Quatro marcas empataram na categoria Top do Top. Sem especificar uma categoria de produtos ou serviços, as marcas mais lembradas pelos entrevistados na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2025-2026 são Coca-Cola, Nike, Samsung e Nestlé. A Coca-Cola foi mencionada por 6,7% dos entrevistados de forma espontânea, seguida da Nike, com 6,6%, da Samsung, com 5,2%, e da Nestlé, que reuniu 4,8% das menções. O empate quádruplo se dá devido à margem de erro da pesquisa de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha aplica o teste estatístico de proporção como critério de desempate. Mesmo assim, a liderança permaneceu compartilhada.
A categoria Top do Top faz parte da pesquisa desde a primeira edição do Anuário na nova geração da publicação, em 2002, quando Anuário Datafolha Top of Mind ainda se chamava “Marcas do Ceará”. Nas 18 edições realizadas, a Coca-Cola foi vitoriosa. Ela é seguida de Nestlé, com oito vitórias, e Nike e Samsung, com quatro cada.
Segundo Gustavo Viana, diretor de Marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil, o destaque da marca no Ceará está diretamente relacionado à forte identidade esportiva do Estado. “O Ceará é um estado apaixonado por esporte assim como a Nike”, afirma. Ele credita o reconhecimento ao trabalho que a empresa tem feito em campanhas e ações locais que criam identificação com o público cearense.
Viana destaca o investimento em lojas físicas no Estado, como a Nike Fortaleza, no Shopping Iguatemi Bosque, e a Nike Factory Store Outlet Premium Fortaleza, que fica no município de Caucaia (CE), Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outro ponto enfatizado por Viana é o apoio a projetos sociais locais.
Desde 2024, a Nike apoia, por meio do programa Skate pela Mudança Social, o Instituto Esporte Mais, em Fortaleza, e a Associação Atletas Sal e Luz, em Amontada, beneficiando mais de 120 crianças com foco na inclusão de meninas no skate.
Por sua vez, a Coca-Cola reforça sua posição entre as marcas mais lembradas não apenas pelo alcance global, mas também pelo enraizamento local, conforme Victor Távora, gerente de Marketing da Solar Coca-Cola, engarrafadora da marca no Ceará. Para Victor, pesa o investimento da marca em eventos vinculados às tradições culturais locais e nas celebrações, criando valor afetivo para os consumidores.
O Ceará representa 17,9% do volume de vendas da fabricante, com cerca de 2,5 mil empregos diretos gerados. Em 2025, Coca-Cola planejou seguir fortalecendo sua presença no Ceará, “ampliando a atuação em momentos importantes para a população local”, segundo ele.
Além das vendas dos produtos, a Samsung mantém uma presença no Ceará por meio de iniciativas educacionais e tecnológicas. Desde 2014, a marca sul-coreana promove o programa global "Solve For Tomorrow", que incentiva estudantes da rede pública a desenvolverem soluções inovadoras baseadas em STEM (sigla em inglês Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Em 2022, alunos do município de Cascavel, no Ceará, foram os grandes vencedores da edição brasileira.
A Nestlé também diz prezar pelo vínculo com o consumidor cearense por meio da realização de eventos esportivos. Em fevereiro de 2025, Fortaleza sediou a abertura da temporada da Liga Esportiva Nescau, campeonato poliesportivo estudantil. De acordo com a empresa de capital suíço, a Liga reuniu cerca de cinco mil pessoas, incluindo mais de 400 crianças e jovens com deficiência.
Ao todo, 6,8% não souberam dizer o nome de nenhuma marca (eram 9,2% em 2024). Nas classes A e B, esse percentual foi de 4,7% (era 3,4% em 2024).