Na estreia da categoria, Brisanet e Vivo se destacam como as marcas mais lembradas pelos cearenses. A Brisanet/Brisa lidera com 20,9% das menções espontâneas, enquanto a Vivo aparece logo atrás, com 16,8% — um empate técnico considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais, que se manteve mesmo após análise estatística. Na sequência, distantes da líder cearense, aparecem Claro/Net com 14,6%, TIM com 10,2%, Oi/Oi Fibra com 7,6%, entre outras. Dos entrevistados, 8,1% não souberam citar nenhuma operadora.
No mercado há 26 anos e com sede no município de Pereiro, no Ceará, a Brisanet direciona suas ações de marketing e publicidade com base em análises de dados. "No último ano, reforçamos a presença da nossa marca em diversos canais, por meio de uma comunicação simples, próxima e espontânea, assim como a personalidade do povo cearense", explica Jordão Estevam, diretor comercial.
Com investimento declarado de R$ 995 milhões em 2024 para expansão de redes 4G/5G e fibra óptica, a operadora — que tem 8.500 colaboradores, sendo 5.200 só no Ceará — diz trabalhar seu posicionamento como marca que busca "conectar pessoas e transformar o futuro promovendo inclusão digital e social".
Em atividade há mais de 20 anos, a Vivo é um hub digital com acesso a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. "Por meio de experiências únicas e uma narrativa proprietária, estabelecemos conversas genuínas com nossos públicos, sempre colocando pautas importantes em evidência", afirma Karina Tenório, diretora regional.
No Ceará, a empresa tem mais de 3,1 milhões de clientes residenciais e empresariais e está presente em 178 municípios (de um total de 184), sendo 13 com cobertura 5G. A Vivo mantém um ecossistema digital que inclui desde serviços financeiros (Vivo Pay) até bem-estar (app Atma).
A empresa, que tem 1.761 colaboradores e 28 lojas no Estado, cobre 29 milhões de domicílios com fibra óptica no Brasil.
Entre o público das classes A/B, a Brisanet mantém a dianteira com 20,4%, seguida pela Vivo (17,3%), Claro/Net (13,9%), entre outras. "A Claro celebra a conquista desse reconhecimento, já que trabalha para oferecer a melhor experiência aos seus clientes em tudo o que faz", afirma André Peixoto, diretor regional para o Nordeste.
A operadora declara deter mais de 30% de market share no serviço móvel e 62% na TV por assinatura no Ceará, onde já alcança cerca de 93 mil clientes em banda larga. Iniciativas como o Claro Flex (plano digital sem fidelidade) e o Box Claro TV compõem os investimentos.