Supermercado

Cometa Supermercados e Assaí Atacadista dividem, pela segunda vez consecutiva, a liderança na categoria supermercado. No Anuário Datafolha Top of Mind 2025 - 2026, a marca Cometa foi citada espontaneamente por 13,6% dos entrevistados, ante 17,3% no ano anterior. O Assaí - embora um atacarejo, um conceito diferente de supermercado - foi lembrado por 11,5%, uma queda em relação aos 15,7% registrados em 2024. O empate técnico entre as marcas é resultado da margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o Datafolha, mesmo após a aplicação do teste estatístico de proporção – utilizado como critério de desempate, a igualdade nos índices foi mantida.


Há 15 marcas locais nas menções captadas pela pesquisa. Um destaque é a rede Mercadinhos São Luiz, com 8,8%. Até julho de 2025, a rede contava com 31 unidades no Ceará — sendo 20 na bandeira Mercadinhos, 10 no formato Mercadão e uma mini — e apresenta um aumento de 5,3 pontos percentuais em relação ao ano anterior, quando marcava 3,5%. Nas classes A e B, São Luiz teve crescimento explosivo e cravou 18,5%, um aumento de 14 pontos percentuais em relação ao ano anterior, quando marcava 4,5%. Em julho, foi anunciado reposicionamento com a criação da marca São Luiz Supermercado para as lojas maiores.


“Nos últimos anos, estamos vivendo um processo de expansão acelerada com foco na nossa loja de descontos, o Mercadão São Luiz. Essa bandeira veio com a proposta de trazer os melhores produtos com os melhores preços”, afirma o presidente do Grupo São Luiz, Fernando Ramalho. Até o ano de 2026, o Grupo São Luiz pretende chegar a 38 lojas em funcionamento.


O grupo Cometa Supermercados tem mais de 42 lojas em operação na Capital cearense e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Além da rede física, o ambiente virtual se tornou um importante canal de relacionamento da marca, com destaque para as redes sociais.


A marca Cometa é a segunda maior vencedora da categoria, com seis conquistas em 17 edições, ficando atrás apenas do Extra, que acumula 11 vitórias. O Assaí obteve duas vitórias, uma como Loja de Varejo e outra no segmento de Supermercados.


“Direcionamos nossos esforços cada vez mais para o atendimento personalizado, através de ferramentas de CRM (sistema para coleta de dados dos clientes e direcionamento de vendas estratégicas). Outro forte caminho, que estamos seguindo, é o do e-commerce”, explica a gerente de Marketing do Cometa, Sandra Freire.


O Assaí Atacadista foi fundado em 1974 na cidade de São Paulo e atende comerciantes e consumidores na compra via varejo ou atacado.


A rede tem mais de 300 lojas distribuídas em todas as regiões do Brasil e mais de 87 mil colaboradores. No Ceará, atualmente são 15 lojas, sendo 10 delas em Fortaleza, uma em Caucaia, uma em Maracanaú e três no Interior (Iguatu, Sobral e Juazeiro do Norte). Cada loja tem cerca de 500 colaboradores, entre empregos diretos e indiretos, totalizando aproximadamente 7.500 postos de trabalho no Estado.


A primeira loja foi inaugurada em 2008, na avenida Bezerra de Menezes em Fortaleza (CE) sendo a primeira unidade da rede no Nordeste. Em 2024, a empresa registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões. “Nosso símbolo, o sol, representa luz e vigor, refletindo o calor humano e a alegria típicos do povo cearense”, explica o diretor regional do Assaí Atacadista no Ceará, Denilson Costa.


Nas classes A e B, São Luiz e Cometa lideram no ranking de marcas mais mencionadas na pesquisa. São Luiz com os 18,5% e Cometa com uma queda importante. O percentual foi de 14,5%. Isto equivale a 7,9 pontos a menos que em 2024, quando marcava 22,4%. Em seguida, Assaí (9,2%), Atacadão (7,2%) e Frangolândia (6,7%).