endereço: Rua Tomaz Sabino de Sousa, 1060 – Almofala – CEP 62590-000 – Itarema – CE

Quixadá

Açude Cedro

O açude foi projetado e construído entre 1882 e 1906. A parede em arco de alvenaria de pedra foi a primeira grande obra hidráulica moderna do continente sul-americano e incorporou o avançado progresso científico, tecnológico e do cálculo aplicado à engenharia civil à época. Projeto assinado pelo engenheiro britânico J. J. Revy e construído por expoentes da nascente engenharia brasileira de formação politécnica, a barragem afirma-se como um exemplar excepcional do período entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX. É uma das pioneiras obras do tipo no mundo. Como parte do complexo, está a famosa Pedra da Galinha Choca.


Conjunto de Serrotes de Quixadá

As formações geomorfológicas em monólito compõem a primeira grande área natural protegida pelo Iphan no Ceará.

Quixeramobim

Casa de Câmara e Cadeia (Câmara Municipal)

Com estilo setecentista, a edificação foi construída na primeira metade do século XIX. Tem dois pavimentos, sendo o primeiro em pedra e cal e o superior, em alvenaria. A parte superior da fachada principal tinha duas janelas retangulares, com ombreiras de pedra e gradis em ferro, porém reformas no imóvel transformaram-nas em duas portas retangulares. A fachada posterior ainda preserva a aparência original, com disposição semelhante à anterior, tendo a escada no seu lado direito. Atualmente, o prédio é utilizado como sede da Câmara de Vereadores de Quixeramobim.

Endereço: Rua Cônego Pinto de Mendonça, 60 – Centro – CEP 63800-000 – Quixeramobim – CE

Sobral

Centro Histórico de Sobral

Abrange edificações valiosas como o Teatro e a Praça São João, além de um conjunto de casas em estilo art nouveau. O patrimônio se estende da margem do rio Acaraú à rua Coronel Mont’Alverne, onde estão inúmeros imóveis e espaços públicos, alguns remanescentes do século XVIII, como sobrados decorados com motivos grecoromanos e várias construções religiosas, incluindo as igrejas da Sé e de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (construída por pessoas escravizadas). A área protegida inclui 1.247 imóveis

Viçosa do Ceará

Conjunto Histórico e Arquitetônico

O conjunto histórico e arquitetônico de Viçosa do Ceará, uma das mais importantes vilas de índios do Brasil do século XVIII, foi tombado pelo Iphan em 2002.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção

Construída por jesuítas, a igreja mais antiga do Estado foi erguida entre os anos de 1691 e 1700. Na época, os membros da Companhia de Jesus catequizavam os índios tabajaras e, para atraí-los à fé católica, esculpiram a imagem de Nossa Senhora da Assunção com traços semelhantes aos das mulheres daquela etnia. Ao longo dos anos, com a mudança de párocos, a igreja, em estilo barroco e fachada eclética, foi sendo reformada e descaracterizada, perdeu o altar do coral e teve a inclusão de cerâmicas em seu interior e pedras na fachada.

Endereço: Praça Clóvis Beviláqua, 589 – Centro – CEP 62300-000 – Viçosa do Ceará – CE

Bens Registrados pela União

Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio Em Barbalha (livro de Registro das Celebrações)

Literatura de Cordel (livro de Registro das Formas de Expressão)

Ofício das Baianas de Acarajé (livro de Registro dos Saberes)

Ofício dos Mestres de Capoeira (livro de Registro dos Saberes)

Roda de Capoeira (livro de Registro das Formas de Expressão)

Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (livro de Registro das Formas de Expressão)