Laboratório de análise clínica

Pela sexta vez em seis edições da categoria Laboratório de Análise Clínica no Anuário Datafolha Top of Mind, o Emilio Ribas venceu. Desta vez, foi citado espontaneamente por 9,1% (eram 6,5% em 2024). Já nas classes A e B, a disputa foi acirrada entre Emilio Ribas (14%), Pasteur (11,2%) e Clementino Fraga (11,1%).


Outros laboratórios lembrados pela população geral foram Clementino Fraga (5,6%), Pasteur, Instituto — alusão ao LabPasteur (5,1%), Unimed (3,5%), Linus Pauling (3,2%), Hapvida (3,2%) e Clínica SiM (2,9%).


Uma parcela da população geral, de 44,5%, não soube informar o nome de algum laboratório de análise clínica (eram 54,3% em 2024) – índice que se destaca entre os que têm de 16 a 25 anos (62,3%), entre os que têm menor nível de escolaridade (59,8%) e entre as classes D e E (67,3%).


O Emilio Ribas alcançou as taxas de lembrança mais altas entre os que têm 41 anos ou mais do que entre os que de 16 a 25 anos (12,2%, ante 1,1%). O laboratório nasceu em 2 de julho de 1979 e, em 2025, tem 18 unidades próprias de atendimento em Fortaleza e Região Metropolitana (RMF), com um total de 400 colaboradores.


“Na nossa Unidade Iguatemi, temos o maior e melhor parque tecnológico de equipamentos de exames por imagem do Brasil. Nele, encontram-se os serviços de diagnóstico por imagem, consultas médicas, exames laboratoriais e vacinação”, afirma a coordenadora de Marketing

do laboratório, Anne Freire. As estratégias são pensadas pelo setor de Marketing do Emilio e a Agência Creatio.


As principais ações são a “Saúde de Corpo e Alma – Cuide bem do seu maior bem: Você”, pautada nos pilares da alimentação saudável, atividade física, gestão do estresse, conexões sociais, sono adequado e combate a substâncias tóxicas. A outra é a “Outubro Verde & Rosa: Pratique a arte de se cuidar”, em que, a cada mamografia realizada no local, outra é doada para uma instituição. Além disso, são realizados eventos em parceria com grandes marcas e instituições cearenses direcionados à melhor qualidade de vida dos cidadãos.


O LabPasteur teve crescimento de 3,3 pontos percentuais em comparação à edição anterior, atingindo 5,1%. Em 2024, ele teve o pior desempenho das últimas seis pesquisas do Anuário Datafolha Top of Mind (1,8%), ante 2023 (6,4%); 2022 (4,7%); 2021 (7,8%) e 2020 (7,2%).


Com mais de 20 anos de mercado, o LabPasteur tem um portfólio de produtos e serviços nas áreas de microbiologia, imunologia, dosagens hormonais e hematologia.


A Dasa, empresa de medicina diagnóstica brasileira, é detentora do laboratório. O LabPasteur conta com 172 colaboradores, sendo 103 alocados nos hospitais e Núcleos Técnico-Operacionais (NTOs). Das nove unidades disponíveis em Fortaleza, quatro oferecem serviço de imunização.


Segundo o diretor de Negócios da regional Nordeste do LabPausteur, Luis Gustavo de Carvalho Bosco, o foco está no marketing digital, na comunicação ativa com pacientes e no relacionamento médico.


“A marca LabPasteur também tem se posicionado para atender o público no particular com preços atrativos dentro do contexto de mercado, atendendo convênios e oferecendo coleta domiciliar para exames laboratoriais realizados com o acompanhamento de uma equipe médica especializada e vacinas sem cobrar taxa de deslocamento."