Ari de Sá e Farias Brito dividem novamente a liderança na categoria Colégio da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Pela sexta vez em 18 edições, as duas marcas aparecem empatadas no topo. O Ari de Sá foi mencionado por 15,6% dos entrevistados (ante 9% no ano passado), enquanto o Farias Brito alcançou 13,4% das citações (tinha 10,5% na edição anterior). A situação configura empate técnico, já que a pesquisa adota uma margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha aplica o teste estatístico de proporção como critério de desempate. Mesmo assim, a liderança permaneceu compartilhada.
O Farias Brito segue como o maior vencedor da categoria, com 16 conquistas em 18 edições, enquanto o Ari de Sá soma agora seis vitórias. Em 2002, quando a pesquisa se chamava “Marcas do Ceará”, o Farias Brito e o Colégio 7 de Setembro empataram, com 13% das menções cada. Entre os participantes da pesquisa nas classes A e B, o Ari de Sá foi mencionado nesta edição 2025-2026 por 19,6%. Já o Farias Brito foi lembrado por 15,9%.
Celebrando nove décadas de história em 2025, o Farias Brito conta com sete núcleos e 25 prédios, onde trabalham 1.990 colaboradores. O colégio tem sedes em Fortaleza, Sobral, Eusébio e Crato. Ao longo da trajetória, a marca do colégio foi expandida para dar nome a um sistema de ensino, plataforma de educação corporativa, centro universitário e até mesmo uma agência de viagens. No setor de educação, a comunicação é determinante para o negócio. No Ceará, de maneira bastante pronunciada.
No caso do Farias Brito, o mix inclui jornal, rádio e TV, bem como as redes sociais. A responsável pela publicidade da marca é uma house, a FB Ideias.
O Colégio Ari de Sá, fundado em 2000 a partir de uma cisão do Farias Brito, logo ganhou identidade própria e se consolidou como uma das instituições de educação mais lembradas pelos cearenses. Evandro Colares, sócio-diretor da agência Advance, responsável pela conta do Ari de Sá, destaca que a marca “vive um momento muito feliz”, pois é desejada pelos estudantes e familiares. “É legal estar nesse momento e perpetuá-lo através de inovações”, diz.
A história da instituição é marcada por um processo de expansão ousado e tornou-se um case internacional. Em 2006, foi criado o Sistema Ari de Sá de Ensino (SAS), que evoluiu para Plataforma Educacional e, desde 2017, integra o portfólio da Arco Educação, grupo fundado também por Oto de Sá Cavalcante e seu filho Ari de Sá Cavalcante Neto. A Arco chegou a ter ações listadas na Nasdaq, a bolsa de tecnologia de Nova York, e hoje é posicionada como a maior de educação básica da América Latina.
Em 2016, o grupo inaugurou a Faculdade Ari de Sá. A instituição oferece cursos presenciais e a distância e, em 2025, recebeu do Ministério da Educação (MEC) o status de Centro Universitário.
Na sequência do ranking geral aparece o Colégio 7 de Setembro, com 7,2%, seguido por Christus (6,3%), Tiradentes (2,1%) e Master (1%). Uma parcela de 5% dos entrevistados não soube informar o nome de algum colégio, índice inferior ao registrado na edição passada, que foi de 8,6%.