Parque turístico

O Beach Park lidera, pela terceira vez consecutiva, como o parque turístico mais lembrado pelos cearenses, marcando 38,5% de recall espontâneo na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind — um crescimento de 9,5 pontos percentuais frente aos 29% de 2024. O complexo demonstra particular força entre o público de alto poder aquisitivo, atingindo 60,4% de lembrança entre quem tem renda familiar acima de 5 salários mínimos e 50,2% entre os com maior nível de escolaridade.


"O que começou como uma simples barraca de praia tornou-se um dos principais destinos turísticos do Brasil, com o melhor parque aquático das Américas", destaca Clarisse Linhares, diretora de Marketing, Conteúdo e Mídia do Beach Park.


Com 40 anos de história, o grupo cearense afirma ter consolidado uma estratégia baseada em alguns pilares: inovação contínua em atrações (como o Surreal, a montanha-russa aquática mais alta do mundo inaugurada em 2025), conexão emocional com o público local (por meio de ações como a campanha "Residentes do Ceará") e compromisso ambiental — declarando-se o único parque aquático do Brasil com certificação ISO 14001.


"Seguimos uma agenda ESG robusta, o que nos rendeu selos como Lixo Zero e a adoção de 20 hectares de floresta em parceria com a Associação Caatinga", orgulha-se Clarisse. O complexo, que emprega mais de 2 mil colaboradores, expandiu em 2023 com a Vila Azul do Mar e prepara novos projetos, como os Píeres Beira-Mar e o Ohana Beach Park Resort — ambos na Beira-Mar de Fortaleza, onde venceram a concorrência para operar.


Enquanto o Beach Park ocupa o topo do ranking, o Parque do Cocó aparece em segundo lugar (17,7%) — parque público da cidade, assim como o Parque Rachel de Queiroz (3,1%). Já o Ipark (2%) é um complexo de lazer da família Telles, localizado em Maranguape; antigamente chamado de Ypark, o local mudou de nome após a venda da aguardente cearense Ypióca para a multinacional britânica Diageo.


Chama a atenção que 20,7% dos entrevistados ainda não associam o Ceará a nenhum parque turístico, índice que salta para 32,9% nas classes D/E. "Queremos que os visitantes conheçam e desfrutem plenamente de toda a estrutura do nosso destino", explica Clarisse sobre as estratégias de comunicação que incluem desde parcerias com influenciadores até conteúdos próprios sobre as experiências no parque.


Na pesquisa com classes A e B, o Beach Park alcança 49,8% de recall. O Parque do Cocó mantém 17,1% neste segmento. Ecopoint e Jericoacoara garantem 1,9% cada. O índice de "não sabe/não lembra" cai para 11,2% entre o público de maior poder aquisitivo (eram 13,2% em 2024).