Polo de saúde

A região do Cariri é uma das áreas mais ricas e diversificadas do Estado. Cercada por elementos históricos, religiosos e culturais, a região se destaca no interior cearense.


O Cariri é composto por 29 municípios e, com o passar dos tempos, está ganhando destaque também nos quesitos de polo de saúde, economia e turismo.


A região tem se consolidado como um importante polo de saúde do Estado, atendendo não apenas a população local, mas também pacientes de estados vizinhos. Esse crescimento se deve à presença de hospitais de alta complexidade e ao fortalecimento do ensino superior na área da saúde, com a oferta de cursos da área de saúde em diversas instituições. Medicina tem quatro cursos na região.


Os hospitais de referência na região


Juazeiro do norte


Hospital regional do Cariri (HRC): Localizado em Juazeiro do Norte, o Hospital Regional do Cariri foi o primeiro hospital público da rede estadual construído no interior do Ceará. Foi inaugurado em 8 de abril de 2011. Com 27.126,47 metros quadrados, o HRC tem 278 leitos. Desses, 174 são de enfermarias, 54 leitos de observação na emergência e 50 leitos na unidade de terapia intensiva adulto, distribuídos em seis pavimentos. O HRC atende uma população de 1,5 milhão de habitantes, dos 45 municípios da macrorregião do Cariri, formada pelas regiões de saúde de Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Iguatu e Icó.


Hospital Municipal São Lucas: Atendimentos em ginecologia, obstetrícia, pediatria, neonatologia e atendimento materno-infantil, setor de banco de leite, UTI neonatal, orientação aos relacionados aos cuidados de amamentação, pequenos procedimentos cirúrgicos, consultas pré-operatórias, biópsia, inserção de DIU e leitos de retaguarda.


Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes: conta com 54 leitos gerais, sendo 46 de enfermaria e 9 de observação, além de 5 leitos específicos para casos de saúde mental. A estrutura inclui quatro consultórios médicos, sala de classificação de risco, sala de urgência, farmácia, sala de pequenos procedimentos, sala de raio-X e laboratório. Essa infraestrutura permite o atendimento de cerca de 10 mil crianças e adolescentes por mês.


Hospital Tasso Jereissati: Também conhecido popularmente como Hospital Estephânia Rocha Lima, responsável por abrigar a policlínica de trauma e ortopedia. 


Barbalha


Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo: Fundado em 1970, é um complexo hospitalar com 277 leitos, centro de oncologia de referência no Nordeste, oferecendo assistência e serviços especializados a pacientes com câncer. O hospital conta com uma infraestrutura completa para consultas especializadas, sessões de radioterapia, quimioterapia, medicina nuclear e diversos serviços de apoio ao diagnóstico.


Hospital e Maternidade Santo Antônio: Fundado em 1981, pioneiro em grande número de serviços de média e alta complexidade, principalmente da especialidade de neurocirurgia, que funciona em caráter de urgência e emergência 24 horas. 


Hospital do Coração do Cariri (HCC): É uma referência no tratamento de doenças cardiovasculares na região do Cariri. Fundado em 2001, faz parte do complexo hospitalar da Fundação Otília Correia Saraiva, que inclui também o Hospital e Maternidade Santo Antônio. O HCC oferece serviços especializados em cardiologia e cirurgias cardíacas, e UTI coronariana, atendendo a pacientes do SUS, planos de saúde e particulares.


Crato


Hospital São Francisco de Assis: Atende a diversas especialidades médicas e integra a rede de assistência médica de alta complexidade do SUS e do Governo do Estado do Ceará, dando suporte ao Hospital Regional do Cariri.


Além de equipamentos de saúde, o polo de saúde se consolida e se fortalece com a crescente oferta de cursos de medicina, tanto em faculdades e universidades como é o caso da Universidade Federal do Cariri (UFCA), localizada em Barbalha, que oferece o curso de Medicina por meio de sua Faculdade de Medicina (Famed).


Universidade Regional do Cariri (Urca): Com sede no Crato, a Urca iniciou seu curso de Medicina em março de 2022, visando formar médicos com ênfase na atenção primária à saúde.


Além das universidades, a região conta com o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), localizado em Juazeiro do Norte. A Unileão começou a oferecer o curso de Medicina em fevereiro de 2025, com 60 vagas anuais.


Há ainda a Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte, instituição privada que oferece o curso de Medicina há 25 anos, sendo o mais antigo da região.