Bens imateriais

A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha entrou para a lista das celebrações registradas como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no ano de 2015.


A manifestação cultural que acontece em Barbalha tem como marco inicial o corte de uma árvore, cujo tronco é carregado por vários homens em um percurso pelas principais ruas da cidade até a Igreja Matriz. Esses homens são conhecidos como os “carregadores do pau”, juntamente com o "capitão", seu líder.


A festa reúne cerca de 300 mil pessoas e movimenta todo o triângulo Crajubar, abrangendo também Crato e Juazeiro do Norte. A festa inclui missas, apresentações culturais, como reisado e bandas cabaçais, e a celebração do corte do pau da bandeira.


Devotos buscam fragmentos do tronco do pau da bandeira, acreditando que seus chás atraem relacionamentos abençoados. Uma tradição que busca promover encontros e casamentos, com a utilização de simpatias e itens como pinga e casca do pau da bandeira.