Hospital

Quatro hospitais foram os mais lembrados na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2025-2026. São eles: Instituto Dr. José Frota (também citado como IJF) por 11,7% (tinha 7,8% em 2024), Hospital Geral de Fortaleza (HGF) — também citado somente como Hospital Geral — por 11,1% (tinha 18,7%), Hospital da Unimed por 10,8% (tinha 8,5%) e Hapvida por 10,7% (tinha 8%).


A situação de empate se dá devido à margem de erro da pesquisa, de quatro pontos para mais ou para menos. Nesse caso, o Datafolha utiliza o teste estatístico de proporção como critério de desempate e, mesmo com aplicação do teste, a situação de empate permaneceu. O nome “Antônio Prudente” — primeiro hospital da Hapvida — apareceu com 6,6% das menções. Caso os percentuais fossem somados entre os dois, a Hapvida teria o maior número de menções desta edição com 17,3%.


Inaugurado em 1936 com o nome de Assistência Municipal de Fortaleza, o IJF, como é conhecido hoje, foi o primeiro pronto-socorro da Prefeitura de Fortaleza. A unidade integra o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um dos maiores hospitais do Brasil em capacidade de acolhimento, com mais de 650 leitos e 20 salas de cirurgia. Segundo balanço do hospital, cerca de 50% dos pacientes internados provêm de outros municípios cearenses ou estados vizinhos. As lesões causadas por quedas em acidentes domésticos e de trabalho e acidentes de trânsito envolvendo motocicletas lideram as causas de atendimento pediátrico e adulto.


O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) disponibiliza serviços de referência no Ceará e no Norte e Nordeste. Por ser uma unidade de perfil terciário, também atende casos de média e alta complexidade. São 33 especialidades médicas e 64 subespecialidades. A instituição oferece mais de 500 leitos entre enfermarias de internação, emergência, obstetrícia e unidades de terapia intensiva (UTI) adulto e neonatal. O HGF conta com emergência 24 horas e é referência nacional no atendimento a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC). O hospital também é o único do Ceará a possuir um banco de olhos público.


A Hapvida dispõe em todo o Brasil de 88 hospitais, 77 prontos aten- dimentos, 341 clínicas médicas e 291 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. São 69 mil colaboradores, mais de 28 mil médicos e mais de 22 mil dentistas. A previsão mínima da Hapvida é inaugurar dez hospitais até 2027 pelo Brasil.


Unimed é uma marca compartilhada por todas as cooperativas Unimed do País. No Ceará, as principais são Unimed Fortaleza e Unimed Ceará. A Unimed Fortaleza foi fundada em 1978, tem 11 laboratórios, cinco clínicas Unimed, oito clínicas de Saúde Integral, além de programas como a Medicina Preventiva. A Unimed Fortaleza possui dois hospitais principais: o Hospital Unimed e o Hospital Unimed Sul, ambos em Fortaleza. O Hospital Unimed tem capacidade de 320 leitos e foi inaugurado, formalmente, em 2000.


O Hospital Unimed Sul tem 141 leitos e, entre os serviços, tem uma unidade com emergência pediátrica. Foi fundado e inaugurado em 2022.


Fundada em janeiro de 1985, a Unimed Ceará integra o Sistema Nacional Unimed. Atualmente, é a 11a maior em relação às outras Unimeds, em número de beneficiários, com mais de 358.189 clientes e mais de quatro mil médicos cooperados, incluindo pessoas físicas e jurídicas.


Entre as classes A e B, Unimed Fortaleza (16,3%), Hapvida (11,6%) e Instituto José Frota (10,8%) foram os vencedores. A última vez em que houve empate técnico entre a população de maior poder aquisitivo foi em 2022, quando a Unimed Fortaleza e Hapvida tiveram 18 e 12,7 pontos percentuais, respectivamente. Uma fração de 4,5% não soube informar o nome de algum hospital (eram 6,6% na edição anterior).