Lojas de varejo

Casa Freitas — mencionada na pesquisa como “Casas Freitas” — e Freitas Varejo (hoje intitulada somente Freitas) dividem a liderança da categoria “Loja de Varejo”, na sua segunda vez em que o segmento é pesquisado. Casa Freitas e Freitas Varejo têm, cada uma, duas conquistas em duas edições. Casa Freitas foi lembrada espontaneamente por 12,9% dos adultos na pesquisa (tinha 11,6% em 2024) e Freitas por 12,2% (tinha 11%). A situação de empate se dá devido à margem de erro da pesquisa, de quatro pontos para mais ou para menos. Nesse caso, o Datafolha utilizou o teste estatístico de proporção como critério de desempate e, mesmo com a aplicação do teste, a situação de empate permaneceu.


Com índices de lembrança mais baixos, ficaram: Americanas (7,9%), Atacadão (7,4%), Assaí Atacadista (5,3%), Magazine Luiza (2,1%), Casas Bahia (1,9%), C&A (1,8%), Lojão das Utilidades (1,3%), Riachuelo (1,3%), Mix Mateus (1,2%) e Casa Pio (1,1%), entre outros. O atacarejo Mix Mateus obteve 4% das respostas na categoria Supermercado.


Fundada por Pedro Freitas em 1959 com uma unidade no Centro de Fortaleza, hoje a Casa Freitas está presente em quatro estados do Nordeste e atende a mais de 1,4 milhão de clientes em suas unidades. Além do Ceará, opera no Piauí, Maranhão e Pará, com 43 pontos de venda e dois centros de distribuição. Segundo a empresa, a meta é atingir 48 locais de venda para 2025-2026.


“A Casa Freitas acredita que ser uma das marcas mais lembradas pelos cearenses é resultado de uma trajetória construída com proximidade, confiança e respeito às raízes”, destaca a presidente Fernanda Freitas.


A Freitas é uma marca do segmento de utilidades para o lar, fundada em 1988 pelo empresário Pedro Freitas, filho do meio do fundador da Casa Freitas. No fim de 2023, a Freitas Varejo passou por um rebranding, simplificando sua marca para "Freitas".


Existem 33 lojas. Afora a matriz em Fortaleza, há unidades em Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Sergipe. Além de expandir pela Região Metropolitana de Fortaleza, interior do Ceará e Bahia com o modelo de franquias Freitas Express - posicionada como ágil na entrega de produtos e serviços, a marca conta com dois centros de distribuição nos estados do Ceará e de Santa Catarina, que auxiliam no e-commerce com entregas em todo o País.


“A nossa principal estratégia é o desenvolvimento autoral dos produtos das nossas marcas próprias, que vêm em uma crescente, dentre elas a nossa linha de eletro e móveis”, afirma Pedro Neto, diretor de Marketing e Inovação da Freitas.


Nas classes A e B, são mencionadas, principalmente, as marcas: Freitas (14,9% em 2025, ante 12,4% em 2024), Casa Freitas (14,7% em 2025, ante 12,8% em 2024), Americanas (10,1% em 2025, ante 8,3% de 2024) e Assaí com uma crescente de 8,5% em 2025, ante 3,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior. O Atacadão, por outro lado, apresentou uma queda no percentual, com 6,5% em 2025, ante 11,2% em 2024.


Um quinto (18,3%) não soube informar o nome de alguma loja de varejo (eram 26,8% em 2024) – esse índice é mais alto entre os que têm 16 a 25 anos (33,0%).