Supermercado

Cometa Supermercados e Assaí Atacadista dividem, pela terceira vez consecutiva, a liderança na categoria supermercado do Anuário Datafolha Top of Mind 2026-2027. A marca Cometa foi citada espontaneamente por 17,4% dos

entrevistados, ante 13,6% no ano anterior. O Assaí - ainda que seja um atacarejo, conceito diferente de supermercado - foi lembrado por 14,6%, uma alta em relação aos 11,5% registrados em 2025.


O empate técnico entre as marcas é resultado da margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o Datafolha, mesmo após a aplicação do teste estatístico de proporção – utilizado como critério de desempate –, a igualdade nos índices foi mantida.


A marca Cometa é a segunda maior vencedora da categoria, com sete conquistas em 18 edições, ficando atrás apenas do Extra, que acumula 11 vitórias. O Assaí obteve a sua terceira vitória. Uma como Loja de Varejo e duas no segmento de Supermercados.


O Pão de Açúcar foi o vencedor na pesquisa “Marcas do Ceará”, também feita pelo Datafolha e publicada na edição de 2002 do Anuário do Ceará. A rede obteve 22% das respostas.


O Cometa Supermercados destaca pela capilaridade. Tem 42 lojas na Capital e em cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com um total de 3.566 funcionários. Além das lojas físicas, o espaço digital vem se tornando uma maneira de conversar com o público. “A rede valoriza fornecedores locais, incentivando a economia regional e fortalecendo parcerias com produtores e indústrias cearenses”, disse a empresa em nota.


O Assaí Atacadista foi fundado em 1974 na cidade de São Paulo, atendendo comerciantes e consumidores na compra via varejo ou atacado. A rede tem mais de 313 lojas distribuídas em todas as regiões do Brasil e mais de 92 mil funcionários. As operações no Ceará tiveram início em 2008, sendo essa a primeira unidade fora do eixo Rio-São Paulo. As 15 lojas no Estado — 10 em Fortaleza, duas na Região Metropolitana e três no Interior — reúnem cerca de nove mil funcionários.


“Atribuímos esse resultado, acima de tudo, à relação de proximidade que o Assaí construiu com o Estado ao longo dos anos”, conta o diretor regional de operações do Assaí no Ceará, Denilson Costa.


A força das empresas cearenses no setor é nítida, com várias marcas locais nas menções apontadas pela pesquisa. Quem ocupa o terceiro lugar é a rede São Luiz Supermercado, nova denominação do centenário Mercadinhos São Luiz, em rebranding ainda não captado pela pesquisa. Cravou 11%. A rede apresentou um aumento de 2,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior, quando marcava 8,8%. Ao trocar "Mercadinhos" por "Supermercado", atualizou a fonte, adotando um visual mais moderno e limpo, resgatando as origens da empresa. Severino Ramalho Neto, hoje no Conselho, disse que a ideia é manter Mercadinhos para lojas de menor porte “e ser mais capilar com elas”. Hoje, a rede comandada pelo irmão, Fernando Ramalho tem 31 lojas, sendo 20 do São Luiz, 10 do Mercadão (a bandeira de Atacarejo) e um mini. Até 2027, a meta é chegar a 38.


Apareceram em seguida Frangolândia (9%), Pão de Açúcar (7,4%), Atacadão (4,8%), Pinheiro (2,6%), Araripe (2,4%), Centerbox (2,4%) e Nidobox (2,2%). Uma fração de 0,4% dos entrevistados não soube citar uma marca.


Nas classes A e B, há um empate triplo entre Cometa (20,1%), São Luiz (17,9%) e Assaí (12,1%). Surgem na sequência Pão de Açúcar (10,4%), Frangolândia (9,6%), Atacadão (3,2%), Centerbox (3,2%), Nidobox (2,5%), Super Benfica (1,9%), Pinheiro (1,9%) e Super Portugal (1,9%).