Marca que representa o Ceará

M. Dias Branco, Cajuína São Geraldo e Fábrica Fortaleza lideram como as marcas que melhor representam o Ceará, segundo a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2025-2026. Em um empate técnico, a pesquisa revela que M. Dias Branco foi lembrada espontaneamente por 6,4% dos entrevistados (ante 5,9% em 2024), seguida de perto pela Cajuína São Geraldo, com 6,2% (um salto em relação aos 3,4% do ano anterior) e pela Fábrica Fortaleza, com 5,6% (eram 4,4% em 2024). A margem de erro de quatro pontos percentuais manteve as três no mesmo patamar ainda após critérios estatísticos de desempate. Entre o público A/B, a Cajuína São Geraldo assume a liderança com expressivos 7,8% das menções.


O histórico da categoria, criada em 2021, mostra a consolidação dessas marcas. M. Dias Branco, que já liderou sozinha com 15,1% em 2021 e 18,5% em 2023, agora divide holofotes com marcas do mesmo grupo e concorrentes. A Cajuína São Geraldo vive uma trajetória ascendente: de apenas 0,9% em 2021, atingiu 6,2% este ano, com desempenho ainda mais expressivo nas classes A/B (7,8%).


A Fábrica Fortaleza, por sua vez, estreou no ranking em 2024 com 4,4% e já alcança 5,6%. Embora em declínio (de 41,3% para 37,2%), mais de um terço dos entrevistados ainda não relaciona o Ceará a marcas específicas — lacuna que representa tanto desafio quanto oportunidade para fortalecimento de branding regional.


Com mais de 70 anos de história, a M. Dias Branco se consagrou como parte da memória afetiva local. "A companhia, que tem raízes cearenses e orgulho de ser lembrada pelos consumidores da terra onde nasceu, segue firme em seu propósito de alimentar e inspirar as pessoas, transformando sonhos em realidade", afirma Sara Toller, coordenadora de Comunicação.


A empresa, que foi fundada como Padaria Imperial em Fortaleza em 1953, hoje conta com 17 mil funcionários e 21 unidades industriais no Brasil. A estratégia da companhia inclui desde campanhas emocionais — como a que celebrou seus 70 anos com a nostálgica kombi de biscoitos — até investimentos em inovação. "Os novos produtos ofertados ao mercado todos os anos salientam o empenho em promover soluções inovadoras e sustentáveis no segmento alimentício", destaca Toller.


A Cajuína São Geraldo tem uma trajetória de 45 anos enraizada no Cariri cearense. "Nosso maior mercado é o Ceará, então, basicamente todas as ações giram em torno de manter esse consumidor apaixonado pela marca, enquanto conquistamos novos consumidores em todo o Nordeste", afirma Tiago Caldas, gerente de Marketing.


Com sede em Juazeiro do Norte, a empresa emprega cerca de 800 pessoas e diz manter investimentos constantes em capacidade produtiva. "Nosso posicionamento é oferecer ao nosso consumidor uma experiência de sabor, qualidade e tradição nordestina", completa Caldas, destacando o crescimento da marca que hoje atende todo o Nordeste a partir de seu parque industrial de 33 mil metros quadrados.


Entre o público A/B, a Cajuína São Geraldo (7,8%) é seguida de perto pela Fábrica Fortaleza (7,4%) e M. Dias Branco (6,5%). Completam o ranking Ypióca (2,8%), Ceará Sporting Club (2,8%), Indaiá (2,7%) e Enel (2,5%), demonstrando a diversidade de setores presentes no imaginário dos consumidores de maior poder aquisitivo.