
O sobrado reflete a aristocracia de Barbalha do século XIX. Foi construído pelo comerciante Antônio Manoel Sampaio, membro de importante família da região. A construção do prédio foi realizada em breve espaço de tempo, sendo finalizada em 1859. Faltaram apenas as vidraças, pois, em viagem ao Recife (PE) para adquiri-las, o comerciante faleceu. O prédio teve como modelo os sobrados da rua Imperatriz, no Recife. Com projeto da Divisão de Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), o sobrado foi recuperado e adaptado às funções de hotel. As obras foram iniciadas em 1976, sob responsabilidade da extinta Superintendência de Obras do Estado do Ceará (Soec), e inauguradas em 20 de março de 1981. Abriga a Secretaria da Cultura do município.
Endereço: Rua da Matriz, 25, Centro. CEP 63180-000. Barbalha (CE).

Durante a grande seca de 1877, a edificação foi construída com o objetivo de criar frente de trabalho para os retirantes. É uma unidade arquitetônica representativa da história do povo de Barbalha, estando situada no espaço onde anteriormente se realizava a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio. Desde 2016, passou a funcionar no local a Escola de Saberes de Barbalha (Esba).
Endereço: Rua Senador Alencar, 368, esquina com a Rua dos Cariris, Centro. CEP 63180-000. Barbalha (CE).

Construída em 1877, a edificação está localizada no encontro da Praça da Sé com a rua Senador Pompeu, no Centro. O entorno é marcado por expressivas construções do século XX: casarões de altas empenas, com um ou dois pavimentos, e a Igreja da Sé. O prédio ocupa toda a profundidade do terreno, enquanto a lateral sul limita-se com a praça e a lateral norte, com o pátio interno, onde estão as edificações de um só andar. A casa abrigou o Museu de Arte Vicente Leite, no pavimento superior, e sedia o Museu Histórico do Crato, no térreo. Em 2023, a prefeitura do município iniciou licitação para reforma. Até o fechamento da edição, o processo continuava.
Endereço: Rua Senador Pompeu, 502, Centro. CEP 63100-080. Crato (CE)

Foi inaugurada em 1926 pelo ministro da Viação, Doutor Francisco Sá. Localizado em frente a uma praça de especial evidência na malha urbana cratense, o edifício, pela condição de estação ferroviária, foi construído para funcionar como abrigo temporário aos passageiros. Por datar da primeira metade do século XX, o prédio reflete esteticamente um período de transição e é marcado por ecletismo arquitetônico. A edificação faz parte de um cenário de eventos significativos da história política e social da região, além de representar expressivo testemunho do desenvolvimento da cidade.
Endereço: Praça Doutor Francisco Sá, s/n, Centro. CEP 63100-330. Crato (CE)

Sítio Bebida Nova
Localizado na área rural do Crato, é um antigo engenho de rapadura no qual viveu Sérvulo Esmeraldo, escultor, gravador, ilustrador e pintor cearense. Abriga o Casarão da Bebida Nova, também chamado de Casarão dos Esmeraldo. Recebia a visita de importantes figuras da política, da cultura e da economia rural. Por seu solo fértil, o município foi um dos principais pontos de desenvolvimento econômico no âmbito rural.
Endereço: Caminho do sítio Bananeiras, distrito de Campo Alegre. CEP 63100-000. Crato (CE)

Está localizado nas encostas da Chapada do Araripe, no distrito de Santa Fé, a cerca de 20 quilômetro do Crato. É uma das áreas de interesse patrimonial de maior destaque no contexto histórico cearense por ter sido o cenário, entre os anos de 1928 e 1937, de uma experiência comunitária baseada na autogestão e na religiosidade popular, cujo líder foi José Lourenço Gomes da Silva, o beato José Lourenço. Atualmente, das várias construções edificadas para abrigar os participantes do movimento, restam a pequena capela de Santo Inácio de Loyola, relativamente conservada, e poucas casas em ruínas.
Endereço: Encostas da Chapada do Araripe, distrito de Santa Fé. Crato (CE)

O Parque Estadual Sítio Fundão foi criado pelo Governo do Estado em 2008. É uma área protegida com espécies dos biomas caatinga e cerrado, até remanescentes da Mata Atlântica, que apresenta características da composição florestal original da área sul do Estado. Fechado para visitação em março de 2020, o equipamento retornou, em 2021, gradativamente a permitir atividades no local. O parque tem extensão de 93,54 hectares, com estrutura de trilhas ecológicas para visitantes. O acesso só é permitido mediante autorização prévia. Localizado a três quilômetros do Centro do município, o local faz parte do Geossítio Batateiras, vinculado ao Geopark Araripe, e é também Unidade de Conservação Ambiental (UCA) em nível estadual.
Endereço: Rua José Franca de Alencar, s/n, Seminário. CEP 63010-100. Crato (CE)