A operadora de Planos de Saúde Hapvida é a vencedora da categoria plano de saúde do Anuário Datafolha Top of Mind 2025-2026. A empresa foi citada de forma espontânea por 46,8% das pessoas (eram 49,0% em 2024). Em seguida, apareceram Unimed (35,1%), Bradesco (1,3%), SUS (1,3%), IPM (1,1%) e Cartão de Todos (1,0%), entre outros. Unimed é uma marca compartilhada por todas as cooperativas Unimed do País. No Ceará, as principais são Unimed Fortaleza e Unimed Ceará.
A Hapvida acumula 10 conquistas em 16 edições, estando, assim, empatada com a Unimed entre as principais marcas mais vencedoras desta categoria. Em 2002, quando a pesquisa ainda se chamava “Marcas do Ceará”, a Unimed ganhou a categoria “Plano de Saúde” com 50% das citações.
Nascida no ano de 1979 em Fortaleza, a Hapvida dispõe de 809 unidades próprias espalhadas pelo Brasil, além de serviços de odontologia. No Ceará, são sete hospitais de múltiplas especialidades, cinco prontos atendimentos, 22 clínicas médicas e 17 centros de diagnóstico por imagem e coleta ambulatorial, com 18 mil colaboradores distribuídos pelo Estado. São mais de 1,3 milhão de clientes de Saúde e de Odontologia no Ceará, sendo o estado com o maior número de beneficiários do Nordeste.
A vice-presidente de Marketing e Odontologia da Hapvida, Jaqueline Sena, explica que a principal campanha institucional realizada no Ceará é a "Sinal de Vida", elaborada pela Made Group e lançada em março de 2025. A nova identidade visual, traz o logo como um “sinal” nas cenas de acolhimento e enfatiza momentos importantes da jornada dos pacientes nas unidades Hapvida por meio de filmes de 30 e 60 segundos.
Unimed e Hapvida também dividiram a liderança entre as classes A e B nesta edição. A Unimed segue, de forma invicta, como a maior vencedora entre a população de maior poder aquisitivo, com 16 vitórias nas 18 edições — incluindo a de 2002. A Hapvida teve seis empates técnicos,
nas edições de 2012, 2013, 2014, 2016, 2024 e em 2025.
Segundo a gerente de Marketing da Unimed Fortaleza, Maria Tereza Ramos, nos últimos anos, a empresa apostou em ações direcionadas ao mercado corporativo, visando se posicionar como uma parceira de gestão e ampliar a percepção das empresas em relação ao benefício de ter um plano de saúde.
A Unimed Ceará, por sua vez, atua como operadora de planos de saúde privada. Foi fundada em 1985 e segue o modelo empresarial cooperativista. Ela se configura como a Federação das Unimeds do Estado do Ceará ao reunir nove filiadas no sistema. Elenca 350 colaboradores. A agência Leme Digital é a responsável pelas ações de marketing da marca.
“Na última década, substituímos o cartão físico pelo virtual, facilitando o acesso à saúde de forma mais ágil e moderna. Em seguida, lançamos o app do cliente. Também aprimoramos nossa atendente virtual.
Foi com esse propósito que apostamos na telessaúde. Temos investido em Inteligência Artificial (IA) para proporcionar um atendimento mais personalizado, com chatbots e monitoramento remoto da saúde”, disse a coordenadora de Marketing da Unimed Ceará, Larissa Macedo. “Desde que voltamos a nossa atuação dentro do mercado com o foco no público do interior do Estado, principalmente em micro e pequenas empresas, passamos a investir em campanhas com o poeta Bráulio Bessa”, complementa Larissa.
Um destaque em crescimento entre as classes A e B é o Bradesco. Do levantamento anterior para este, a empresa aumentou de 0,6 para 4,6 a porcentagem de menções, ocupando a 3a colocação do Anuário Datafolha Top of Mind 2025-2026. Vale ressaltar que 5,6% não souberam informar o nome de alguma empresa que tenha plano de saúde sendo ofertado entre os cidadãos dessas classes sociais.