Top do Top

Quatro marcas empataram na categoria Top do Top. Sem especificar uma categoria de produtos ou serviços, as marcas mais lembradas pelos entrevistados na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2025-2026 são Coca-Cola, Nike, Samsung e Nestlé. A Coca-Cola foi mencionada por 6,7% dos entrevistados de forma espontânea, seguida da Nike, com 6,6%, da Samsung, com 5,2%, e da Nestlé, que reuniu 4,8% das menções. O empate quádruplo se dá devido à margem de erro da pesquisa de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha aplica o teste estatístico de proporção como critério de desempate. Mesmo assim, a liderança permaneceu compartilhada.


A categoria Top do Top faz parte da pesquisa desde a primeira edição do Anuário na nova geração da publicação, em 2002, quando Anuário Datafolha Top of Mind ainda se chamava “Marcas do Ceará”. Nas 18 edições realizadas, a Coca-Cola foi vitoriosa. Ela é seguida de Nestlé, com oito vitórias, e Nike e Samsung, com quatro cada.


Segundo Gustavo Viana, diretor de Marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil, o destaque da marca no Ceará está diretamente relacionado à forte identidade esportiva do Estado. “O Ceará é um estado apaixonado por esporte assim como a Nike”, afirma. Ele credita o reconhecimento ao trabalho que a empresa tem feito em campanhas e ações locais que criam identificação com o público cearense.


Viana destaca o investimento em lojas físicas no Estado, como a Nike Fortaleza, no Shopping Iguatemi Bosque, e a Nike Factory Store Outlet Premium Fortaleza, que fica no município de Caucaia (CE), Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outro ponto enfatizado por Viana é o apoio a projetos sociais locais.


Desde 2024, a Nike apoia, por meio do programa Skate pela Mudança Social, o Instituto Esporte Mais, em Fortaleza, e a Associação Atletas Sal e Luz, em Amontada, beneficiando mais de 120 crianças com foco na inclusão de meninas no skate.


Por sua vez, a Coca-Cola reforça sua posição entre as marcas mais lembradas não apenas pelo alcance global, mas também pelo enraizamento local, conforme Victor Távora, gerente de Marketing da Solar Coca-Cola, engarrafadora da marca no Ceará. Para Victor, pesa o investimento da marca em eventos vinculados às tradições culturais locais e nas celebrações, criando valor afetivo para os consumidores.


O Ceará representa 17,9% do volume de vendas da fabricante, com cerca de 2,5 mil empregos diretos gerados. Em 2025, Coca-Cola planejou seguir fortalecendo sua presença no Ceará, “ampliando a atuação em momentos importantes para a população local”, segundo ele.


Além das vendas dos produtos, a Samsung mantém uma presença no Ceará por meio de iniciativas educacionais e tecnológicas. Desde 2014, a marca sul-coreana promove o programa global "Solve For Tomorrow", que incentiva estudantes da rede pública a desenvolverem soluções inovadoras baseadas em STEM (sigla em inglês Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Em 2022, alunos do município de Cascavel, no Ceará, foram os grandes vencedores da edição brasileira.


A Nestlé também diz prezar pelo vínculo com o consumidor cearense por meio da realização de eventos esportivos. Em fevereiro de 2025, Fortaleza sediou a abertura da temporada da Liga Esportiva Nescau, campeonato poliesportivo estudantil. De acordo com a empresa de capital suíço, a Liga reuniu cerca de cinco mil pessoas, incluindo mais de 400 crianças e jovens com deficiência.


Ao todo, 6,8% não souberam dizer o nome de nenhuma marca (eram 9,2% em 2024). Nas classes A e B, esse percentual foi de 4,7% (era 3,4% em 2024).