Jornal

Como em todas as edições da pesquisa, O POVO é o jornal mais lembrado pelos cearenses. Pelo 16o ano consecutivo, o único jornal impresso de grande porte do Ceará lidera a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, com 44,7% das citações espontâneas. Avançou 5,7 pontos percentuais frente aos 39% obtidos em 2024.


Na sequência aparecem Diário do Nordeste, com 14,5%, e Jornal Nacional, citado por 9,1% dos entrevistados. “Diário” foi lembrado por 4,4%, e outras marcas como Globo (2,4%), Jangadeiro (2,3%) e CETV (2%) figuram entre os mais citados. Assim como em edições anteriores, o Datafolha considera distintas as menções a “Diário” e “Diário do Nordeste”, pois foram indicadas separadamente pelo público. Mesmo se fossem somadas as porcentagens (14,5% + 4,4% = 18,9%) O POVO continuaria na liderança com 25,8 pontos percentuais a mais.


O “propósito centenário de ser um veículo de causas e de inovação de linguagens, processos e produtos” é o que baseia os investimentos de marca da empresa, segundo Juliane Pereira, gerente de Marketing do Grupo de Comunicação O POVO.


Para ela, a oferta de conteúdo nos portais, redes sociais e outros canais digitais nos quais O POVO está presente reforça os princípios da marca, ampliando os públicos e as possibilidades. “Como o conceito que nos embasa é o do jornalismo profissional, a

marca herda o engajamento advindo do digital que acaba por ampliar a lembrança da marca mãe. O POVO está em primeiro lugar na mente dos cearenses, porque trabalha com jornalismo profissional”, afirma Juliane.


Cliff Villar, diretor corporativo do Grupo de Comunicação O POVO, aposta na lembrança espontânea como o resultado de fazer parte da rotina de clientes por cinco gerações, além da aderência a um jornalismo “sério, profissional e comprometido com a verdade”. “São conceitos que se entrelaçam e geram valor e relevância”, diz.


Ser centenário, para O POVO, não é sinônimo de ser obsoleto ou ana- crônico. A adaptação às mudanças tecnológicas e ao contexto midiático contemporâneo permite que a marca mantenha a relevância ao longo dos 97 anos de existência.

O portal do O POVO já soma mais de 8,8 milhões de usuários únicos e 12 milhões de pageviews até dezembro de 2024. O jornal, que tem como presidente institucional e publisher Luciana Dummar e presidente executivo João Dummar Neto, é o 9o mais acessado do País e o 1o do Nordeste, conforme dados de dezembro de 2024 do Comscore Media Metrix Multi-Platform — ferramenta referência na análise de métricas digitais, especialmente de grupos de mídia.


Nas redes sociais, o conteúdo do jornal é seguido por 1,23 milhão de inscritos no Youtube, 1,9 milhão no Instagram, 1,7 milhão no Facebook e 1,1 milhão no X. Os dados são referentes ao período de abril de 2025.


O POVO usa as linguagens de cada plataforma para fazer com que a informação chegue ao leitor onde ele estiver - nas matérias impressas, nos anúncios, nas mídias sociais, no rádio e nas plataformas de streaming”, destaca Juliane.


Completam a lista de mencionados na pesquisa as marcas Verdes Mares (1,8%), Jornal do 10 (1,1%), G1 (1%) e O Globo (1%). O percentual de pessoas que não souberam informar o nome de algum jornal caiu para 4,7%, frente aos 7,9% registrados no levantamento anterior.


Nas classes A e B, com 50,5% das menções, O POVO ficou 32,1 pontos percentuais à frente do vice. O Diário do Nordeste, segundo lugar, teve 18,4%, seguido de Diário (5,7%) e Jornal Nacional (3,8%).


Ao somar os valores de Diário do Nordeste e Diário - ao todo 24,1% -, O POVO ainda fica 26,4 pontos percentuais à frente. Na pesquisa das classes A e B, apenas 1,7% não soube informar um nome.