Pelo 3º ano consecutivo, a marca Ninho é a mais lembrada na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2025-2026 na categoria “leite em pó”. Ela foi espontaneamente citada por 48,2% dos entrevistados. Eram 44,1% na edição anterior, quando foi vencedora juntamente com a marca Itambé. Nesta edição, é a única ganhadora do levantamento.
Outras marcas mencionadas foram: Itambé (37,6%), Betânia (5,2%), Nestlé, empresa detentora da Ninho, (3,5%), dentre outras menos lembradas. Vale destacar que a Itambé diminuiu 3,7 pontos percentuais em relação à edição anterior anterior.
De acordo com a Nestlé, a marca, que tem mais de 100 anos de atuação no Brasil, está presente em mais de 190 países e declara ter como propósito melhorar a qualidade de vida das pessoas, por meio de ações de responsabilidade social. Ainda segundo a companhia, suas iniciativas estão voltadas para práticas de sustentabilidade, com foco em agricultura regenerativa, circularidade, impacto social e redução da emissão de gases poluentes. Essas medidas fazem parte das metas públicas da empresa.
Segunda colocada na pesquisa, a Itambé iniciou sua história na década de 1940, quando representantes de seis cooperativas associadas e alguns produtores individuais formaram a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Leite Ltda. A empresa produz três milhões de litros de leite por dia, tem mais de cinco mil fornecedores, cinco fábricas no Brasil e mais de 3.500 funcionários diretos.
A Betânia, única marca cearense que aparece na pesquisa, foi fundada em 1971 por Luiz Prata Girão, em Quixeramobim. Ela aparece em terceiro lugar tanto no atual ranking como nas últimas duas edições.
A empresa explica que tem uma atuação estratégica no Estado visando ao crescimento sustentável da companhia e ao fortalecimento da Alvoar Lácteos, detentora da Betânia. “Ajustamos portfólio e sabores ao paladar local, fortalecemos a distribuição com parceiros regionais e investimos em ações que valorizam datas, expressões e elementos da cultura nordestina”, explica a diretora executiva de Marketing da Alvoar Lácteos, Cynthia Serreti.
A fábrica de Morada Nova passou a produzir leite em pó em 2021, leite condensado em 2023 e agora teve sua produção de iogurtes duplicada. Atualmente, 98% de toda a produção de iogurtes da companhia ocorrem na unidade de Morada Nova, que teve sua capacidade ampliada em 50% para sustentar o avanço no mercado do Nordeste.
Nas classes A e B, Ninho aparece em primeiro com 53,1% das menções, em seguida estão: Itambé (27,3%), Nestlé (8,2%), Italac (2,8%), Mo-
lico (2%) e Betânia (1,9%).
Considerando a população geral, 1,7% dos entrevistados não soube responder um nome. Nas classes A e B, a porcentagem também foi de 1,7%.