Construtora

A categoria Construtora apresenta como vencedoras em empate triplo as empresas MRV Engenharia com 8,7%, Marquise com 8,2% e a Mota Machado com 6,3% das lembranças dos cearenses entrevistados na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2025-2026. A situação de empate se dá pela margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Com o resultado, a Mota Machado alcança sua 9ª conquista em 17 edições da categoria. A Marquise chega à sua 8ª vitória e a MRV, sua 6ª liderança.


A diretora da Marquise Incorporações, Andréa Coelho, acredita que a lembrança espontânea se deve à presença consistente, à capacidade de inovar sem perder as raízes e à entrega de empreendimentos que valorizam o entorno e as comunidades onde atuam. Andréa explica o resultado: “É reflexo da nossa trajetória de compromisso com a qualidade, a inovação e o desenvolvimento social. Desde a nossa fundação, buscamos construir mais do que obras: criamos projetos que transformam vidas e cidades”.


A MRV é uma empresa com 45 anos de mercado e é uma das cinco empresas que compõem o grupo MRV&CO. A marca se posiciona como a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. A companhia já entregou mais de 500 mil chaves. Hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em um imóvel construído pela MRV, que atua em 22 estados e no Distrito Federal.


O diretor comercial Nordeste da MRV&Co, Alessandro Almeida, analisa o bom resultado na pesquisa: “O impacto positivo que geramos na vida das pessoas que buscam realizar o sonho da casa própria. Focamos em trazer para público opções de imóveis que atendam às suas necessidades e estamos colhendo os frutos disso”.


A Mota Machado tem 57 anos de mercado, com o desenvolvimento de empreendimentos residenciais e comerciais de alto padrão nas cidades de Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Teresina (PI). Para a vice-presidente da empresa, Rafaela Machado, a boa colocação na pesquisa tem um profundo significado. “Acreditamos que esse destaque é resultado de um trabalho sólido, construído com base na excelência dos nossos empreendimentos, na busca constante por inovação e na dedicação incansável de uma equipe que, há mais de 50 anos, coloca o cliente no centro de tudo o que faz.”


A Mota Machado explica que tem direcionado seus investimentos para estratégias que estreitam ainda mais o relacionamento com o cliente, valorizando a experiência completa, desde o primeiro contato até a entrega do empreendimento. Rafaela destaca ainda que um dos maiores avanços em ações e estratégias é a plataforma Personalize, que reflete o foco em inovação e protagonismo do cliente.


“Com ela, oferecemos a possibilidade de personalizar o apartamento ainda durante a fase de obra, uma jornada 100% digital, em que o cliente pode escolher acabamentos, rever plantas e selecionar itens adicionais de acordo com suas preferências. Essa solução tem transformado a experiência de compra, gerando mais autonomia, praticidade e conexão emocional com o imóvel antes mesmo da entrega”.


Com índices mais baixos ficaram: Colmeia (3,6%), empresa cearense com filiais em Manaus (AM), Natal (RN) e Campinas (SP); Construtop (2%), que não é uma construtora e, sim, uma loja de material de construção; Moura Dubeux (1,7%); Tenda (1,7%) e Nossa Senhora de Fátima - já fora do mercado - com 1,6%.


Considerando as classes A e B, as porcentagens se comportaram da seguinte forma: Marquise (15,4%), MRV Engenharia (14,3%), Mota Machado (8,4%%), Colmeia (4,6%), Construtop (3,6%), dentre outras. Analisando a população geral, 40,9% não souberam informar o nome de alguma construtora. Em 2024, foram 51,9%.